Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Reitoria articula parcerias em pesquisa com Instituto Militar de Engenharia

A audiência foi discutida a possibilidade de realizar ações colaborativas em áreas como as de tecnologia da informação e inteligência artificial

A Unicamp e o Instituto Militar de Engenharia (IME) deram início nesta quinta-feira (10) às primeiras conversas para formalizar parcerias de pesquisa. O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu, pela manhã, uma comitiva do IME em uma audiência, na qual discutiu a possibilidade de realizar ações colaborativas em áreas como as de tecnologia da informação e inteligência artificial e no desenvolvimento de equipamentos e de tecnologias inovadoras.

O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército, pelo ensino superior de engenharia e pela realização de pesquisa básica. Com base no Rio de Janeiro, o instituto ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis e faz parte do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército.

O reitor Antonio Meirelles (ao centro) durante visita da comitiva do IME: tradição de cooperação acadêmica
O reitor Antonio Meirelles (ao centro) durante visita da comitiva do IME: tradição de cooperação acadêmica

Meirelles lembrou que a Unicamp tem uma tradição de cooperação acadêmica com o Exército. Uma dessas ações, lembrou, abrange atualmente a produção de satélites.  Há ainda, segundo o reitor, pesquisas conjuntas sobre criptografia e em outras áreas da ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com aplicações militares e civis.

“O IME é a instituição militar mais importante quando se trata de ciência e tecnologia aplicada na área militar. O instituto forma profissionais de elevadíssimo padrão, organiza o sistema de ciência e tecnologia na área militar e agora está em um processo de ampliação de sua presença no Estado de São Paulo”, explicou Meirelles.

“Nós somos muito fortes na área de tecnologia de informação, em datacenter, em inteligência artificial e em todas essas tecnologias que hoje contam com uma aplicação tanto militar quanto civil”, acrescentou o reitor. “Esse encontro, portanto, tem o objetivo de desenvolver sistemas para que o Brasil tenha autonomia.”

O general de Divisão Armando Morado Ferreira, chefe de Ensino, P&D e Inovação do IME, disse que o sistema de CT&I do Exército sempre buscou aproximar-se dos sistemas de inovação do Estado de São Paulo. E, segundo Ferreira, o objetivo agora é tornar essa interação mais forte.

“Desde muitas décadas, temos ações e iniciativas. Mas agora surgiu uma oportunidade e um alinhamento de interesses estratégicos do Exército com o Estado de São Paulo para que a gente, efetivamente, aumente essa presença e articulação do Exército aqui em São Paulo”, explicou. “E a Unicamp é um ator muito importante desse sistema.”

Na audiência discutiram a possibilidade de realizar ações colaborativas em áreas como as de tecnologia da informação e inteligência artificial e no desenvolvimento de equipamentos e de tecnologias inovadoras
Na audiência discutiram a possibilidade de realizar ações colaborativas em áreas como as de tecnologia da informação e inteligência artificial e no desenvolvimento de equipamentos e de tecnologias inovadoras

O general de Exército Sinclair James Mayer, chefe do escritório do Sistema de Defesa, Indústria e Academia, lembrou que Campinas  “é um inquestionável polo de tecnologia” e que, por isso, o IME pretende fortalecer sua presença na região. “Nossa intenção determinada é a de nos amalgamarmos à academia”, disse. No total, a comitiva do IME contou com a presença de três generais e cinco coronéis.

O professor Roberto Donato apresentou aos militares o projeto do HUB Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), um espaço de 11 milhões de metros quadrados que deverá abrigar um centro de inovação, tendo por referência os objetivos de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU).  Já a pró-reitora de Pesquisa, Ana Fratini, apresentou um painel sobre a área de pesquisa na Universidade.

Também participaram do encontro o chefe do Gabinete do Reitor, professor Paulo César Montagner, o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, a diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Andréia Galvão, e os professores Cristiano Torezzan, Marcos Barbieri e Paulo Manduca.

Ir para o topo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.