Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Cerimônia inaugura quadro de José Tadeu Jorge em sua segunda gestão à frente da Reitoria

O ex-reitor é o atual secretário municipal de Educação de Campinas e a única pessoa a ter ocupado o cargo em dois mandatos

Tadeu Jorge foi o único na história da Universidade  a ocupar o cargo de reitor em dois mandatos
Tadeu Jorge foi o único na história da Universidade a ocupar o cargo de reitor em dois mandatos

Uma cerimônia realizada na quinta-feira (15/4) marcou a inauguração do quadro referente à gestão 2013-2017 do ex-reitor José Tadeu Jorge, a ser instalado na Galeria de Reitores anexa à sala do Conselho Universitário (Consu). Tadeu Jorge é o atual secretário municipal de Educação de Campinas e a única pessoa a ter ocupado o cargo em dois mandatos, sendo o primeiro no período de 2005 a 2009.

“A homenagem é feita ao reitor de uma maneira simbólica, mas na verdade representa todas as pessoas que contribuíram para aquela gestão. Então, faço questão de dividir o quadro em pequenos pedacinhos que representem as centenas de pessoas que contribuíram para que obtivéssemos os resultados que, acho, foram bastante positivos”, afirmou o homenageado. O ex-reitor citou a parceria com o então coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Penteado Crósta, e o apoio da família, representada no evento pela esposa Gizele Stranghetti Jorge.

De acordo com Tadeu Jorge, o diferencial da gestão 2013-2017 “foi focar nas pessoas e, assim, ter a valorização de todos os saberes que a Universidade possui – saberes de pesquisa de ponta, de pesquisa básica, de conhecimento pragmático do funcionamento da Universidade, questões administrativas, dos próprios alunos em todos os níveis, desde o ensino técnico com os colégios, graduação, pós-graduação, pós-doc –, enfim, todo esse conhecimento que a Universidade constrói e acaba, de certa forma, sedimentando no seu interior. E a ideia era que a gestão representasse isso, como acredito de fato ocorreu”.

Inspiração e continuidade

Compuseram a mesa da cerimônia o reitor da Unicamp, Antonio José Almeida de Meirelles, o chefe de gabinete, Paulo Cesar Montagner, e o secretário municipal de Saúde e professor da Unicamp, Lair Zanbom, representando o prefeito Dário Saadi. Meirelles relatou que conheceu Tadeu Jorge enquanto aluno da Faculdade de Engenharia de Alimentos, no final da década de 1970, e, mais tarde, inspirou-se nele para conduzir sua gestão à frente da Reitoria. “Uma coisa que caracteriza Tadeu é o compromisso com o serviço público e o papel do ensino nas mudanças que podemos gerar nesse país. Ele teve papel essencial nessa trajetória de inclusão, que trazemos até hoje – que marca uma mudança significativa da Universidade.”

Tendo atuado como chefe de gabinete da segunda gestão de Tadeu Jorge, Montagner ressaltou “a paciência e tranquilidade com que ele levou aqueles quatro anos difíceis, de queda de orçamento”. Segundo Montagner, foi um período de grande aprendizado, uma vez que “ninguém conhece tanto a Unicamp quanto o Tadeu”. Por fim, agradeceu a oportunidade de trabalhar “com dois grandes setores, pessoas muito qualificadas”.

Cerimônia contou com autoridades, amigos e familiares do homenageado
Cerimônia contou com autoridades, amigos e familiares do homenageado

O secretário municipal de Saúde e professor da Unicamp, Lair Zanbom, representou o prefeito Dário Saadi na cerimônia. Ele brincou, afirmando ter inveja da paciência de Tadeu. “Desde [a época] do Conselho Universitário, notamos a liderança e o equilíbrio com que tudo foi feito [durante a gestão]. Acho que é uma homenagem bem feita, e na verdade é mais um evento de uma sucessão de ideias na Universidade.”

José Tadeu Jorge foi professor titular na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEA). Foi diretor da Feagri de 1987 a 1991, diretor-executivo da Funcamp de 1990 a 1992, chefe de gabinete da Reitoria de 1992 a 1994, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário de 1994 a 1998. De 1999 a 2002, foi diretor da Feagri e, de 2002 a 2005, ocupou o cargo de vice-reitor da Unicamp, à frente da Coordenadoria Geral da Universidade.

Ir para o topo