Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Manchete

Montagner assina termo de posse como reitor da Unicamp

A cerimônia solene está prevista para ocorrer no dia 28 de abril, no Centro de Convenções da Universidade.

Paulo Cesar Montagner (à esquerda) substitui Antonio Meirelles à frente da Reitoria
Paulo Cesar Montagner (à esquerda) substitui Antonio Meirelles à frente da Reitoria

Uma semana depois da publicação de sua nomeação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o professor Paulo Cesar Montagner assinou, na tarde de quinta-feira (24), o termo de posse como o novo reitor da Unicamp. Montagner ocupará o cargo no período de 2025 a 2029 e deverá ter o professor do Instituto de Química (IQ) Fernando Coelho como coordenador-geral da Universidade. A cerimônia solene de posse está prevista para ocorrer no dia 28 de abril.

Com o termo de posse, Montagner passa a ser o 14º ocupante do cargo na linha sucessória de Zeferino Vaz (1966-1978), fundador e primeiro reitor da Universidade. O novo dirigente sucede o professor Antonio José de Almeida Meirelles, à frente da Unicamp de abril de 2021 a abril de 2025.

Montagner agradeceu o apoio recebido, reforçou o que chamou de sua parceria com Coelho, afirmou conhecer profundamente a Universidade e garantiu estar preparado para ocupar o cargo.

“Uma coisa que eu não posso alegar é ignorância. Trabalhei diretamente com dois reitores, em 2013/2017 com Tadeu Jorge e em 2021/2025 com o professor Antonio Meirelles. E, com isso, aprendi muito sobre a Unicamp. Somado à competência de vocês [pró-reitores e auxiliares próximos], me sinto plenamente preparado para enfrentar os desafios que uma universidade do porte da Unicamp pode oferecer”, disse. “E eu sei que os desafios não são pequenos.”

O novo reitor agradeceu o antecessor, afirmando que Meirelles conduziu a Universidade nos últimos anos com firmeza, serenidade e responsabilidade. “Tom Zé [apelido de Meirelles] será lembrado como um grande reitor”, disse Montagner.

O agora ex-reitor agradeceu seus auxiliares diretos, citando nominalmente cada um deles. “Queria agradecer cada um de vocês por esses anos compartilhados. Foi muito bom ter esse período no Reitoria, mas já sinto saudade da rotina e dos contatos com as pessoas”, revelou. “Acredito que vivemos um período de conquistas, de realizações, e é isso o que fica. E, a partir disso, podemos criar coisas novas”, acrescentou. “Ter uma equipe que se junta em torno de compromissos e ideais é algo muito positivo.”

Paulo Cesar Montagner ocupará o cargo no período de 2025 a 2029
Paulo Cesar Montagner ocupará o cargo no período de 2025 a 2029

Consulta à comunidade

Paulo Cesar Montagner foi o primeiro nome de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consu), no dia 1º de abril. A composição da lista baseou-se nos resultados de uma consulta por meio de votos feita à comunidade acadêmica e da qual participaram docentes, estudantes e servidores.

O professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) José Gontijo ficou em segundo lugar na lista e a professora Maria Luiza Moretti, também da FCM, em terceiro.

Ir para o topo