
A Unicamp e a Delft University of Technology (TU Delft), da Holanda, concluíram, em maio deste ano, a primeira edição do Executive International Academic Leadership Program (Programa de Liderança e Colaboração Acadêmica). O programa reuniu 12 docentes em início e meio de carreira – seis de cada instituição – com o objetivo de fortalecer as competências relativas ao exercício de liderança acadêmica em um contexto global.
A iniciativa faz parte das comemorações pelos 25 anos de colaboração entre as duas instituições – que realizam pesquisas conjuntas em áreas como bioeconomia, água, infraestrutura e energia e que já formaram 15 doutores com diplomação dupla.
O programa, que durou nove meses, explorou conteúdos teóricos – como questões culturais, estruturas de poder, ações de cooperação público-privadas – e práticos – técnicas de negociação e de debate e sobre como dar e receber feedback, entre outros –, elementos fundamentais para as ações de colaboração internacionais. A última etapa do treinamento ocorreu de 5 a 9 de maio, com uma visita dos docentes da TU Delft à Unicamp.
Durante aquela semana, os participantes apresentaram propostas finais de trabalho voltadas ao aprofundamento de parcerias institucionais e relativas a quatro temas: tomada de decisão para a colaboração internacional, inovação e transferência de tecnologia em ambientes internacionais, educação conjunta e excelência por meio da colaboração internacional. A ideia consiste em, a partir disso, fomentar cada um desses tópicos. As propostas foram avaliadas por conselhos de ambas as universidades.
Representando a Unicamp, participaram os docentes Mariana Agostini de Moraes e Leonardo Vasconcelos Fregolente, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ); Lucas Rios do Amaral, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri); Éder Sócrates Najar Lopes, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM); Luana Mattos de Oliveira Cruz, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau); e Guilherme José Máximo, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).
Histórico
O programa começou no dia 4 de novembro de 2024, quando a equipe da Unicamp viajou até a TU Delft para uma semana de atividades presenciais. Naquele momento, os participantes passaram por treinamentos intensivos voltados ao aprimoramento da comunicação e da colaboração internacional.
A fase seguinte do programa consistiu em encontros virtuais quinzenais, nos quais os participantes trabalharam em grupos mistos para desenvolver propostas estratégicas que visassem ao fortalecimento da cooperação entre as duas universidades.
O encerramento ocorreu no campus da Unicamp. A expectativa é que novas edições do programa ocorram nos próximos anos, ampliando o impacto da iniciativa e fortalecendo os laços institucionais entre as duas instituições.
Confira depoimento de alguns dos participantes da Unicamp:
“Participar do Executive International Academic Leadership Program foi uma experiência transformadora. O programa proporcionou uma rara oportunidade de colaboração entre docentes de diferentes áreas do conhecimento, tanto da Unicamp quanto da TU Delft, para enfrentar desafios complexos da sociedade contemporânea. O que mais me marcou foi o foco em habilidades que normalmente não fazem parte da nossa formação acadêmica tradicional, como soft skills, técnicas de pitching, persuasão e práticas eficazes de dar e receber feedback. Essas competências ampliaram minha capacidade de liderança e de comunicação. Além disso, o caráter multidisciplinar e multicultural do programa trouxe novas perspectivas para a resolução de problemas, tornando a experiência ainda mais rica e significativa para minha atuação como docente e pesquisador.” – Éder Lopes
“O programa contribuiu significativamente para o fortalecimento de uma visão estratégica sobre o papel das universidades na construção de redes globais de pesquisa e inovação. Além disso, reforçou a importância da liderança acadêmica na promoção de parcerias duradouras e impactantes entre instituições como a Unicamp e a TU Delft. Ao final, os 12 participantes elaboraram conjuntamente uma série de recomendações voltadas à expansão da cooperação em áreas consideradas prioritárias para ambas as universidades.” – Leonardo Fregolente
“O programa foi muito importante no aprimoramento de habilidades para exercer um papel de liderança. E também ampliamos projetos de pesquisa, pensando em parcerias relevantes para a resolução dos problemas mais complexos da sociedade. Além disso, quando há um maior contato com outras culturas, as ações de cooperação internacionais se tornam mais robustas.” – Luana Cruz
“A participação superou as minhas expectativas. O curso abordou habilidades de comunicação e estratégias para a comunicação assertiva, o planejamento de projetos bilaterais ambiciosos, as diferenças culturais e as relações interpessoais, o desenvolvimento de habilidades de liderança, entre outros tópicos. A participação nesse programa permitiu expandir minha visão sobre projetos estratégicos para o país e sobre como alinhar propostas com temas globais relevantes tais quais a sustentabilidade, a saúde, a energia e a segurança alimentar. Além disso, o vínculo criado com os demais participantes do curso foi fundamental para o sucesso do programa e para estabelecer uma sólida rede de contatos entre ambas as instituições, que irão atuar na continuação da parceria.” – Mariana Moraes
Leia mais: