Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Unicamp marca presença no principal evento de inovação da cidade

A Universidade ocupa um estande de 80 metros quadrados, onde apresenta ao público projetos de pesquisa e inovação e iniciativas como o HIDS

Aconteceu ontem, no Prédio do Relógio do Páteo Ferroviário de Campinas, a abertura da segunda edição de 2025 do Campinas Innovation Week (CIW), evento que tem como objetivo reunir o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação de Campinas. “É importante dar visibilidade aos projetos e às iniciativas das universidades, de institutos de pesquisa e de empresas da nossa cidade”, afirmou o prefeito, Dario Saadi.

Desbloqueando o futuro é o tema do CIW 2025, organizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). A correalização é da Fundação Fórum Campinas, Venture Hub e 100 Open Startups. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, a expectativa é ter um público de cerca de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento, que segue até a próxima sexta-feira (13).

O evento acontece novamente no Prédio do Relógio, dentro do Páteo Ferroviário, no bairro Vila Industrial. Construído em 1903 e revitalizado em 2024 para receber a primeira edição da CIW, o prédio abrigava a oficina de reparos das locomotivas que transportavam o café produzido em Campinas e região para o Porto de Santos. “Este evento é simbólico não apenas por reunir os principais atores da inovação regional, mas também por acontecer aqui, no histórico Prédio do Relógio, um espaço que representa o passado agroindustrial de Campinas e que, hoje, aponta para o futuro: um futuro sustentado por inteligência artificial, tecnologias quânticas, saúde digital e sustentabilidade”, destacou o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner.

O reitor Paulo Cesar Montagner durante a abertura do Campinas Innovation Week nesta segunda-feira (9)
O reitor Paulo Cesar Montagner durante a abertura do Campinas Innovation Week nesta segunda-feira (9)

O Secretário de Projetos Etratégicos do Governo do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, compareceu à abertura do evento representando o governador Tarcísio de Freitas. Segundo Domingos, ao conectar diferentes atores, a CIW é fundamental para a cidade seguir cumprindo seu papel como um espaço agregador de São Paulo. “Antes de ser um centro de ciência e tecnologia, Campinas foi um centro de cultura e de produção agrícola e, pelos trilhos da Mogiana, a cidade conectava várias regiões do estado. Lembro-me de sair da Casa Branca e parar aqui, antes de seguir para a capital”, contou o Secretário.

O diretor de ciência, tecnologia e inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, André Aquino, lembrou que 55% das deep techs do país (empresas cujos negócios são baseados em avanços da ciência ou da engenharia) estão no estado de São Paulo, e Campinas se destaca neste cenário. “Este evento é importante para mostrar como a inovação é uma ferramenta de transformação social da cidade, do estado e do país”, disse.

Um setor no qual o ecossistema de inovação de Campinas tem forte atuação é o das tecnologias de informação, desempenho que se deve, em parte, à Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991). Por meio de benefícios fiscais a empresas, esta lei teve como objetivo aumentar a competitividade e a autonomia tecnológica do país. Ao fazer uma retrospectiva sobre o tema, o Secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique de Oliveira Miguel, lembrou as parcerias com empresas e instituições de pesquisa de Campinas, como o CPQD, Instituto Eldorado, Centro de Tecnologia da informação Renato Archer (CTI), Venturus Centro von Braun e Unicamp. “É em Campinas que está sendo planejado um distrito inteligente, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, o HIDS, que posicionará a cidade como um dos centros de inovação mais relevantes do sul global”, complementou Aquino.

Comentando a criação de hubs no estado, Afif Domingos mencionou sua importância na formação de recursos humanos qualificados. “Neste cenário em que cresce a presença da Inteligência Artificial, precisamos de gente capacitada, para suprir a necessidade das empresas, mas especialmente para o próprio estado, para que possa dar sustentação para as empresas e para a sociedade como um todo. A formação de recursos humanos é um dos grandes desafios atuais, e os hubs que estão sendo idealizados no estado, incluindo o de Campinas, poderão dar uma importante contribuição nesse sentido”, afirmou o Secretário.

Grandes projetos de pequisa

A Unicamp ocupa um estande de 80 metros quadrados, onde apresenta ao público não apenas nossos grandes projetos de pesquisa e inovação, mas também iniciativas como o HIDS Unicamp. “Optamos por trazer um conteúdo que sinalize alguns avanços que temos feito, como é o caso dos corredores ecológicos e o Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica (Cemobe)”, contou o coordenador do HIDS Unicamp, Roberto Donato. Coordenado pelo professor Tárcio Barros, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp (FEDC), o Cemobe é um dos projetos que ocupará o HIDS Unicamp. Com laboratórios multiusuários e aparato único de equipamentos na América Latina, o objetivo do Centro é desenvolver tecnologias relacionadas com mobilidade elétrica e transição energética.

A Agência de Inovação Inova Unicamp traz para o estande da Unicamp exemplos de tecnologias e patentes desenvolvidas na Universidade e disponíveis para o licenciamento das empresas. Também estão presentes startups instaladas no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e empresas incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).

A edição deste ano do CIW incorporou o Campinas Health, evento organizado por um grupo multidisciplinar de alunos de graduação e pós-graduação de cursos como medicina, engenharia mecânica e ciência da computação, que se unem para discutir e apresentar soluções inovadoras para o setor da saúde, sob a coordenação do professor Gustavo Fraga, do Departamento de Cirurgia de Trauma do HC da Unicamp. “Campinas é uma cidade com vocação natural para inovar. E a Unicamp está comprometida em ser cada vez mais um elo ativo entre o conhecimento e a aplicação prática, entre a pesquisa e o desenvolvimento social e econômico”, finalizou o reitor da Unicamp.

Serviço:

Campinas Innovation Week

De 9 a 13 de junho

Prédio do Relógio, no Páteo Ferroviário de Campinas       

Acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial

Inscrições: https://campinasinnovationweek.com.br/

Ir para o topo