
Foram inaugurados na sexta-feira (13), na Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Unicamp, obras de acessibilidade e um Laboratório de Simulação Clínica para o ensino de estudantes de graduação, pós-graduação e residência.
Entregue em cerimônia que contou com a presença do reitor Paulo César Montagner, o Laboratório de Simulação Clínica possibilitará simulações que envolvem o cotidiano do profissional da saúde, como cenários de assistência direta, de comunicação de notícias difíceis a familiares de pacientes em estado grave e até mesmo de cenário para entrevistas de emprego.
As melhorias estruturais de acessibilidade e a inauguração do Laboratório de Simulação foram possíveis graças aos Editais Alegra e a um projeto de ensino Faepex – que tem o objetivo de melhorar a infraestrutura de ensino e promover um ambiente adequado de ensino-aprendizagem para os estudantes.
A professora Ariane Polidoro Dini, coordenadora do curso de Graduação de Enfermagem, conta que no caso das simulações clínicas, foram adquiridos simuladores de alta fidelidade e um software que permite simular atendimentos a crianças, adultos ou pessoa idosas.
À medida que um estudante realizar uma ação ou um procedimento no simulador, o monitor multiparamétrico responderá, representando alterações clínicas condizentes à vida real em um ambiente assistencial. Assim, o cenário de simulação permite a tomada de decisão clínica do estudante, em um ambiente controlado e seguro no processo de ensino-aprendizagem.
Um outro exemplo de utilização do laboratório é o desenvolvimento de habilidades de comunicação, como, por exemplo, em um cenário de “comunicação de más notícias”, em disciplinas que abordam o atendimento à pessoa gravemente enferma ou em disciplina de cuidados paliativos.

Na simulação, a turma é dividida entre estudantes que assistem por transmissão simultânea e estudantes que atuam no cenário simulado. Posteriormente, os estudantes que participaram do cenário retornam para a sala onde houve transmissão simultânea para uma reflexão e discussão com docentes e demais estudantes sobre o cenário de prática simulado. Durante a reflexão, denominada “debriefing”, sentimentos do estudante e considerações sobre o que poderia ter feito diferente permitem a aprendizagem significativa, para que o cuidado seja mais seguro e mais humano.
“O laboratório permitirá uma formação que engloba diferentes competências e habilidades necessárias para a atuação de um profissional da saúde”, afirma a coordenadora.
O reitor da Unicamp disse que conhece a trajetória do curso de enfermagem da Unicamp e que a unidade tem apresentado uma evolução consistente. “Venho acompanhando o trabalho da Fenf já há muitos anos e tenho sido testemunha de que eles têm conseguido fazer avançar, na unidade, os equipamentos que melhoram o ensino, a pesquisa. É uma coisa admirável”, disse o reitor.
“Esse laboratório permitirá que os alunos, numa situação controlada, sejam submetidos a diferentes situações de ensino, que irão encontrar depois, na vida real”, lembra. “Como numa fase de aprendizado, eles têm toda a formação teórica, passam por um laboratório como esse e depois vão para os estágios nos nossos hospitais. Ou seja, estamos fazendo uma formação muito sólida”, conclui o reitor.
Cerimônia de inauguração
A cerimônia de inauguração do novo laboratório contou com as presenças do Chefe de Gabinete da Reitoria, professor Oswaldir Taranto, da diretora da Fenf, Roberta Cunha, e da professora Juliany Lino Gomes Silva, coordenadora associada do curso de graduação e coordenadora dos laboratórios da Fenf. Participaram ainda as professoras Christiane Marques do Couto, assessora da Pró-Reitoria de Graduação, e Maria Helena Melo Lima, diretora associada da Fenf.