Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² da Unicamp acaba de lançar três e-books sobre competências, tecnologias digitais e práticas pedagógicas. Disponíveis gratuitamente no site do [EA]², as obras reúnem pesquisas, experiências e reflexões produzidas por professores e especialistas da Unicamp e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Professores Silvio Consonni (esq.) e Arnaldo Pinto Jr.
Os professores Sílvio Consonni (esq.) e Arnaldo Pinto Jr.: processo contínuo de formação docente

De acordo com os organizadores da coleção, o coordenador do (EA)², Sílvio Consonni, e o professor da Faculdade de Educação (FE) Arnaldo Pinto Jr., os textos trazem reflexões sobre a importância dos contínuos processos de formação docente para a atuação na educação superior. 

“Nossa principal intenção com as obras é qualificar a docência nos cursos de graduação, demanda cada vez mais premente nos debates educacionais em todo o mundo”, disseram eles, em nota.

Para o lançamento dos e-books, o (EA)² reuniu autores, professores e especialistas em educação no último dia 24, para discutirem sobre a importância das publicações para o fortalecimento das práticas pedagógicas e do debate sobre a docência universitária.

Confira o resumo dos e-books:

capa do e-book

“Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior”

O e-book reúne cinco capítulos que discutem as relações entre IA, competências digitais e práticas docentes. Foi elaborado a partir das discussões realizadas na primeira jornada internacional promovida em 2024 pela Rede de Apoio ao Ensino Superior (RedAES), iniciativa que reúne nove instituições públicas sediadas no estado de São Paulo com o objetivo de fortalecer a formação docente na Educação Superior. 

O livro explicita os objetivos da rede e os debates a seu respeito, destacando questões relativas ao uso crítico e ético das plataformas de inteligência artificial generativa, bem como suas interfaces com as competências e tecnologias digitais na educação superior.

Os cinco capítulos discutem temas como conhecimentos profissionais docentes, videojogos na aprendizagem, aplicações da IA Generativa, ludicidade em ambientes digitais e a perspectiva da Educação OnLIFE, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas nos cursos de graduação, especialmente em contextos marcados por desigualdades socioculturais. Acesse o e-book.

capa do e-book
  • “Formação Docente para a Educação Superior: Desafios e Potencialidades”

Composto por cinco capítulos, o livro aborda desde experiências institucionais de qualificação docente – como o trabalho do [EA]² da Unicamp e o programa Entredocentes da Unicentro (Paraná) – até análises sobre a cultura pedagógica universitária, os desafios da carreira docente no Brasil e as transformações na educação superior argentina no contexto pós-pandêmico. 

Ao reunir diferentes olhares sobre o fazer docente, a obra reafirma a importância do intercâmbio de saberes e da institucionalização de processos formativos para o fortalecimento de práticas pedagógicas socialmente referenciadas. Acesse o e-book.

capa do e-book
  • Formação Docente e Experiências Vivenciadas no PED+

O e-book é resultado das ações desenvolvidas no Programa PED+ do [EA]², que visa articular formação teórica e prática pedagógica na pós-graduação da Unicamp.

A obra reúne seis capítulos inéditos que discutem a trajetória e os desafios do PED+, inclusão pedagógica, crenças docentes e motivação para o aprendizado, além de produção de materiais didáticos digitais e questões emergentes da saúde mental na educação superior. 

Com base em fundamentos científicos e em experiências, o livro oferece subsídios efetivos aos projetos relacionados com a pedagogia universitária, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento docente a partir do diálogo, da reflexão e da troca de saberes entre pares. Acesse o e-book.

Ir para o topo