Em uma sessão solene realizada na última sexta-feira (27), o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, deu posse à nova diretoria do Colégio Técnico de Limeira (Cotil). O professor de magistério secundário técnico Marcelo Dotti assume a gestão para o quadriênio 2025-2029, acompanhado do professor Ivan da Silveira Cardoso no cargo de diretor associado.
Dotti substitui Augusto César da Silveira, diretor do colégio nos anos 2022-2025 – Silveira assumiu, neste ano, o comando da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi) da Unicamp. O antigo dirigente agradeceu a oportunidade de conduzir o Cotil. “Fizemos a nossa caminhada com o propósito [de não repetir erros]. Respeitamos as pessoas, os alunos, os funcionários, os professores e as unidades externas. Pegamos um colégio dividido que, hoje, está equilibrado, em paz, soberano”, afirmou.

Silveira relembrou as ações realizadas durante sua gestão, como a criação de novos laboratórios, a reforma de espaços físicos, o restabelecimento de um convênio com a Santa Casa de Limeira para a realização de estágios, a valorização do corpo de funcionários e a oferta do curso de prótese dentária.
Empossado no cargo, Dotti se comprometeu com manter a tranquilidade e a autonomia de trabalho no Cotil. “Agora, nosso papel é olhar aonde podemos chegar. Podemos almejar não apenas a excelência no ensino médio técnico profissionalizante – que já possuímos –, mas também a concretização de uma escola moderna, ativa e versátil, que se torna vanguarda na forma de ensinar e de formar cidadãos técnicos.” O diretor defendeu uma escola com mais arte, integrada, voltada para a comunidade e inclusiva.

Dotti fez um breve relato sobre sua relação com o Cotil, que começou ainda em 1984, como aluno do curso técnico de mecânica. O agora diretor realizou o sonho de retornar à instituição, como professor, mais de duas décadas depois, em 2013. Professor desde 1990, Dotti é também mestre em educação, licenciado em química pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e bacharel em química tecnológica pela Unicamp.
Integração
O coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho, destacou a importância, para a Universidade, dos colégios técnicos, que formam cidadãos preparados, inclusive, para compor quadros da administração pública. Segundo Coelho, Limeira possui um grande potencial de crescimento. “Nosso objetivo é aumentar o grau de participação dos campi de Limeira e Piracicaba dentro do sistema Unicamp”, o que, afirmou, implicaria realizar ações para aumentar o tamanho e a representação da Universidade nessas localidades.

Montagner ressaltou as iniciativas adotadas nos últimos anos e norteadas pelo compromisso de aproximar os colégios da administração central da Unicamp, o que “revela o quanto acreditamos em seu papel como espaços estratégicos para a formação de alta qualificação que a Unicamp oferece e que necessita perenizar junto à nossa sociedade”.
Nesse contexto, conforme o reitor, um dos desafios da nova gestão do Cotil passa por “consolidar e aperfeiçoar essa integração com a Universidade e garantir que estudantes, docentes e servidores dos colégios participem ativamente da vida institucional da Universidade”.