Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Reitor da Unicamp recebe prefeito de Paulínia

O prefeito afirmou que o município já teve convênios com a Universidade e que, agora, pretende expandir essas ações colaborativas

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner e o prefeito Danilo Barros:  possibilidade de estabelecer novas parcerias entre Universidade e município
O reitor Paulo Cesar Montagner (dir.) e o prefeito de Paulínia, Danilo Barros: colaborações

O reitor da Unicamp Paulo Cesar Montagner recebeu, na tarde desta quinta-feira (3), o prefeito de Paulínia (SP), Danilo Barros. O prefeito disse que o município está interessado em firmar parcerias com a Universidade em áreas como a de tecnologia e inovação, em programas de saúde e em ações de extensão.

“Queremos nos aproximar mais da Universidade. Não podemos permanecer à margem, estando do lado de um polo tecnológico e educacional tão potente quanto a Unicamp”, afirmou Barros, lembrando que Paulínia está mais próxima da Unicamp do que a Universidade está do centro de Campinas.

“Além disso, temos um campus da Unicamp em nosso território”, acrescentou o político, referindo-se ao Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA).

O prefeito afirmou que o município já teve convênios com a Universidade e que, agora, pretende expandir essas ações colaborativas. Segundo Barros, a cidade busca fontes alternativas de receita e planeja iniciar um processo para mudar sua vocação – hoje claramente ligada ao petróleo.

“Nós queremos que Paulínia se transforme em uma cidade da tecnologia e da inovação e, para isso, contamos com a ajuda da Unicamp na formação de mão de obra e na execução de projetos de pesquisa”, disse.

O secretário de Inovação de Paulínia, Guilherme Melo quer novas parcerias
O secretário Guilherme Melo: inovação

O secretário de Inovação, Guilherme Melo, disse que Paulínia quer avançar em áreas de tecnologia, mas também, pretende estabelecer acordos em áreas como as áreas da saúde, educação e assistência social.

O reitor da Unicamp afirmou ver com otimismo a possibilidade de estabelecer uma parceria com o município. “Uma das diretrizes da atual gestão – e antes já era assim – é a de justamente nos aproximarmos da comunidade e não apenas da de Campinas, mas das comunidades de todo o entorno, da região metropolitana”, explicou.

“O prefeito tem planos de executar projetos que abraçam a ideia da tecnologia e inovação, e nós detectamos a possibilidade de realizar alguns projetos em comum, sobretudo na área de inovação. Temos expertise nisso e nos colocamos à disposição”, disse Montagner.

Paulínia está localizada a 9 quilômetros da Unicamp e conta hoje com aproximadamente 115 mil habitantes.

Delegação da cidade de Paulínia é recebida em audiência pelo reitor Paulo César Montagner e o chefe de gabinete, Osvaldir Taranto
O reitor Paulo Cesar Montagner (centro) e o chefe de gabinete, Osvaldir Taranto (último à dir.) em audiência com a delegação de Paulínia
Ir para o topo