Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Encontro fortalece parceria para financiamento de pesquisas na área de petróleo

Fundação canadense sem fins lucrativos investe globalmente em pesquisas e inovação no setor de energia

Fundação canadense investe em pesquisas na área de energia
O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner (centro) recebe membros da delegação da fundação canadense

O reitor Paulo Cesar Montagner recebeu, nesta quinta-feira (10), a visita de representantes da Energi Simulation, uma fundação canadense sem fins lucrativos que investe globalmente em pesquisas e inovação na área energética, e da empresa de software canadense Computer Modelling Group (CMG), cujos recursos financiaram o estabelecimento da fundação. 

A Energi Simulation dispõe de 12 cátedras ao redor do mundo e, desde 2014, uma delas dá suporte financeiro ao Grupo de Pesquisa em Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (Unisim), coordenado pelo professor Denis Schiozer — docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e pesquisador do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro). 

Por meio dessa parceria, 154 estudantes de pós-graduação já receberam financiamento. Para o diretor do Cepetro, professor Marcelo Souza de Castro, esse apoio possibilitou um aumento da quantidade de estudantes e da qualidade das pesquisas desenvolvidas no centro. 

O grupo de pesquisa de Schiozer desenvolve trabalhos na área de simulação numérica e de gerenciamento de reservatórios de petróleo. “Estudamos, por exemplo, qual a melhor maneira de extrair o petróleo do subsolo. Também temos projetos na área de injeção de CO2,a poluição que vem do petróleo. Reinjetamos o CO2 de volta no subsolo para que não fique na atmosfera. Então, trabalhamos tanto com a área da energia quanto com a de meio ambiente”, afirmou o pesquisador. 

Anualmente, a fundação canadense visita a Unicamp para acompanhar o andamento dos trabalhos, informou o presidente da Energi Simulation, Duke Anderson. Há interesse não apenas na formação de estudantes, mas também na aplicação das pesquisas por meio da publicação de patentes e do registro de softwares. 

Fundação canadense sem fins lucrativos investe nas pesquisas na área de energia
Visita anual à Unicamp tem objetivo de acompanhar o andamento das pesquisas

“Nós viemos conhecer os estudantes e garantir que estamos proporcionando o suporte adequado. Um dos nossos mais importantes resultados são os alunos qualificados, que se inserem em todos os tipos de trabalho dentro da indústria”, afirmou Anderson. Ambos os representantes da CMG presentes no encontro — o diretor regional na América Latina e Caribe, Victor Salazar, e o engenheiro regional, Gonçalo Oliveira — são ex-alunos da Unicamp.

De acordo com o vice-presidente da Energi Simulation, Andrew Seto, as pesquisas com o petróleo mostram-se importantes para a segurança energética mundial, sendo necessário, contudo, minimizar o seu impacto ambiental. Seto acrescentou que o reconhecimento acadêmico de Schiozer e os feedbacks positivos vindos da indústria demonstram a boa reputação da Unicamp nessa área.Montagner ressaltou que o petróleo não será substituído, mas que conviverá com outras fontes energéticas.

“Espero que nossos pesquisadores, professores e estudantes contribuam realmente para que essa importante fonte se transforme em algo cada vez mais limpo e renovável. Esse é um desafio enorme. Nossos últimos grandes projetos demonstram que a Universidade tem uma forte maturidade em várias áreas do conhecimento. E, no caso da energia, temos muito know-how e podemos colaborar com pesquisas em todo o mundo”, disse. Além do dirigente da Unicamp, participou da reunião o chefe do Gabinete do Reitor, Osvaldir Pereira Taranto.

Ir para o topo