
O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, se reuniu na manhã desta quinta-feira (10) com o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Germano Rigacci Júnior, e com o presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCI), Eduardo Gurgel. No encontro, os três falaram sobre a atuação do Conselho Fundador do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (Hids), que, desde 2023, integra a FFCI na forma de um Conselho de Desenvolvimento Sustentável. Também participaram do encontro o coordenador de Implantação do Hids, Roberto Donato da Silva Junior, o chefe do Gabinete do Reitor da Universidade, Osvaldir Pereira Taranto, e o chefe adjunto do órgão, Zigomar Menezes de Souza.
Além de apresentar a Montagner o trabalho realizado pela fundação — criada em 2002 —, a reunião visou ao alinhamento de projetos e ações tendo por objetivo o desenvolvimento do Hids. “A preocupação de todos é sobre como vamos levar adiante essa proposta e buscar recursos para ajudar na construção do Conselho do Hids e no desenvolvimento do projeto nas áreas das nossas instituições, nas áreas do entorno e nos institutos de pesquisa compreendidos dentro do território do Hids.”

Com uma área de 11,3 milhões m², o Hids engloba o Polo 2 de Alta Tecnologia (Ciatec 2), o campus Zeferino Vaz da Unicamp e o campus 1 da PUC Campinas. A expectativa é de que esse espaço se torne um distrito de inovação para gerar soluções em prol do desenvolvimento sustentável — agregando universidades, centros de pesquisa, empresas, startups, empreendedores, investidores, o poder público e os demais membros da comunidade.
Conforme Montagner, a reunião tratou dos avanços desejados não somente no caso da Unicamp, mas no caso do entorno como um todo. Os presentes ressaltaram a importância de se pensar projetos para o Hids captando investimentos em favor do desenvolvimento da infraestrutura necessária. “Pensamos em discutir o assunto baseado em propostas. Com isso, podemos não só contribuir, mas buscar soluções para as metas e os desafios que temos nessa grande área”, afirmou o reitor da Unicamp.