
A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) informam que as inscrições para a “Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão” estarão abertas até o dia 23 de julho.
A disciplina – a ser oferecida no segundo semestre deste ano – disponibiliza 6 mil vagas, distribuídas da seguinte forma entre as três universidades estaduais paulistas: duas mil vagas para a Unicamp, duas mil para a Universidade de São Paulo (USP) e duas mil para a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A nova matéria tem como objetivo capacitar estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência, a fim de promover uma cultura que valorize a diversidade humana.
O curso traz conteúdos básicos para a promoção de uma educação mais acessível e inclusiva. Entre os principais temas abordados, estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas enfrentadas pelas pessoas com deficiência, além do estudo dos seus direitos e da importância da cultura inclusiva.
A disciplina, de cinco créditos eletivos, será ministrada de forma remota, portanto, não há horário em sala de aula presencial. As matrículas devem ser feitas até 23 de julho de 2025 pelo sistema e-DAC da Diretoria Acadêmica (DAC) no link:
Durante o segundo semestre, serão abordados os seguintes temas:
1 – Conhecimento e reflexão sobre acessibilidade e inclusão e a consubstancialidade das relações sociais;
2 – As diferentes barreiras que dificultam a aprendizagem dos sujeitos elegíveis aos serviços da educação especial;
3 – O capacitismo como expressão cultural da sociabilidade capitalista, de forma particular a brasileira;
4 – Os direitos da pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade para garantia de participação;
5 – Fundamentos da construção de uma cultura social e escolar inclusiva e tecnologia assistiva e desenho universal para aprendizagem como estratégias inclusivas;
6 – Reorganização do trabalho pedagógico para valorização da diversidade humana, respeitando a singularidade de cada um.