Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Inscrições para Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão vão até dia 23

Serão duas mil vagas. Nova matéria tem objetivo de capacitar estudantes de todas as áreas sobre direito das pessoas com deficiência

Estudantes no Ciclo Básico da Unicamp: universidade vai oferecer duas mil vagas
Estudantes no Ciclo Básico da Unicamp: universidade vai oferecer duas mil vagas

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) informam que as inscrições para a “Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão” estarão abertas até o dia 23 de julho. 

A disciplina – a ser oferecida no segundo semestre deste ano – disponibiliza 6 mil vagas, distribuídas da seguinte forma entre as três universidades estaduais paulistas: duas mil vagas para a Unicamp, duas mil para a Universidade de São Paulo (USP) e duas mil para a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A nova matéria tem como objetivo capacitar estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência, a fim de promover uma cultura que valorize a diversidade humana. 

O curso traz conteúdos básicos para a promoção de uma educação mais acessível e inclusiva. Entre os principais temas abordados, estão a análise de barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas enfrentadas pelas pessoas com deficiência, além do estudo dos seus direitos e da importância da cultura inclusiva.

A disciplina, de cinco créditos eletivos, será ministrada de forma remota, portanto, não há horário em sala de aula presencial. As matrículas devem ser feitas até 23 de julho de 2025 pelo sistema e-DAC da Diretoria Acadêmica (DAC) no link:

Durante o segundo semestre, serão abordados os seguintes temas:

1 – Conhecimento e reflexão sobre acessibilidade e inclusão e a consubstancialidade das relações sociais;

2 – As diferentes barreiras que dificultam a aprendizagem dos sujeitos elegíveis aos serviços da educação especial;

3 – O capacitismo como expressão cultural da sociabilidade capitalista, de forma particular a brasileira;

4 – Os direitos da pessoa com deficiência e a questão da acessibilidade para garantia de participação;

5 – Fundamentos da construção de uma cultura social e escolar inclusiva e tecnologia assistiva e desenho universal para aprendizagem como estratégias inclusivas;

6 – Reorganização do trabalho pedagógico para valorização da diversidade humana, respeitando a singularidade de cada um.

Ir para o topo