
Cinco obras publicadas pela Editora da Unicamp estão entre as semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. A segunda edição da premiação, organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), visa incentivar e valorizar a produção acadêmica, técnica e profissional do país. A divulgação dos cinco títulos finalistas ocorrerá no dia 22 de julho e a cerimônia de premiação, no dia 5 de agosto.
A diretora da editora, Edwiges Maria Morato, afirmou que as cinco indicações ao Jabuti Acadêmico resultam de um trabalho constante de produção e circulação de trabalhos academicamente relevantes.

“Parabenizamos os autores das obras indicadas. Parabenizamos também as demais editoras universitárias cujas obras foram indicadas. A Editora da Unicamp, cumpre notar, tem se destacado em um certame cada vez mais competitivo. Agora é torcer pela premiação!”.
O prêmio abrange 30 categorias, distribuídas em dois eixos principais: Ciência e Cultura, no qual as obras da Unicamp se inserem, e Prêmios Especiais. Os títulos semifinalistas da editora e as respectivas categorias são:
Artes
Título: Políticas da Diferença: Colaborações, Cooperações e Alteridades na Arte
Autoria: Emerson Dionisio de Oliveira, Maria de Fátima Morethy Couto, Marize Malta
Título: Teatros e Artistas com Deficiência Visual
Autoria: Lucas de Almeida Pinheiro
Ciência da Computação
Título: Algoritmos e Estruturas de Dados: Conceitos e aplicações
Autoria: Helio Pedrini
Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Título: Juventudes e Velhices: Uma História de Práticas Saudáveis de Educação Física
Autoria: Edivaldo Góis Junior
História e Arqueologia
Título: Uma História Religiosa das Cidades Medievais
Autoria: André Miatello
Veja também:
Jabuti Acadêmico contempla dois docentes e dois títulos da Editora da Unicamp