Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Equipe feminina vence o Desafio Unicamp 2025 com solução para cicatrização de feridas

Em sua 15ª edição, a competição registrou a maior abrangência de sua história, com inscritos de 21 estados, das cinco regiões do país.

Um modelo de negócio para acelerar a cicatrização de feridas, desenvolvido por três alunas da Unicamp e da Universidade Cidade de São Paulo, venceu a principal categoria do Desafio Unicamp 2025. Organizada anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, a competição nacional de empreendedorismo teve sua final realizada em 10 de julho, com seis equipes disputando três categorias: Avaliação da Banca, Impacto Socioambiental e Voto Popular – esta última escolhida pelo público ao vivo.

O Desafio Unicamp é uma competição nacional de empreendedorismo, promovida anualmente, que estimula a formação de empresas a partir de tecnologias da Universidade protegidas, chamadas de spin-offs acadêmicas.
Desafio Unicamp é uma competição nacional e conta com oficinas e mentorias. Foto\ Reprodução Inova

Batizada de OrigTeam, a equipe vencedora da categoria Avaliação da Banca modelou um negócio a partir de uma tecnologia protegida da Unicamp e propôs um ativo para tratar lesões, combinando íon metálico com um composto vegetal bioativo. O produto tem ação antimicrobiana e potencial para tratar pacientes internados por longos períodos. O evento da final reuniu 317 pessoas e está disponível na íntegra no canal da Inova Unicamp no YouTube

Na categoria Impacto Socioambiental, que tem o patrocínio da Fundação Educar, o prêmio ficou com o time SweeTech Aerogel, formado por três pesquisadoras da Unicamp, incluindo uma das inventoras da tecnologia usada na modelagem de negócios. A proposta do grupo é produzir descartáveis compostáveis de alto desempenho a partir de amido de batata-doce, um material com desempenho semelhante ao isopor, mas renovável e sustentável. 

A equipe Iluminadores da Inovação, formada por cinco alunos da Escola de Ciência Ilum, ligada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), modelou um negócio pensando em desenvolver um sistema com uma tecnologia da Unicamp que transforma o iodo gerado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e em setores industriais – como o alimentício e o de curtumes – em insumos com valor agregado, especialmente para a construção civil. A proposta conquistou o público e garantiu ao time a vitória na categoria Voto Popular.

Empreendedorismo

O Desafio Unicamp é uma competição nacional de empreendedorismo, promovida anualmente pela Inova Unicamp, que estimula a formação de empresas a partir de tecnologias da Universidade protegidas, chamadas de spin-offs acadêmicas. O programa, que completou 15 anos nesta edição, conta com workshops, mentorias nacionais e internacionais e treinamentos para desenvolver os participantes em empreendedorismo. 

O Desafio Unicamp é uma competição nacional de empreendedorismo, promovida anualmente, que estimula a formação de empresas a partir de tecnologias da Universidade protegidas, chamadas de spin-offs acadêmicas.
A pró-reitora da Pesquisa da Unicamp, Ana Frattini. Foto\Antonio Scarpinetti

Além das capacitações oferecidas, também participam mentores empresariais – que fazem parte da rede de mentores da Inova Unicamp – e os acadêmicos, que são inventores das tecnologias escolhidas pelas equipes. Em 2025, foram 84 mentores empresariais e 65 mentores acadêmicos que contribuíram para o desenvolvimento dos projetos das equipes e para o fortalecimento do programa. 

A professora Ana Frattini, pró-reitora de pesquisa da Unicamp e representante do reitor Paulo Cesar Montagner na ocasião, enfatizou a importância dessa troca de experiências. 

“As mentorias oferecidas no programa contam com profissionais altamente qualificados, tanto do meio acadêmico quanto do setor empresarial. Essa combinação contribui para a construção de uma rede de conhecimento sólida e estratégica, que, dentro do Desafio Unicamp, impulsiona a geração de startups e fortalece o ecossistema de inovação, não apenas na região, mas em todo o país”, comentou Frattini. 

O Desafio Unicamp é uma competição nacional de empreendedorismo, promovida anualmente, que estimula a formação de empresas a partir de tecnologias da Universidade protegidas, chamadas de spin-offs acadêmicas.
O diretor da Inova, Renato Lopes. Foto: Divulgação Inova

 

A competição, em sua 15ª edição, registrou a maior abrangência de todas as edições já realizadas, com inscritos de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal, alcançando as cinco regiões do país. O evento manteve o formato 100% on-line, adotado desde 2020.

Para o professor Renato Lopes, diretor-executivo da Inova Unicamp, o alcance nacional é um dos grandes diferenciais do programa. “Essa abrangência nacional é riquíssima para nós, alcançando todas as regiões do Brasil e tanta diversidade em estados. Não estamos somente estimulando que as tecnologias da Unicamp saiam da academia para o mercado, mas também que muitas pessoas possam se desenvolver no empreendedorismo e pensar em negócios de base tecnológica com impacto socioambiental”, comemorou Lopes.

Ir para o topo