A apresentação da cantora Catarina Barros Neves, de 86 anos, abriu, na manhã desta quarta-feira (30), o IV Geronto Meeting – um evento interdisciplinar e de caráter nacional, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Voltado a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da área e à comunidade, o encontro prossegue até quinta-feira (31) e tem como tema “Envelhecimento e cuidado: integração ensino, serviço e comunidade”.
“A discussão sobre envelhecimento é uma urgência, em especial neste momento, em que vemos fragilidades, ou mesmo ausência, de políticas públicas voltadas ao cuidado”, disse a coordenadora do evento, Daniella Pires Nunes, que é professora associada da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (Fenf) e docente nos programas de pós-graduação em enfermagem e gerontologia da Universidade.

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, que participou da cerimônia de abertura, disse acreditar que o encontro “contribuirá para o aprofundamento do conhecimento na área”. Montagner lembrou o importante papel da universidade na formação de especialistas e reforçou o caráter abrangente dessa formação. “Um encontro como este é um estímulo para a abertura de novas frentes de pesquisa na área”, acrescentou.
A vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), Ana Paula Guarnieri, disse que os cuidadores são os “promotores da dignidade”. “O propósito de cuidar está na essencia de nossa atividade”, lembrou Guarnieri.
“Envelhecer não é o fim da estrada. É o início de uma jornada cheia de possibilidades”, resumiu Maria Alice da Silva, embaixadora do encontro.

Segundo o secretário de saúde de Campinas, o médico Lair Zambon, o país tem experimentado uma transformação e, mesmo que de forma lenta, caminha para a adoção de ações de valorização da pessoa idosa. “Aqui, em Campinas, a faixa de 60+ registrou o maior volume de ofertas de emprego”, disse ele. “Trata-se de uma mudança de paradigma”, constata.
A abertura do IV Geronto Meeting contou ainda com as presenças da coordenadora do programa de pós-graduação em gerontologia da FCM, Lúcia Figueiredo Mourão, e do diretor da FCM, Claudio Coy.
O encontro teve mais de mil inscritos, segundo a organização, e conta com duas programações especiais. Na programação científica, estão previstas palestras conduzidas por especialistas nacionais e internacionais. Há, ainda, a Programação 60+, com oficinas voltadas ao público idoso.
Foto de capa:
