
A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) foi a vencedora do chamamento público realizado pelo governo do Estado de São Paulo e permanecerá como gestora do Hospital Estadual de Sumaré (HES). Administrado pela Unicamp já há mais de 20 anos, o HES é referência para urgência clínica, cirúrgica (adulta e pediátrica), ortopédica, neurocirúrgica, obstetrícia de alto risco e neonatologia. A unidade também faz procedimentos cirúrgicos eletivos. Em 2022, a unidade de Sumaré foi eleita o melhor hospital público do Brasil, segundo ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o Instituto Ética Saúde e a Organização Nacional de Acreditação.
Atualmente, o HES atende a uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas da Região Metropolitana de Campinas, realizando milhares de exames, consultas, cirurgias e partos todos os meses.
“Fico muito feliz com esse resultado. Esse hospital tem uma história umbilical com a Unicamp. Já há muitos anos a Funcamp faz a gestão deste que talvez seja o melhor hospital público do Brasil, com várias premiações e reconhecimentos, inclusive de entidades internacionais”, disse o reitor da Unicamp, professor Paulo Cesar Montagner.

“Trata-se de um hospital fundamental, estratégico para grande parte da região de Campinas, atendendo a municípios como Sumaré, Americana, Santa Bárbara e outras cidades do entorno – uma região muito importante do estado de São Paulo”, acrescenta.
Montagner, que foi diretor da Funcamp no período de 2010 a 2014, lembrou que o prosseguimento do trabalho no HES é resultado da expertise que a Universidade acumulou ao longo dos anos neste tipo de atividade. O reitor lembrou ainda que a operação do hospital é essencial para a boa formação oferecida pela universidade aos seus estudantes da área da saúde. “Gostaria também de parabenizar toda a comunidade acadêmica da saúde e a diretoria da Funcamp pelo enorme esforço de mobilização para que chegássemos a esse objetivo”, finalizou.
No processo de convocação pública destinada à escolha de Organização Social de Saúde (OSS) gestora para o HES, a secretaria estadual de Saúde informa que a Funcamp apresentou proposta que atendeu ao projeto assistencial elaborado pelo Departamento Regional de Saúde – DRS VII – Campinas, tendo sido indicada como proposta viável pela Comissão de Avaliação Técnica.