A nova direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp tomou posse nesta segunda-feira, 4 de agosto, para o quadriênio 2025-2029. O professor Ronaldo Rômulo Machado de Almeida, da área de antropologia, é o novo diretor e Sávio Machado Cavalcante, da sociologia, o novo diretor associado.
A sessão solene, da qual participaram professores, servidores e estudantes, lotou o Auditório Fausto Castilho. A nova gestão sucede a da professora Andréia Galvão, da ciência política, e do professor Michel Nicolau Netto, da sociologia. A professora foi a primeira a discursar e destacou as conquistas da sua gestão, que começou em 2021, em plena pandemia da covid-19. “Fizemos mais do que imaginamos, mas menos do que gostaríamos. O mandato em plena pandemia foi um desafio”, comentou.
O novo diretor começou seu discurso elogiando a “seriedade, vigilância e sensibilidade” da gestão anterior. “Recebemos o IFCH com bons ares, um instituto que tem uma graduação de excelência e um programa de pós-graduação significativo no cenário nacional.”

Sobre sua nova missão, Almeida enfatizou: “O que é dirigir o IFCH? É desenvolver a escuta e a articulação. Não é mandar e, sim, ter poder de convocação. Para isso, é preciso convencer. Para usar a palavra da moda, gerar engajamento”.
O novo diretor destacou, ainda, a importância do IFCH no debate público: “A pauta global passa por aqui. Gostaria de falar sobre o Brasil e o mundo. O mundo não está simples. O IFCH tem o que investigar e dizer sobre ele”. Entre suas propostas está a realização de seminários com professores de diferentes departamentos e uma maior internacionalização do instituto de modo a atrair mais estudantes estrangeiros.



O reitor Paulo Cesar Montagner, que conduziu a sessão solene, destacou a “cultura plural, inclusiva e inspiradora” do IFCH. “Desde a sua fundação, o instituto sempre foi uma referência. Sua atuação ultrapassa fronteiras e provoca reflexões profundas, com sua sólida formação humanística, seu rigoroso compromisso ético e sua acessibilidade social ao unir conhecimento técnico com pensamento crítico”, afirmou.
“O IFCH, por meio de sua produção acadêmica, mostra a importância do diálogo entre as diferentes áreas [do conhecimento] e é um espaço privilegiado contra a banalização do saber. Reitero aqui o compromisso da reitoria com o fortalecimento do instituto”, completou o reitor.
Foto de Capa:
