O Programa UniversIDADE, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp, foi um dos destaques na 4ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde Acessa 2025, na categoria Promoção à Saúde. A premiação, criada para valorizar projetos, serviços e tecnologias na área da saúde, anunciou os vencedores no dia 19 de agosto, em Brasília.
Para Alice Helena De Danielli, a Leninha, idealizadora do Programa UniversIDADE, a conquista simboliza mais de uma década de dedicação. “Quando soube que estávamos entre os finalistas, fiquei muito feliz. Em 2025, completamos 11 anos, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, promovendo saúde e transformando vidas”, celebrou.

Ao longo desses anos, o UniversIDADE tem se consolidado como um programa relevante e educacional. São oferecidas atividades gratuitas e interdisciplinares para pessoas com 50 anos ou mais, com média de 1.500 participantes e mais de 200 atividades por semestre nos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.
Em seu discurso de agradecimento, Leninha afirmou: “Costumo dizer que o programa é como uma Ferrari: a equipe é uma engrenagem, os instrutores são o motor e os alunos são o combustível que transforma tudo isso em movimento e vida. Essa troca de experiências é o que faz a diferença.”
Para além das vivências proporcionadas pelo programa, Leninha destaca a troca de gerações com os alunos da universidade, que participam ativamente do projeto. “Os jovens vêm para ensinar, mas também aprendem muito com os idosos. Para os alunos da graduação e pós-graduação, além da questão acadêmica, é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Eles têm muito a aprender e a levar para a vida deles”, contou.
Com uma metodologia embasada nos quatro eixos da Organização Mundial da Saúde (OMS) — saúde, educação, participação e segurança —, o UniversIDADE promove uma abordagem integral do envelhecimento ativo. As atividades são planejadas para estimular não apenas o conhecimento, mas também a socialização, a autonomia e a qualidade de vida dos participantes. “Esse prêmio é, acima de tudo, um reconhecimento ao trabalho coletivo de toda a equipe. Ele reforça o compromisso com a qualidade de vida da comunidade”, finalizou Leninha.
Foto de capa:
