A Unicamp inicia agora, em setembro, um amplo debate sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nas atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão. Organizado pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), o evento “Unicamp na Era da IA” ouvirá gestores, especialistas e pesquisadores – da Universidade e de outras instituições – para discutir estratégias, desafios e oportunidades relacionadas ao uso da IA no ensino superior.
A programação começa no dia 9 de setembro, com o Fórum Especial “Inteligência Artificial no Ensino Superior: Perspectivas na Unicamp”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão Esportes e Cultura (Proeec). Os debates continuam nos dias 10 e 11 de setembro, com especialistas, pesquisadores, gestores e convidados externos.
Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, ocorrerá o X Seminário Internacional de Inovações Curriculares do EA2, com o tema “Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior”. No dia 27 de novembro, o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu promove o “Fórum Permanente Inteligência Artificial, Ciência e Ética: Alternativas Para Um Futuro Menos Algorítmico”.

Segundo o diretor da Detic, Ricardo Dahab, o objetivo da programação é analisar o potencial da IA – seu impacto nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e na estrutura universitária –, mas também contribuir para a elaboração de parâmetros que alinhem o uso da ferramenta aos valores fundamentais da Universidade. De acordo com Dahab, serão discutidas questões primordiais, como a prioridade da criação e da autoria humana, a confiabilidade no conhecimento gerado, a integridade acadêmica e administrativa e o uso eticamente orientado. “Queremos propor reflexão. Pretendemos fornecer subsídios para que a Universidade elabore um documento que seja balizador do uso de IA na Unicamp”, explica.
O evento também marcará o lançamento do Centro de Referência em Tecnologias de Inteligência Artificial (Crefia). Diferente dos outros centros que têm foco prioritário na pesquisa, o Crefia tem como proposta oferecer apoio direto à comunidade interna para promover o uso consciente e responsável da inteligência artificial. Por conta disso, o objetivo é oferecer orientação com ferramentas, alertas sobre riscos, divulgação de boas práticas, formação e suporte técnico. O Centro terá a coordenação do professor Leonardo Tomazeli Duarte.
Para Tomazeli, o “Unicamp na Era da IA” possibilitará o debate sobre casos práticos do uso da IA na gestão universitária, pesquisa e aplicação no setor produtivo, governança de dados para uma ciência soberana e inovações em inteligência artificial.

Fórum Especial
Organizado pela Proeec, o Fórum Especial “Inteligência Artificial no Ensino Superior: Perspectivas na Unicamp” abordará as perspectivas estratégicas e as ações institucionais relacionadas à Inteligência Artificial (IA) no contexto do ensino superior, com foco na realidade da Unicamp.
Mais que discutir os impactos da IA no ensino e na aprendizagem, o evento propõe uma reflexão ampla sobre como a universidade pode se posicionar de forma ativa e responsável frente às transformações trazidas por essas tecnologias em suas diferentes frentes de atuação.
Além da dimensão estratégica, o Fórum também incluirá discussões práticas sobre o uso de IA nas atividades cotidianas da universidade, destacando o papel da Unicamp na produção de conhecimento em IA, na criação de soluções tecnológicas para a sociedade e na construção de uma visão crítica sobre os riscos e as oportunidades associadas à adoção dessas tecnologias no ensino superior. O evento acontece em 9 de setembro no Centro de Convenções.
Confira a programação completa.
Inovações Curriculares
Organizado pela EA2, o X Seminário Inovações Curriculares tem como tema central “Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior”. O evento pretende fomentar o debate sobre as transformações no campo pedagógico diante da incorporação crescente de tecnologias digitais, com especial atenção à ética, à inclusão e ao papel das universidades na formação cidadã e crítica, explica o coordenador da AE2, Silvio Consonni.
“Vivemos um momento histórico em que a educação superior precisa se reinventar diante das transformações trazidas pelas tecnologias digitais e, em especial, pela Inteligência Artificial”, disse o diretor. “O X Seminário Inovações Curriculares é mais do que um espaço de debate: é uma oportunidade para refletirmos coletivamente sobre como construir um ecossistema educacional que una inovação, responsabilidade e compromisso social”, acrescentou Consonni.

Assessor docente do Gabinete do Reitor, o professor Arnaldo Pinto Jr. diz que a intenção do evento é divulgar pesquisas e promover debates a respeito das competências e tecnologias digitais na Educação Superior, mas não apenas isso. “Outra perspectiva central para o X Seminário Inovações Curriculares é a problematização dos desdobramentos éticos, estéticos e políticos do crescente uso das plataformas de IA em inúmeras atividades profissionais”, diz ele. “Questões como inclusão digital, livre acesso aos conhecimentos e redução das desigualdades são fundamentais quando pensamos em sociedades justas e democráticas”, finaliza.
Confira as datas dos eventos
Evento 1
– 9, 10 e 11 de setembro – “Unicamp na Era da IA” (https://detic.unicamp.br/)
9 de setembro de 2025
Fórum Especial sobre Inteligência Artificial no Ensino Superior (https://www.proec.unicamp.br/forum-especial-inteligencia-artificial-no-ensino-superior-perspectivas-na-unicamp/)
Debate sobre as transformações provocadas pela IA no contexto do ensino, bem como ações institucionais planejadas para sua adoção ética e estratégica.
– 10 e 11 de setembro de 2025
Perspectivas sobre o Uso da IA na Gestão Universitária e na Pesquisa
Discussão sobre o uso da IA nas rotinas administrativas e processos de pesquisa acadêmica, promovendo inovação e eficiência na universidade
Evento 2
4, 5 e 6 de novembro
“Inteligência Artificial, Competências e Tecnologias Digitais na Educação Superior”. Este evento integra o X Seminário Internacional de Inovações Curriculares promovido pelo EA2, certo?
Apoio: Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE)
Evento 3
Dia 27 de novembro – Fórum Permanente Inteligência Artificial, Ciência e Ética: Alternativas Para Um Futuro Menos Algorítmico
Organizador: Núcleo Pagu – Karla Adriana Martins Bessa
Foto de capa:
