Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Prêmio Tese Destaque Unicamp celebra seus vencedores

Evento reúne autores, orientadores e coorientadores dos melhores trabalhos da pós-graduação de 2024

O Prêmio Tese Destaque Unicamp 2024/2025 celebrou seus vencedores nesta quarta-feira, 3 de setembro, em uma cerimônia que contou com a presença do reitor, Paulo Cesar Montagner, do coordenador-geral, Fernando Coelho, e da pró-reitora de Pós-Graduação (PRPG), Cláudia Morelli, além de convidados. Foram concedidos um prêmio e uma menção honrosa para as melhores teses defendidas em 2024 e homologadas até 31 de março deste ano de cada uma das áreas de conhecimento: engenharias e tecnológicas; ciências humanas e artes; ciências exatas e da terra; e ciências biológicas e da saúde.

“A pós-graduação tem desafios enormes e cada uma das teses representa anos de dedicação. A premiação reconhece a qualidade dos trabalhos e o esforço de cada pesquisa, que merece ser celebrado. Mais do que documentos acadêmicos, as teses são patrimônios e desempenham um papel expressivo em todas as áreas do conhecimento”, destacou o reitor.

As melhores teses defendidas em 2024 compreendem as áreas de engenharias e tecnológicas; ciências humanas e artes; ciências exatas e da terra; e ciências biológicas e da saúde
As melhores teses defendidas em 2024 compreendem as áreas de engenharias e tecnológicas; ciências humanas e artes; ciências exatas e da terra; e ciências biológicas e da saúde

Para Coelho, o prêmio reitera o comprometimento da Unicamp com a qualidade acadêmica. “A pós-graduação, alinhada com a pesquisa, qualifica a inovação. O momento é de comemorar o que a Universidade tem de melhor. Algumas dessas teses, inclusive, também foram selecionadas em premiações nacionais.”

Já a pró-reitora enfatizou o rigoroso e dedicado trabalho feito para a seleção das teses, avaliadas segundo critérios de originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, metodologia utilizada, qualidade da redação e estrutura/organização do texto.

A premiação começou em 2022 e, além de destacar o mérito individual dos pesquisadores, também avalia o impacto significativo das pesquisas na sociedade e na comunidade científica. “Valorizamos o mérito de cada pesquisador e de seu coordenador. O prêmio nos orgulha muito e mostra a força e a qualidade da nossa pós-graduação.”, comemora Morelli.

Esta edição teve um aumento de quase 64% em relação ao primeiro ano, em 2022
Esta edição teve um aumento de quase 64% em relação ao primeiro ano, em 2022

Desde a sua criação, o prêmio registra crescimento expressivo nas candidaturas. Em 2022, na primeira edição, foram inscritas 147 teses. Em 2023, o número saltou para 216, e, em 2024, chegou a 230 trabalhos, representando um aumento de quase 64% em relação ao primeiro ano. “Queremos que o prêmio atraia cada vez mais inscrições”, completa a pró-reitora.

Autores, orientadores e coorientadores das melhores teses receberam seus diplomas durante a cerimônia. A premiação, dividida em dois valores, foi de R$5 mil para a tese destaque e R$3 mil para a menção honrosa.

Dupla premiação

Dois trabalhos vencedores do Prêmio Tese Destaque Unicamp também foram contemplados no Prêmio Capes de Tese 2025. A pesquisa “Desenvolvimento de bio(sensores) eletroquímicos acessíveis para aplicações no ponto de atendimento”, de Lucas Felipe de Lima, vencedora na área de ciências exatas e da terra, foi premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Já a tese “Desenvolvimento de novas membranas baseadas em óxido de grafeno para remoção de contaminantes em água”, de Tauany de Figueiredo Neves, vencedora da área de engenharias e tecnológicas, entrou na lista de menção honrosa da Capes.

Os premiados Tauany de Figueiredo Neves e  Lucas Felipe de Lima: planos de pós-doutoramento
Os premiados Tauany de Figueiredo Neves e Lucas Felipe de Lima: planos de pós-doutoramento

Lima, pesquisador de Sorocaba (SP) de 33 anos, comemorou a dupla conquista. “É a primeira vez que a área de química vence. Fiquei feliz, não imaginava. Agora é partir para o pós-doutorado e começar a prestar concursos. Quero me tornar docente”, contou o pesquisador, cujo trabalho com sensores eletroquímicos atraiu a atenção pela possibilidade de detectar diversas doenças por meio da saliva de pacientes sem a necessidade de exames laboratoriais.

Neves, de Ribeirão Preto (SP), de 29 anos, que também planeja prestar concursos, esbanjou sorrisos. “Estou em êxtase, não imaginava chegar tão longe. É muito gratificante o reconhecimento. Pretendo seguir na área, fazer o pós-doutorado, tenho projeto recém-aprovado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), ainda estou aprendendo”, disse. A doutora em tecnologia na área ambiental pela Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp criou uma membrana eficiente na remoção de contaminantes presentes na água, como corantes, fármacos e materiais tóxicos.

Veja as fotos dos premiados:

Confira a lista dos vencedores:

Lista dos premiados no Prêmio Tese  Destaque
Ir para o topo