Considerado um dos eventos mais tradicionais da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia do país, o encontro anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) acontecerá na Unicamp, entre os dias 22 e 24 de outubro, com foco na defesa da democracia. Esta será a 49ª edição do encontro, que discutirá os principais problemas contemporâneos por meio de colóquios, mesas-redondas, conferências e apresentação de pesquisas. A edição 2025 terá uma etapa virtual – prevista para os dias 15, 16 e 17 de outubro.

Nesta edição de 2025, serão debatidos temas como neoliberalismo e religião; perspectivas das transformações sociais no Brasil; desafios da democratização; mídias digitais, política e fronteiras do religioso; conservadorismo e gênero; educação para as relações étnico-raciais e equidade e diversidade pela perspectiva negra, indígena e quilombola.
“É muito importante que os encontros anuais da Anpocs possam reunir professores, pesquisadores e intelectuais comprometidos com a consolidação da democracia”, disse a presidente da Anpocs, Maria Filomena Gregori, que, no início da semana, encontrou-se com o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, para discutir detalhes da organização do evento.
“Trata-se de um encontro de uma associação que, no ano que vem, completará 50 anos; e a Universidade celebrará 60 anos em 2026, ambas preservando os valores democráticos”, acrescentou Gregori.
A presidente enfatizou que, no evento, os temas são abordados em uma perspectiva científica, com a produção de dados s conhecimento, a formulação de políticas públicas e a consolidação dos direitos das minorias. “Portanto, é importantíssimo, no momento atual, que tenhamos essas interações”, concluiu.

A previsão é que, neste ano, o congresso ocupe 33 salas de 11 unidades da Universidade, em atividades que ocorrerão ao longo do dia e à noite. Na 48ª edição, em 2024 – também realizada na Unicamp –, o evento registrou 2,3 mil inscrições.
Segundo Montagner, a Unicamp está aberta para acolher congressos futuros da Anpocs. “Para nós, é um orgulho receber o evento, pelo ambiente que cria e porque coloca a Unicamp como ponto focal nas discussões sobre os problemas centrais do país e as grandes questões contemporâneas”, disse o reitor.
O encontro contou ainda com as presenças do professor Mário Medeiros, docente do IFCH e diretor de publicações da Anpocs, e do gerente da associação, Bruno Ranieri. Também participaram os professores Sávio Cavalcante, chefe de Gabinete, Osvaldir Taranto e Zigomar Menezes de Souza, chefe de gabinete adjunto.
Foto de capa:
