Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Reitor é agraciado com medalha ‘Heróis do Fogo’

Em evento, Unicamp e Corpo de Bombeiros descerraram pedra fundamental da nova sede dos bombeiros no campus

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, foi agraciado com a medalha “Heróis do Fogo”, outorgada pela Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Fundabom), nesta quinta-feira (4). A homenagem ocorreu em evento de comemoração do 5º aniversário de criação do Comando de Bombeiros do Interior 1 (CBI-1) no Auditório do Campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Na ocasião, também foi feito o descerramento da pedra fundamental da nova sede do CB-1, que está em construção dentro do campus da Universidade.

Montagner ressaltou a importância da presença do Corpo de Bombeiros (CB) no campus de Barão Geraldo “não só para a proteção da nossa comunidade universitária – que trabalha com algumas questões e materiais de risco –, mas, sobretudo, para a segurança e a proteção à vida de todo o entorno da Unicamp, uma região que será beneficiada com a atenção dessa importante corporação”.

O reitor expressou a satisfação e a motivação proporcionada pela homenagem e lembrou que participou das tratativas para a celebração de convênio entre a Universidade e o CB ainda na gestão do reitor Tadeu Jorge (2013-2017), que foi concretizado na gestão do reitor Antonio Meirelles (2021-2024).

Parceria

A construção do novo quartel-sede do CBI-1 foi mencionada pelo deputado federal licenciado e atual secretário de Segurança Pública de São Paulo Guilherme Derrite, pelo comandante do CB de São Paulo, coronel Alexandre Merlin, e pelo comandante do bombeiro do comando regional, coronel Diógenes Martins Munhoz.

Munhoz destacou que a sede do CBI-1 coordena as ações de urgência e emergência em 168 municípios do interior paulista, de modo que a instalação da estrutura dentro do campus une duas instituições com nomes fortes. “Além disso, a população também ganha porque, junto com a sede, teremos um Posto de Bombeiros para atendimento que terá 24 servidores, divididos em três turnos, para atender urgências e emergências demandadas na região de Campinas. Hoje, Campinas tem seis Estações de Bombeiros, e vai passar a contar com sete.”

Da esquerda para a direita, Guilherme Derrite, Diógenes Martins Munhoz, Alexandre Merlin e o reitor Paulo Cesar Montagner: terreno foi cedido pela Unicamp; obra deve estar concluída no primeiro semestre de 2026
Da esquerda para a direita, Alexandre Merlin, Diógenes Martins Munhoz, Guilherme Derrite, e o reitor Paulo Cesar Montagner: terreno foi cedido pela Unicamp; obra deve estar concluída no primeiro semestre de 2026

O terreno cedido gratuitamente pela Unicamp para a construção tem área de 5 mil m² e está localizado entre as avenidas Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira e José Próspero Jacobucci – próximo à rotatória de acesso à rodovia Dom Pedro e à avenida que liga a Unicamp à PUC-Campinas. A expectativa é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2026. “É uma obra robusta, com valor superior a R$ 9 milhões e período de construção de 12 meses”, disse Merlin.

O comandante do CB informou ainda que, neste ano, o CBI-1 já atendeu cerca de 100 mil ocorrências, que permitiram socorrer mais de 40 mil pessoas. Merlin também parabenizou os agraciados com a medalha, entre eles o prefeito de Campinas Dário Saadi: “Tenho certeza de que essa honraria foi concedida em forma de reconhecimento pela contribuição de cada um com o Corpo de Bombeiros, com a sociedade paulista, com a segurança pública e com o Estado de São Paulo”.

Derrite reforçou o compromisso de continuar investindo no CB e apoiando o plano de expansão da instituição. “É uma instituição fundamental para a sociedade. Já inauguramos alguns quartéis, como em Nova Odessa e Sumaré. Nosso objetivo é diminuir o tempo de resposta e atender a população o mais rápido possível, porque cada segundo faz a diferença.”

Foto de capa:

Medalha ‘Heróis do Fogo’ foi outorgada pela Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Medalha ‘Heróis do Fogo’ foi outorgada pela Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Ir para o topo