O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, foi agraciado com a medalha “Heróis do Fogo”, outorgada pela Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Fundabom), nesta quinta-feira (4). A homenagem ocorreu em evento de comemoração do 5º aniversário de criação do Comando de Bombeiros do Interior 1 (CBI-1) no Auditório do Campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Na ocasião, também foi feito o descerramento da pedra fundamental da nova sede do CB-1, que está em construção dentro do campus da Universidade.
Montagner ressaltou a importância da presença do Corpo de Bombeiros (CB) no campus de Barão Geraldo “não só para a proteção da nossa comunidade universitária – que trabalha com algumas questões e materiais de risco –, mas, sobretudo, para a segurança e a proteção à vida de todo o entorno da Unicamp, uma região que será beneficiada com a atenção dessa importante corporação”.
O reitor expressou a satisfação e a motivação proporcionada pela homenagem e lembrou que participou das tratativas para a celebração de convênio entre a Universidade e o CB ainda na gestão do reitor Tadeu Jorge (2013-2017), que foi concretizado na gestão do reitor Antonio Meirelles (2021-2024).


Parceria
A construção do novo quartel-sede do CBI-1 foi mencionada pelo deputado federal licenciado e atual secretário de Segurança Pública de São Paulo Guilherme Derrite, pelo comandante do CB de São Paulo, coronel Alexandre Merlin, e pelo comandante do bombeiro do comando regional, coronel Diógenes Martins Munhoz.
Munhoz destacou que a sede do CBI-1 coordena as ações de urgência e emergência em 168 municípios do interior paulista, de modo que a instalação da estrutura dentro do campus une duas instituições com nomes fortes. “Além disso, a população também ganha porque, junto com a sede, teremos um Posto de Bombeiros para atendimento que terá 24 servidores, divididos em três turnos, para atender urgências e emergências demandadas na região de Campinas. Hoje, Campinas tem seis Estações de Bombeiros, e vai passar a contar com sete.”

O terreno cedido gratuitamente pela Unicamp para a construção tem área de 5 mil m² e está localizado entre as avenidas Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira e José Próspero Jacobucci – próximo à rotatória de acesso à rodovia Dom Pedro e à avenida que liga a Unicamp à PUC-Campinas. A expectativa é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2026. “É uma obra robusta, com valor superior a R$ 9 milhões e período de construção de 12 meses”, disse Merlin.
O comandante do CB informou ainda que, neste ano, o CBI-1 já atendeu cerca de 100 mil ocorrências, que permitiram socorrer mais de 40 mil pessoas. Merlin também parabenizou os agraciados com a medalha, entre eles o prefeito de Campinas Dário Saadi: “Tenho certeza de que essa honraria foi concedida em forma de reconhecimento pela contribuição de cada um com o Corpo de Bombeiros, com a sociedade paulista, com a segurança pública e com o Estado de São Paulo”.
Derrite reforçou o compromisso de continuar investindo no CB e apoiando o plano de expansão da instituição. “É uma instituição fundamental para a sociedade. Já inauguramos alguns quartéis, como em Nova Odessa e Sumaré. Nosso objetivo é diminuir o tempo de resposta e atender a população o mais rápido possível, porque cada segundo faz a diferença.”
Foto de capa:
