Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Estudante do Cotil participa de Olimpíada de Inteligência Artificial na China

Miguel Cyrineu Vale foi classificado para a etapa internacional da competição realizada agosto, em Pequim

Os estudantes de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) Mateus Daroz e Miguel Cyrineu Vale participaram da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA).

Mateus chegou até a terceira fase, enquanto Miguel foi classificado para a etapa internacional da competição realizada entre 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

A ONIA é uma iniciativa da EduSpace, pelo Hub de Inovação em Inteligência Artificial (H2IA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

A competição nacional teve quatro fases, sendo que Miguel esteve entre os quatro primeiros classificados, compondo o grupo de brasileiros selecionados para a viagem. Na China, os estudantes participaram de atividades e provas em equipe e individuais. Neste ano, nenhum dos brasileiros conquistou medalha.

De volta ao Brasil, Miguel contou sobre a experiência na China e sobre ter ampliado o seu conhecimento sobre IA.

“O mais legal foi a conexão durante a viagem. Tínhamos um interesse em comum, que é a Inteligência Artificial, e as conversas fluíam de maneira interessante. Conversávamos sobre comida, cultura, música e foi muito legal”, afirmou o estudante.

Ainda no Brasil, durante a última fase da olimpíada nacional, 28 estudantes tiveram acesso ao supercomputador Santos Dumont-RJ, localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e hoje sob responsabilidade da LNCC. A máquina está entre as 100 mais potentes do mundo.

Assista ao vídeo:

Foto de capa:

A competição nacional teve quatro fases antes da classificação para a participação do evento na China
A competição nacional teve quatro fases antes da classificação para a participação do evento na China
Ir para o topo