A cerimônia de premiação do “V Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp–Instituto Vladimir Herzog” (Pradh) acontecerá na próxima segunda-feira (15), a partir das 9 horas. O evento contará com seminário para apresentação e discussão das 13 pesquisas premiadas, além de homenagem a Erika Hilton, Padre Júlio Lancellotti e Célia Tupinambá.
A programação ocorrerá de forma on-line, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do Instituto Vladimir Herzog e da Diretoria Executiva Direitos Humanos (DEDH) da Unicamp, e interpretação em Libras. Pela manhã, será feita a apresentação dos homenageados e a menção aos premiados — que receberão o troféu e diploma posteriormente em seus domicílios.
No período da tarde, entre 13h30 e 17h30, os autores farão a apresentação e a discussão com o público das pesquisas premiadas. “É muito interessante que a gente consiga reunir, no evento, todas as áreas — para deixar registrado que a Educação em Direitos Humanos cabe em todos os campos científicos, inclusive nas chamadas “ciências duras’”, ressalta a professora da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp e coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Universidade, Heloisa Lins, que coordenou a Comissão Organizadora da edição 2025 do Prêmio.
Concorreram à premiação pesquisas acadêmicas de graduação e de pós-graduação concluídas em 2024, realizadas em universidades públicas do Estado de São Paulo em cinco categorias: ciências exatas, engenharia e tecnologia; ciências biológicas e da saúde; ciências humanas, sociais e econômicas; artes, comunicação e linguagem; e educação.
Lins destaca também o engajamento social dos cerca de 50 docentes, de diferentes universidades brasileiras, que trabalharam voluntariamente nas comissões avaliadoras temáticas dos trabalhos.

Direitos humanos na academia
O “Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp–Instituto Vladimir Herzog” visa fortalecer o compromisso entre a universidade pública e a sociedade na defesa, direta ou indireta, dos direitos humanos das gerações do presente e do futuro.“A ideia é criar essa cultura de direitos humanos na área acadêmica, transbordando para o ambiente social — que, infelizmente, está muito habituado às violências todas, que têm tentado desmantelar o Estado Democrático de Direito”, defende a docente.
O reconhecimento acadêmico tem também o papel de legitimar os direitos humanos como um campo científico interdisciplinar — inserindo o tema, cada vez mais nos currículos. “Por exemplo, para combater o anti-intelectualismo que só faz aumentar os negacionismos, não só climáticos como históricos. É muito bonito ver estudantes querendo fazer uma ciência vinculada à cidadania e às possibilidades plenas de existência no planeta”.
A professora afirma, também, que percebeu um aumento de pesquisas com esse tema em diferentes áreas do conhecimento, além de uma compreensão de direitos humanos atrelados a direitos ambientais. “Epistemologicamente, percebo como um grande desafio trazer pesquisas que se sustentem em todas essas cinco áreas com a qualidade que vimos [nessa edição do prêmio]”.
Na edição de 2025, surpreendeu a queda no número de inscrições: foram 58 pesquisas avaliadas, ante 133 homologadas na edição de 2024. “Lamentavelmente, se analisarmos da primeira edição para cá, percebemos uma diminuição significativa”.
Lins argumenta que é preciso seguir avaliando para compreender melhor o fenômeno, mas que existe a possibilidade de adaptações para as próximas edições. Existe a intenção, por exemplo, de nacionalizar o Prêmio, expandindo as inscrições para pesquisas de todo o país.
Confira as pesquisas vencedoras:
Ciências exatas, engenharia e tecnologia
Mestrado – “Os caminhos das Señoritas: estudo sobre metodologia de desenvolvimento de software com valores solidários numa cooperativa de ciclo entregas”
Autor: Gustavo Nicolau Gonçalves
Orientador: professor Romis Ribeiro de Faissol Attux – Unicamp
Doutorado – “BioAutoML: Democratizing Machine Learning in Life Sciences”
Autor: Robson Parmezan Bonidia
Orientador: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho – USP
Ciências biológicas e da saúde
Graduação – “Impactos psicossociais da violência do Estado: demandas e itinerários em saúde”
Autora: Catarina Kuvasney Lima
Orientadora: Maria Cristina Gonçalves Vicentin – USP
Mestrado – “O efeito da pandemia de COVID-19 na mortalidade materna e na via de parto dos adolescentes brasileiros”
Autora: Maite Borges Gomes
Orientador: professor José Paulo de Siqueira Guida – Unicamp
Doutorado – “Cuidado Integral ao Aborto: Tipos de manejo, análise de complicações e experiência do cuidado”
Autor: Nélio Neves Veiga Júnior
Orientador: professor Luiz Francisco Cintra Baccaro – Unicamp
Ciências humanas, sociais e econômicas
Graduação – “Regime jurídico da Lei de Anistia à luz da Constituição de 1988 e da Convenção Americana de Direitos Humanos: tensões e contradições”
Autor: Leonardo Bastos Stevanato
Orientadora: professora Cynthia Soares Carneiro – USP
Mestrado – “(In)visibilização juvenil feminina: uma análise sobre o Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo 2014-2024 e as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado no Estado de São Paulo”
Autora: Isabella Cristina Cardoso França
Orientadora: professora Carolina Martins Marinho – UFABC
Doutorado – “Vozes das Catástrofes: Teias de Resistência Xikrin Entre Belo Monte e a COVID-19”
Autora: Rochelle Foltram
Orientador: professor Pedro Augusto Lolli – UFSCAR
Artes, comunicação e linguagem
Graduação – “Reflexões sobre Alfabetização de Adultos em Língua de Acolhimento: um relato de caso com migrantes haitianos”
Autora: Clara Motta de Souza Pinto
Orientadora: professora Ana Cecília Cossi Bizon – Unicamp
Mestrado – “Alfabetização de crianças migrantes em uma escola da rede municipal de São Paulo: ler e escrever o mundo pela expressão de si próprio”
Autor: Thiago Martins de Magalhães
Orientadora: Dayane Celestino Almeida – Unicamp
Doutorado – “Narrativas de exclusão e resistência: memórias de mulheres em privação de liberdade”
Autora: Elaine Pereira Andreatta
Orientadora: Daniela Palma – Unicamp
Educação
Graduação – “O novo ambiente de violência infantojuvenil: a pedofilia nos games on-line”
Autora: Katherine T. Miranda de Oliveira
Orientadora: professora Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis – Unicamp
Mestrado – “Corpografias negras: Afetividades e pedagogias emancipatórias em práticas antirracistas”
Autora: Fabiana Rodrigues da Silva
Orientador: professor Diego dos Santos Reis – USP
Foto de capa:
