Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Cardiologista da Unicamp preside 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia

O evento receberá cerca de 8 mil participantes, com mais de 600 palestrantes nacionais e 15 convidados internacionais

O maior congresso de cardiologia do Hemisfério Sul, o Congresso Brasileiro de Cardiologia, será presidido pela primeira por um docente aposentado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Otávio Rizzi Coelho. A 80ª edição do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) será realizada entre os dias 18 e 20 de setembro, em São Paulo, na Universidade Anhembi Morumbi, e receberá cerca de 8 mil participantes, com mais de 600 palestrantes nacionais e 15 convidados internacionais, divididos entre 17 salas e 5 arenas para conferências, apresentação de pesquisas, debates sobre novos estudos e tecnologias inéditas.

Cardiologista da Unicamp preside 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Na programação, há mais de 200 atividades. “Os especialistas discutirão as inovações em tratamentos, incluindo a aplicação da inteligência artificial na prática clínica, que chegou para acrescentar nos tratamentos e diagnósticos. Temas como saúde cardiovascular da mulher, dos idosos, novos debates sobre prevenção da hipertensão, prevenção primordial, longevidade, entre outros, também estarão em evidência”, ressalta Coelho, que encerrou suas atividades na FCM e no Hospital de Clínicas da Unicamp em 2024.

Um dos principais destaques do evento, diz Coelho, são as diretrizes que serão lançadas durante o congresso, como a Diretriz de Síndrome Coronária Crônica, a Diretriz de Dislipedemias e Prevenção de Aterosclerose, a Diretriz Brasileira de Atendimento da Dor Torácica na Unidade de Emergência, a Diretriz de Fibrilação Atrial, a Diretriz para tratamento da Obesidade e Prevenção de Doença Cardiovascular, a Diretriz da Hipertensão Arterial 2025 e o Posicionamento sobre a Saúde Cardiometabólica ao longo do Ciclo da Mulher. “O Congresso representa um marco para a cardiologia brasileira. Não celebra apenas a história da SBC, mas o futuro que construímos juntos. Ao logo de oito décadas, o evento se consolidou como um importante espaço de troca de conhecimentos, inovações e networking”, reforça o presidente.

Ir para o topo