A instituição francesa École des Hautes Études en Sciences Sociales/EHESS (Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, na tradução) – formalizou, nesta quarta-feira (17), convite para que a Unicamp passe a integrar a Rede Cone Sul, projeto acadêmico iniciado há dois anos e que reúne pesquisadores de universidades do Chile, Argentina, Uruguai e do Brasil.
A rede é coordenada por pesquisadores e professores da EHESS e conta com a participação de diversas instituições de ensino superior e pesquisa da América do Sul. Do Brasil, já fazem parte da rede a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Segundo o vice-presidente de Relações Internacionais da EHESS, o professor Leopoldo Iribarren, o objetivo da rede é promover pesquisas conjuntas, além de estimular o intercâmbio de pesquisadores. “Queremos levar pesquisadores a Paris e trazer pesquisadores para América do Sul”, explicou.

“O Brasil é um importante laboratório no estudo das ciências sociais e a Unicamp pode ser muito importante nesse processo”, argumentou o reitor da EHESS, Romain Huret. Segundo ele, a escola conta com cerca de 3 mil estudantes de mestrado e doutorado e aproximadamente a metade é formada por estudantes estrangeiros. “Grande parte deles, brasileiros”, assegura. “Temos o máximo interesse em participar”, disse o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner. “Queremos, cada vez mais, estreitar as nossas relações com a EHESS”, acrescentou.
Montagner lembrou que a Unicamp mantém relações já consolidadas com a escola francesa. “Temos convênios de cotutela na Faculdade de Educação [FE], no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas [IFCH], além de pesquisas conjuntas no IEL [Instituto de Estudos da Linguagem] e no Instituto de Artes [IA]”, disse o reitor. “Mas como somos uma universidade multidisciplinar, achamos que será possível ampliar esses acordos para outras áreas”, afirmou.
Participaram do encontro, o professor Alexandro Paixão, da Faculdade de Educação da Unicamp, e a consultora para assuntos internacionais, professora Luana Mattos. Também estiveram presentes, o vice-reitor para Assuntos de Pesquisa, Rainer Kiesow, e a professora Cláudia Damasceno, diretora do Centro de Pesquisa Colonial e Brasil Contemporâneo da EHESS.
Foto de capa:
