Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Consórcio HUC reforça rede colaborativa entre 13 universidades das Américas e Caribe

Assembleia geral do grupo que reúne 13 universidades de 12 países acontece na Unicamp

A Unicamp recebe pela primeira vez a assembleia geral do Hemispheric University Consortium (HUC), grupo formado em 2018 que reúne 13 universidades de 12 países. Em três dias, a partir desta segunda-feira, 29 de setembro, temas como sustentabilidade, saúde pública, bioeconomia e inclusão social estarão no centro dos debates.

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, que destaca que a universidade é a única instituição do Brasil que integra a rede colaborativa, ressaltou a importância da reunião. “A Unicamp tem participado ativamente de grandes consórcios como esse em razão dos desafios que temos, como a preservação da democracia e as questões climáticas e econômicas. São pautas importantes para ajudar a pensar o futuro, que é a nossa grande missão.”

Programação das atividades do consórcio HUC foi aberta nesta segunda-feira (29); Unicamp é a única instituição do Brasil que integra a rede colaborativa
Programação das atividades do consórcio HUC foi aberta nesta segunda-feira (29); Unicamp é a única instituição do Brasil que integra a rede colaborativa

O argentino Julían Rodríguez, reitor da Universidade Austral e atual presidente do consórcio, afirmou que o foco está na colaboração, tanto nas questões acadêmicas quanto de pesquisa. “O consórcio HUC é bastante único, pois reúne um pequeno grupo de universidades de grande qualidade de toda a América, do Canadá até a Argentina, para trabalhar sobre questões que afetam a todos. Estamos agradecidos por estarmos reunidos pela primeira vez em Campinas”, disse.

Rodríguez faz questão de destacar que os projetos HUC produzem e geram ações concretas. “Um exemplo é um programa para estudantes que se chama Students Dialogues, no qual reunimos, de maneira virtual, alunos das diferentes universidades para debater temas sobre como vivem, sobre a situação estudantil de seus países e seus objetivos”, relata. “Por meio de workshops ministrados por docentes de diversas instituições do HUC, os estudantes discutem desafios globais e elaboram propostas inovadoras dentro de uma comunidade internacional.”

Rafael Dias, diretor executivo de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp, destaca ainda que as oportunidades de colaboração do consórcio em atividades de extensão. “É um grupo preocupado em gerar ações que causem impactos no mundo real. Nesse evento, gestores, reitores e membros vão apresentar o que cada universidade está fazendo com o objetivo de pensar o desenvolvimento da rede e apontar o direcionamento e encaminhamento dessas ações”, completa.

Reitores participantes da reunião anual dá rede internacional de universidades
Reitores participantes da reunião anual dá rede internacional de universidades

Integrantes do Hemispheric University Consortium (HUC)

1. Universidade Austral (Argentina)

2. Universidade Estadual de Campinas (Brasil)

3. Universidade York (Canadá)

4. Universidade das Índias Ocidentais (Caribe)

5. Universidade Andrés Bello (Chile)

6. Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)

7. Universidade dos Andes (Colômbia)

8. Universidade da Costa Rica (Costa Rica)

9. Pontifícia Universidade Católica Madre y Maestra (República Dominicana)

10. Universidade San Francisco de Quito (Equador)

11. Tec de Monterrey (México)

12. Universidade Peruana Cayetano Heredia (Peru)

13. Universidade de Miami (Estados Unidos)

Foto de capa:

Consórcio HUC é composta de 13 universidades das Américas e Caribe
Consórcio HUC é composta de 13 universidades das Américas e Caribe
Ir para o topo