A Unicamp é a universidade pública estadual do Brasil com mais interações nas mídias sociais e lidera o ranking divulgado pela Social Media Gov, referente ao primeiro semestre de 2025.
O ranking analisou 61 perfis de instituições de ensino superior estaduais e considerou métricas de engajamento e interação, como comentários, compartilhamentos e curtidas no Instagram, Facebook, TikTok, X (antigo Twitter) e YouTube. Neste período, a Unicamp somou mais de 720 mil envolvimentos, de acordo com a plataforma.
Quando considerado o posicionamento entre as universidades estaduais e federais, a Unicamp ocupa o segundo lugar no ranking, atrás somente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A lista, divulgada pela empresa especializada no atendimento a órgãos governamentais, apresenta as dez instituições com os melhores resultados no período.
Também foram divulgados os rankings de outros órgãos, como prefeituras, governos estaduais e federal, câmaras municipais, assembleias legislativas, Judiciário federal, tribunais de contas, Ministério Público, entre outros.
Crescimento e amadurecimento dos perfis
O resultado apresentado em 2025 reflete o crescimento e o amadurecimento das mídias sociais da Unicamp nos últimos anos.
Em 2024, no ranking das universidades públicas estaduais, a Unicamp aparecia em segundo lugar, com 1,027 milhão de envolvimentos, atrás somente da Universidade de São Paulo (USP), que somava 1,502 milhão. Na lista incluindo as universidades estaduais e federais e institutos federais, a Unicamp ocupava a sexta posição.
Para o coordenador da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) Unicamp, Márcio Cataia, os rankings são resultado de um trabalho contínuo e estratégico realizado pela equipe.
“As redes sociais são uma ferramenta essencial para que o conhecimento científico e a vida que existe dentro da universidade consigam chegar à sociedade. Isso é importante para que a universidade pública e gratuita seja cada vez mais reconhecida e valorizada”, afirmou.
A produção de vídeos curtos, que ganhou mais espaço nos perfis nos últimos anos, também tem ampliado o alcance, permitindo que a Universidade chegue a um público cada vez mais amplo, que não tem, necessariamente, proximidade com a academia e com o meio científico.
“O posicionamento da Unicamp nesses rankings nos mostra que nem sempre é necessário realizar trends ou se submeter à lógica do algoritmo para alcançar as pessoas. Tudo isso é possível com conteúdos de qualidade e responsáveis”, acrescenta Cataia.

Postagens com mais interações
Entre as postagens com mais interações em 2025, estão a notícia de que a Unicamp comprou uma área para realizar a maior expansão do programa de moradia estudantil (com 332 mil visualizações) e um trecho do programa “Analisa”, publicado na íntegra no canal da TV Unicamp no YouTube, que traz uma entrevista com o professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, Bruno Martarello De Conti, sobre o PIX e a soberania nacional (254 mil visualizações).
Outros destaques são fotos aéreas e noturnas do campus de Barão Geraldo (362,4 mil visualizações) e a reportagem produzida pelo Jornal da Unicamp sobre a relação neocolonial entre chefs de cozinha e povos nativos (226,8 mil visualizações).
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