Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Unicamp é líder nacional em engajamento nas mídias sociais entre as universidades estaduais

Ranking analisou 61 perfis de instituições de ensino superior e considerou métricas de engajamento e interação

A Unicamp é a universidade pública estadual do Brasil com mais interações nas mídias sociais e lidera o ranking divulgado pela Social Media Gov, referente ao primeiro semestre de 2025.

O ranking analisou 61 perfis de instituições de ensino superior estaduais e considerou métricas de engajamento e interação, como comentários, compartilhamentos e curtidas no Instagram, Facebook, TikTok, X (antigo Twitter) e YouTube. Neste período, a Unicamp somou mais de 720 mil envolvimentos, de acordo com a plataforma.

Quando considerado o posicionamento entre as universidades estaduais e federais, a Unicamp ocupa o segundo lugar no ranking, atrás somente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ranking divulgado pela Social Media Gov, referente ao primeiro semestre de 2025
Ranking divulgado pela Social Media Gov, referente ao primeiro semestre de 2025

A lista, divulgada pela empresa especializada no atendimento a órgãos governamentais, apresenta as dez instituições com os melhores resultados no período.

Também foram divulgados os rankings de outros órgãos, como prefeituras, governos estaduais e federal, câmaras municipais, assembleias legislativas, Judiciário federal, tribunais de contas, Ministério Público, entre outros.

Crescimento e amadurecimento dos perfis

O resultado apresentado em 2025 reflete o crescimento e o amadurecimento das mídias sociais da Unicamp nos últimos anos.

Em 2024, no ranking das universidades públicas estaduais, a Unicamp aparecia em segundo lugar, com 1,027 milhão de envolvimentos, atrás somente da Universidade de São Paulo (USP), que somava 1,502 milhão. Na lista incluindo as universidades estaduais e federais e institutos federais, a Unicamp ocupava a sexta posição.

Para o coordenador da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) Unicamp, Márcio Cataia, os rankings são resultado de um trabalho contínuo e estratégico realizado pela equipe.

“As redes sociais são uma ferramenta essencial para que o conhecimento científico e a vida que existe dentro da universidade consigam chegar à sociedade. Isso é importante para que a universidade pública e gratuita seja cada vez mais reconhecida e valorizada”, afirmou.

A produção de vídeos curtos, que ganhou mais espaço nos perfis nos últimos anos, também tem ampliado o alcance, permitindo que a Universidade chegue a um público cada vez mais amplo, que não tem, necessariamente, proximidade com a academia e com o meio científico.

“O posicionamento da Unicamp nesses rankings nos mostra que nem sempre é necessário realizar trends ou se submeter à lógica do algoritmo para alcançar as pessoas. Tudo isso é possível com conteúdos de qualidade e responsáveis”, acrescenta Cataia.

Ranking - 2024 (universidades estaduais)
Ranking 2024 (universidades estaduais)

Postagens com mais interações

Entre as postagens com mais interações em 2025, estão a notícia de que a Unicamp comprou uma área para realizar a maior expansão do programa de moradia estudantil (com 332 mil visualizações) e um trecho do programa “Analisa”, publicado na íntegra no canal da TV Unicamp no YouTube, que traz uma entrevista com o professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, Bruno Martarello De Conti, sobre o PIX e a soberania nacional (254 mil visualizações).

Outros destaques são fotos aéreas e noturnas do campus de Barão Geraldo (362,4 mil visualizações) e a reportagem produzida pelo Jornal da Unicamp sobre a relação neocolonial entre chefs de cozinha e povos nativos (226,8 mil visualizações).

Foto de capa:

No período analisado, a Unicamp somou mais de 720 mil envolvimentos, de acordo com a plataforma.
No período analisado, a Unicamp somou mais de 720 mil envolvimentos, de acordo com a plataforma.
Ir para o topo