Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notas e comunicados

Empresa faz uso indevido do nome da Universidade em propaganda comercial

A C4 Científica Brazil Importação e Exportação Ltda já foi notificada pela Procuradoria Geral

A Procuradoria-Geral (PG) da Unicamp notificou a empresa C4 Científica Brazil Importação e Exportação Ltda para que interrompa, imediatamente, o uso do nome da Universidade em qualquer material publicitário – a eletrônico ou físico – sob pena de adoção de medidas judiciais cabíveis. A Universidade informa não ter qualquer vínculo com a empresa e com a implantação do projeto de estufa, como chegou a ser veiculada pela empresa em sua conta no Linkedin. Nesta conta, a empresa afirma, de forma inverídica, ter parceria com a Universidade, em projeto de implantação de estufa de pesquisa de alto desempenho para fenotipagem de plantas.

Segundo a PG, a Pró-Reitoria de Pesquisa informou que consultadas as unidade de ensino, pesquisa e extensão e os centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa da Unicamp, “não foi identificado qualquer vínculo com o desenvolvimento do produto ou pesquisa mencionados, nem parceria firmada com a empresa C4 Científica. De acordo com a PG, o mesmo ocorreu com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação – que não reportou vínculo com a empresa.

Para a PG, o uso não autorizado do nome da Unicamp constitui fato preocupante, com potencial para abalar sua reputação institucional e credibilidade científica, além de representar risco ao consumidor, que pode ser induzido a erro quanto à origem e à legitimidade do produto ou serviço.

Confira o parecer PG:

Ir para o topo