Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A XXI Jornada de Educadores Dedic, aberta nesta segunda-feira (13 de outubro), celebra a atuação dos profissionais da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp com uma intensa programação de dois dias, no Instituto de Geociências, com debates referenciados pelo tema central: “Direitos da Comunidade Escolar: Diálogos para Fortalecer a Prática Educativa”. Além das palestras, há ainda uma exposição com alguns dos projetos realizados com as crianças do espaço socioeducativo, que atende filhos e filhas de servidores da Unicamp, da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) e de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade.

Na abertura do evento, o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, definiu a Dedic como um exemplo de compromisso com a educação de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças. “A equipe é qualificada, apaixonada e vibrante. Não hesito e não hesitarei em apoiar seus bons projetos, que acompanho há muito tempo. É importante incentivar a criatividade das crianças e acredito que a Dedic é um exemplo único nas universidades brasileiras”, afirmou.

O reitor Paulo Cesar Montagner: Equipe qualificada, apaixonada e vibrante
O reitor Paulo Cesar Montagner: Equipe qualificada, apaixonada e vibrante

Para Montagner, os temas que serão debatidos nesta edição do evento, que passam por novas legislações, diversidade, educação antirracista e inteligência artitificial (IA) na educação infantil, entre outros, são de muita relevância. “É importante inserir questões que nos fazem pensar. Recentemente, recebi quatro prefeitos de cidades pequenas preocupados com as novas legislações e é fundamental que possamos dar esse suporte”, destacou.

A diretora da Dedic, Simone de Moraes Barbosa Rodrigues, que acompanha a trajetória da divisão desde o início, ressaltou o quanto o aprimoramento dos trabalhos é gratificante. “É com muita alegria que realizamos essa jornada, tenho orgulho e gratidão por todos que se envolveram na montagem da programação e do evento”, comentou.

A Jornada de Educadores acontece em dois dias no auditório do Instituto de Geociências
A Jornada de Educadores acontece em dois dias no auditório do Instituto de Geociências

Para a diretora Cristiane Megid, da Diretoria Executiva de Educação Básica e Técnica (Deeduc), os trabalhos de formação e a contínua atualização da Dedic reverberam em toda a comunidade. “O tema desta jornada sintetiza muito bem os novos desafios de trabalhar com os direitos das crianças, das famílias e dos profissionais. Quanto mais a formação for competente, melhor a gente consegue responder.”

O coordenador executivo da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), Edison Cardoso Lins, destacou que a versão atual da jornada é significativa. “Acompanho desde a origem, vi a luta para que a carreira de educadora fosse criada, porque, na época, o cargo era para recreacionista, o que não traduzia o papel das educadores desse centro. Hoje, é um projeto com um formato muito qualificado e reconhecido, que deixam os pais e mães confiantes de que as crianças estão recebendo a melhor educação possível.”

Para Luiz Carlos Fernandes Junior, coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, parceiro de longa data da Dedic, as ações realizadas na divisão geram um impacto que ele está começando a conhecer de perto. “A Dedic está presente no dia a dia das nossas famílias com diálogos que nos fortalecem. Hoje sou usuário e sei que todo aprimoramento impacta diretamente. Agradeço toda a equipe e as professoras que cuidam do meu filho, Bento.”

Foto de capa:

Além das palestras, há ainda uma exposição com alguns dos projetos realizados com as crianças do espaço socioeducativo
Além das palestras, há ainda uma exposição com alguns dos projetos realizados com as crianças do espaço socioeducativo
Ir para o topo