O auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ficou lotado na tarde desta sexta-feira (17) para a palestra do filósofo, escritor e professor Mario Sergio Cortella – que abriu a 3ª edição da Semana do Servidor. A programação segue até dia 24 com centenas de atividades relacionadas ao convívio familiar, à saúde, ao bem-estar e a atividades de cultura e lazer.
Cortella falou sobre valores que considera essenciais para a promoção do equilíbrio, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal. Além disso, compartilhou reflexões práticas para a aplicação desses princípios no cotidiano.
A cerimônia de abertura do evento – que, neste ano, tem como tema “Histórias que se encontram” – contou com a presença do reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, e do coordenador-geral da Universidade, professor Fernando Coelho.

Para o reitor, a própria existência da Semana do Servidor é razão para celebração, sendo uma atividade relativamente recente que, segundo Montagner, vem ganhando protagonismo a cada ano. “Os números deste ano são incríveis. Temos mais de 200 atividades e abrimos mais de 6 mil vagas de inscrições, quase todas já preenchidas”, disse o reitor. “As atividades que serão desenvolvidas são benefícios sociais intangíveis, que não se consegue medir facilmente”, acrescentou.
Na edição de 2023, a abertura contou com a presença da atriz Denise Fraga. No ano seguinte, do humorista, músico e apresentador Fabiano Cambota.
Por sua vez, o coordenador-geral ressaltou a importância do servidor na construção da reputação da Universidade. Lembrou que a Unicamp tem uma área de saúde reconhecida em todo o país e que figura entre as melhores universidades do Brasil e da América Latina, o que se deve em grande parte, segundo ele, ao trabalho dos servidores.
Coelho lembrou ainda que a 3ª Semana do Servidor é a “primeira grande atividade” das comemorações pelos 60 anos de fundação da Unicamp – iniciadas neste mês de outubro, com uma programação que se estenderá até outubro de 2026.


O chefe de Gabinete da Reitoria e presidente do Conselho do GGBS, professor Osvaldir Taranto, destacou que a atividade pública traz consigo enorme responsabilidade por conta de seu grande impacto social. Taranto agradeceu o empenho dos servidores. “Que esta semana seja repleta de encontros, aprendizados e celebração. Parabéns a todos pela contribuição para a construção de uma universidade cada vez mais humana, inclusiva e comprometida com a sociedade”, afirmou.
De acordo com o coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), Luiz Carlos Fernandes Jr., a Semana tem como objetivo reforçar o senso de pertencimento do funcionário. “A semana serve para que consigamos, de alguma maneira, reforçar o senso de pertencimento do servidor com nossa universidade”, disse. “Trabalhamos muito com o cuidado. Trabalhamos, neste ano, com quatro grandes eixos – família, saúde, bem-estar e lazer e cultura –, que são trabalhados em diversas atividades. A ideia é que tragam momentos de descompressão para nossos servidores”, explicou.
A partir desses eixos, a programação oferece cursos, oficinas, palestras, atividades de lazer, cultura e saúde. Por exemplo, haverá ações com uma equipe multidisciplinar do Cecom, em que serão oferecidos serviços como como verificação da pressão arterial, glicosimetria, cálculo do IMC, avaliação da acuidade visual e exame da mucosa oral. Haverá, ainda, oficinas de pizzas de fermentação natural e outras ligadas à alimentação saudável; experiências criativas e relaxantes na confecção de objetos artesanais em macramê e diversas ações relativas aos cuidados com a saúde.
Confira a programação completa.
Foto de capa:
