Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Lepo ganha novas instalações e amplia pesquisas na área de transição energética

O complexo reúne centrais de pesquisa nas áreas de energia solar fotovoltaica e eólica e uma terceira componente, dedicada ao setor de eletrificação de veículos

A Unicamp promoveu várias atividades para inaguração das novas instalações de um complexo de laboratórios voltado para o desenvolvimento de projetos de transição energética. Chamado de Laboratórios em Eletrônica de Potência (Lepo), o complexo reúne centrais de pesquisa nas áreas de energia solar fotovoltaica, energia eólica e uma terceira componente, dedicada ao setor de eletrificação de veículos. Segundo o coordenador geral do Lepo, professor Tárcio dos Santos Barros, a missão dos laboratórios é trabalhar pela inovação sustentável nas áreas de conversão, armazenamento, uso e geração de energia. O reitor Paulo Cesar Montagner visitou as novas instalações do Lepo na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24), houve uma cerimônia de descerramento da placa.

Instalado em um espaço da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o Lepo passou por ampla reforma, que exigiu um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Outros R$ 7 milhões foram investidos na compra de novos equipamentos, segundo Barros. O prédio foi reformado; espaços foram readaptados e ganharam novas funcionalidades. Além de salas e áreas de pesquisas, o complexo ganhou espaços para convívio e um auditório.

Com a reforma, foi possível aumentar o pessoal: o número de pesquisadores subiu de 25 para 96, entre os quais estão 62 mestrandos e doutorandos. A equipe conta ainda com 12 pesquisadores de pós-doutorado e seis professores. Além disso, está abrindo vagas para alunos de iniciação científica – uma forma de atrair alunos da graduação.

Barros conta que o Lepo conta hoje com 12 projetos em andamento, executados em parceria com órgãos governamentais ou com empresas do setor privado nacionais e estrangeiras.

A estrutura conta com o Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica Marcelo Villalva (LESF-MV) – que tem como missão aumentar a eficiência dos painéis solares e de inversores, além de explorar novos materiais e técnicas para melhoria do desempenho. O Laboratório de Sistemas de Energia Eólica (LEEO), por sua vez, se dedica ao avanço da tecnologia, a fim de otimizar o funcionamento das turbinas e sua conexão à rede elétrica. Já o Laboratório de Eletrificação Veicular (LEV) busca soluções para aumentar a eficiência dos veículos elétricos, híbridos, além da área de eletrificação de máquinas e sistemas agrícolas.

Durante a sua visita, Montagner disse ter ficado entusiasmado com o projeto. “É muito bom ver jovens professores liderando grandes projetos e valorizando a construção de professores que os antecederam”, afirmou o reitor, na cerimônia de entrega das novas instalações. “A Unicamp já entrou nas comemorações dos seus 60 anos. Quando os primeiros começaram a chegar, não havia praticamente nada. Hoje, nos deparamos com a grandiosidade desse projeto. É extremamente animador ver tudo isso”, disse. “Além disso, esse pessoal está trabalhando numa área essencial para o futuro do planeta. Esse grupo de jovens pesquisadores está atuando com a ponta do conhecimento, numa área que está no centro da discussão no mundo todo”, ressaltou.

O Lepo tem como coordenador associado o professor Marcelo Vinicius de Paula. Na visita do reitor ao Laboratório estavam presentes o chefe de Gabinete, professor Osvaldir Taranto, e o chefe de Gabinete Adjunto, professor Zigomar Menezes de Souza.

Foto de capa:

O reitor Paulo Cesar Montagner disse ter ficado entusiasmado com o projeto
O reitor Paulo Cesar Montagner disse ter ficado entusiasmado com o projeto
Ir para o topo