Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Manchete Notícias

Incêndio na Zona Azul da COP30 encerra atividades do Pavilhão das Universidades

No momento das chamas, somente a assessora do HIDS, Patrícia Mariuzzo, estava na Blue Zone, local próximo ao incidente

O incêndio que atingiu a Zona Azul da COP30 nesta quinta-feira, dia 20, forçou o encerramento antecipado das atividades do Pavilhão das Universidades. O fogo começou em um pavilhão de um dos países africanos, na Zona B da Blue Zone. “É uma área bem próxima do Pavilhão das Universidades, que concentrava a programação de atividades da Unicamp na COP30”, relatou Patricia Mariuzzo, assessora do HIDS (Hub de Desenvolvimento Sustentável) da Unicamp e um dos membros do grupo da Unicamp na Conferência.

Nesta dia, no entanto, as atividades estavam programadas para acontecer na Green Zone e todos da delegação estavam lá. “Tínhamos dois painéis na Estação do Desenvolvimento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), um pela manhã e outro a tarde. Como esta área fica bem distante, nosso grupo permaneceu lá e, mesmo após as primeiras notícias sobre o incêndio, as atividades seguiram normalmente”, continua Mariuzzo.

No momento do incêndio, somente a assessora estava na Blue Zone o que gerou preocupação nos demais membros da delegação. “Após o painel da manhã, optei por voltar para a Zona Azul, mas não cheguei a ir até o nosso Pavilhão que, neste dia, tinha atividades da Universidade de Connecticut (UConn). Estava na Estação de Trabalho, relativamente distante do Pavilhão, quando vi um volume grande de fumaça preta da área interna. Rapidamente as pessoas começaram a correr, algumas carregando extintores e, pouco depois, vieram os avisos para evacuação de toda a Blue Zone”.

Bombeiros se mobilizam para conter incêndio na COP30 (Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)
Bombeiros se mobilizam para conter incêndio na COP30 (Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil)

Segundo a assessora, primeiro veio o tumulto e depois longas filas se formaram perto da saída principal da Conferência. Enquanto isso, já circulavam alguns vídeos da área atingida e, ao assistir alguns deles, percebi que o incêndio tinha acontecido em área muito próxima do nosso Pavilhão. “Antes de sair, me certifiquei de que o grupo da UConn tinha conseguido sair”, relatou. Ninguém se feriu e o Pavilhão das Universidades, apesar de muito próximo, não chegou a ser atingido pelas chamas.

Por volta das 20h da noite de ontem, a UNFCCC, que organiza a COP, enviou um comunicado a todos os participantes sobre o fechamento de todos os pavilhões da Zona Azul, o que antecipou o encerramento das atividades do Pavilhão das Universidades, depois de quase duas semanas de uma agenda intensa. Permanecem funcionando as plenárias, onde acontecem as negociações e os escritórios de delegados, localizados em área distante do local do incêndio.

Foto de capa:

Incêndio na Zona Azul da COP30 forçou o encerramento das atividades no Pavilhão das Universidades
Incêndio na Zona Azul da COP30 forçou o encerramento das atividades no Pavilhão das Universidades
Ir para o topo