Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Projeto de terapia assistida por animais vence principal categoria do Inova Jovem 2025

A equipe ReabilitaCão, composta por três alunas do Colégio Koelle (Rio Claro), fez a proposta voltada à reabilitação de pessoas por meio do contato com cães

A final do programa Inova Jovem 2025, competição nacional de empreendedorismo para estudantes do ensino médio organizada pela Agência de Inovação (Inova Unicamp), seis modelos de negócio finalistas foram apresentados. A equipe ReabilitaCão, composta por três alunas do Colégio Koelle, da cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo, foi a vencedora da categoria avaliação da banca, com uma proposta voltada à reabilitação de pessoas por meio do contato com cães.

“O Inova Jovem é uma das ações de comunicação da Inova Unicamp que busca estimular a cultura do empreendedorismo e da inovação. Oferecemos um programa gratuito de desenvolvimento de ideias em negócios para que os participantes, ainda no ensino médio, tenham seu primeiro contato com o empreendedorismo e possam considerar esse caminho para suas carreiras”, afirma Kátia Kishi, supervisora de comunicação da Inova Unicamp e organizadora do programa.

O modelo de negócio proposto pelas estudantes Maria Clara Tertuliano, Mariana Machado de Campos e Nathalia Jacobucci Hardt consiste em uma solução de Terapia Assistida por Animais (TAA), um tratamento alternativo não medicamentoso que utiliza cães resgatados no apoio a pacientes diagnosticados com transtornos neuropsicológicos. A equipe foi avaliada por um comitê composto por Murilo Marques, sócio-fundador da FM2S; Renato Toi, sócio-fundador da Baita Aceleradora; e Vanessa Sensato, diretora de estratégia e inovação da Agência Sabiá.

As vencedoras recebem os prêmios de mil reais (valor bruto) cada uma, um roteador de internet de alta frequência oferecido pela patrocinadora Neger Telecom, acesso gratuito por um ano à plataforma de cursos e treinamentos da FM2S e certificado. Além disso, as estudantes disputarão, junto aos demais finalistas, três vagas no programa de estágio de verão on-line e remunerado promovido pela Agência Sabiá.

“É enriquecedor ver tantos jovens comprometidos em desenvolver propostas que podem impactar positivamente a sociedade. Nesta edição, os mais de 450 alunos quese inscreveram para aprender sobre empreendedorismo e transformar suas ideias em projetos revelam o interesse desse público na construção de projetos com potencial de transformação”, afirma o professor Rangel Arthur, diretor-executivo associado da Inova Unicamp, que anunciou a equipe vencedora.

A final reuniu 293 pessoas conectadas ao vivo e está disponível neste link. O evento aconteceu 18 de novembro e foi uma disputa de melhores pitches, que são apresentações curtas sobre um modelo de negócio desenvolvido para uma banca de jurados ou investidores.

As vencedoras recebem os prêmios de mil reais (valor bruto) cada uma, um roteador de internet de alta frequência oferecido pela patrocinadora Neger Telecom
As vencedoras recebem os prêmios de mil reais (valor bruto) cada uma, um roteador de internet de alta frequência oferecido pela patrocinadora Neger Telecom

Alternativa para embalagens plásticas

A competição também apresenta uma segunda categoria de premiação, chamada Voto Popular, na qual as pessoas conectadas ao vivo ao webinar votam no melhor o pitch. A vencedora dessa categoria foi a ReOrange, formada por Isaac Carvalho Camargo de Oliveira, Kathellyn Kauany Oliveira da Silva, Kiara Kitaguchi e Miguel Massayuki Endo, estudantes do Colégio Embraer Juarez Wanderley, de São José dos Campos, no estado de São Paulo.

O time apresentou um modelo de negócio voltado ao desenvolvimento de um biocompósito moldável produzido a partir de celulose de jornal reciclado e casca de laranja. A solução oferece uma alternativa funcional, econômica e ambientalmente sustentável às embalagens plásticas tradicionais, contribuindo para a redução da poluição e do desperdício.

A equipe receberá como prêmio seis meses de acesso gratuito à plataforma de cursos e treinamentos da FM2S e certificado. Também vão concorrer às vagas, junto a todos os finalistas do Inova Jovem 2025, para o programa de estágio de verão on-line e remunerado da Agência Sabiá.

Todos os modelos de negócio apresentados na competição foram desenvolvidos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos critérios obrigatórios do programa. A ReabilitaCão estruturou sua proposta a partir do ODS 3 (Saúde e Bem-Estar); já a ReOrange fundamentou seu projeto no ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

A competição também oferece mentorias com especialistas do mercado, permitindo que os participantes tirem dúvidas e recebam orientações para o desenvolvimento dos seus modelos de negócio. Na edição de 2025, 22 mentores estiveram disponíveis na plataforma dedicada à atividade. A ReabilitaCão contou com o apoio de Milena Massonetto, psicóloga e fundadora da empresa Synmind, enquanto a ReOrange foi mentorada por Felipe Scola Froes, mestrando do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Inova Jovem 2025 em números 

Em sua 12ª edição, o programa Inova Jovem registrou seu maior alcance regional desde sua criação. Neste ano, foram 453 alunos inscritos, provenientes de 13 estados brasileiros, representando, pela primeira vez, todas as cinco regiões do país. Esta foi a sexta edição realizada totalmente no formato virtual.

Os participantes vêm de 68 cidades e estão vinculados a 53 escolas distribuídas pelos estados de Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

A diversidade da edição se reflete em outros dados, como a participação feminina, que representou 45,5% dos inscritos. A faixa etária predominante é de 16 e 17 anos, representando 65,5% dos jovens participantes. Além disso, 62% dos alunos cursam o ensino médio técnico público.

“Ficamos muito felizes em ver o Inova Jovem alcançar cada vez mais estudantes de diferentes regiões do Brasil. Nosso objetivo é ampliar o acesso a ferramentas empreendedoras e mostrar que jovens do ensino médio podem desenvolver soluções relevantes para a sociedade e seguirem carreira no empreendedorismo”, afirma Kishi.

Assim como na edição anterior, a competição contou com interpretação simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os seus eventos, reforçando o compromisso da Inova Unicamp com a inclusão, a acessibilidade e o alcance do programa a nível nacional.

Os patrocinadores do Inova Jovem 2025 são: FM2S – Educação e Consultoria, Neger Telecom e Agência Sabiá. Os apoiadores do Inova Jovem 2025 são: Vestibular Unicamp 2026, Instituto Phomenta.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Inova Unicamp.

Ir para o topo