Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Manchete Notícias

Projeto HIDS será apresentado no Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministra Luciana Santos visita Universidade e diz que órgão apoia implementação do Hub de Desenvolvimento Sustentável

Ministra Luciana Santos visita Unicamp
O reitor Paulo Cesar Montagner (à dir.) em painel sobre C&T no auditório da Adunicamp e que contou com a presença da ministra Luciana Santos

O Projeto HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) – que está em fase de implementação na Unicamp – deverá ser apresentado ainda este ano ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). O acerto foi firmado nesta sexta-feira (28), durante visita da ministra Luciana Santos à Universidade, onde ela participou de um painel de debates sobre Ciência e Tecnologia na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O HIDS foi idealizado como um distrito de inovação dedicado à geração de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável. 

“Uma iniciativa como esta é música para meus ouvidos”, disse a ministra após uma audiência com o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, durante a manhã. “O que mais desejamos é que as universidades se integrem, através de Hubs ou parques tecnológicos, à iniciativa privada, e que a inteligência e a riqueza da produção de conhecimento na Universidade possam se traduzir em produtos e serviços”, acrescentou. 

“Um Hub como este vai nesta direção. Ainda mais por se tratar de sustentabilidade, um assunto contemporâneo, necessário, imperativo para que tenhamos um mundo melhor. Fiquei muito feliz com a iniciativa, e estamos de portas abertas para proceder com os desdobramentos cabíveis. Já temos uma interação longeva com a Unicamp e vamos intensificá-la”, concluiu a ministra.

A proposta do HIDS é estabelecer, num território de 11,3 milhões de m² – que engloba o Polo 2 de Alta Tecnologia (Ciatec 2), o campus Zeferino Vaz da Unicamp e o campus 1 da PUC-Campinas – um modelo de ocupação urbana e de governança que viabilize parcerias e cooperações entre instituições de pesquisa, com foco em soluções preconizadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). 

O diretor executivo de Sustentabilidade da Unicamp, Roberto Donato, disse que uma audiência está sendo marcada para dezembro em Brasília, para uma apresentação técnica do projeto. O objetivo, segundo Donato, é discutir com o Ministério as formas de viabilização. “Tanto no que se refere à busca de recursos para a construção da infraestrutura, quanto no que diz respeito a convênios e propostas de inovação que vão compor o próprio distrito”, acrescentou.

Ministra Luciana Santos visita Unicamp
A partir da esquerda, o deputado Orlando Silva, a ministra Luciana Santos, o reitor Paulo Cesar Montagner e o vereador Gustavo Petta

Segundo o reitor, o HIDS é um dos projetos que podem ancorar a Universidade nos próximos anos. Montagner lembrou, ainda, a intensa proximidade entre o órgão federal e a Unicamp. “São relações já consolidadas, pela própria natureza do ministério, mas também por conta do nosso DNA, que é a tecnologia e a inovação”, afirmou. “A Unicamp tem muitos projetos que devem interessar não apenas ao nosso desenvolvimento, mas também ao ministério, interessado no desenvolvimento do país”, argumentou.

Internacionalização

O coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho, chamou a atenção para a necessidade de ampliar a interação das universidades brasileiras com instituições de ensino superior da América Latina e Caribe e da África. Segundo Coelho, instituições dessas regiões, com as quais o Brasil tem pouca interação, têm investido em pesquisas sobre mitigação da pobreza, economia popular, tecnologias agrárias e sistemas de pesca.

O diretor da diretor executivo de Relações Internacionais, Rafael Dias, lembrou que as colaborações internacionais em ensino, pesquisa e extensão compõem uma dimensão fundamental do desenvolvimento nacional. 

“A Unicamp tem contribuído significativamente nesse processo, posicionando-se como relevante componente do sistema paradiplomático brasileiro. A estratégia de internacionalização que temos desenvolvido está bastante alinhada com a visão de construção de um mundo multipolar. Estamos investindo nas relações Sul-Sul como forma de estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico, sem prejuízo, claro, das importantes colaborações que já temos com países do chamado Norte Global”, afirmou ele.

O encontro contou ainda com as presenças das pró-reitoras Mônica Cotta (Graduação), Claudia Morelli (Pós-Graduação) e Ana Fratini (Pesquisa), além do pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti.

Debate

A ministra Luciana Santos participou de um debate no painel sobre ciência e tecnologia na Região Metropolitana de Campinas, realizado no auditório da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp). O encontro contou com as presenças do deputado federal Orlando Silva e do vereador Gustavo Petta.

Foto de capa:

O reitor Paulo Cesar Montagner e a ministra Luciana Santos; HIDS deverá ser apresentado ainda este ano ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação
O reitor Paulo Cesar Montagner e a ministra Luciana Santos; HIDS deverá ser apresentado ainda este ano ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação
Ir para o topo