A Unicamp e a Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, no Chile, assinaram, na última quinta-feira (4), uma carta de intenções para iniciar um diálogo sobre colaborações. Perto de completar 100 anos, a universidade chilena – que foi fundada em março de 1928 – diz ter interesse em firmar parcerias com a Unicamp em diversas áreas, desde geologia, passando por engenharias, até agricultura e projetos de energia.
“A Unicamp tem grande interesse em ampliar a interação com universidades latinas. Queremos trazer alunos e pesquisadores chilenos para cá, e há muitas áreas comuns em que as duas instituições podem trabalhar”, disse o reitor da Unicamp, professor Paulo Cesar Montagner.
O reitor da PUC-Valparaíso, Nelson Vásquez, disse que quer ampliar as relações com a Unicamp. “A Unicamp é uma das maiores da América Latina, e nos interessa muito estreitar nossas relações. Há muitas áreas em que podemos cooperar, com potencial para realização de intercâmbios de estudantes, pesquisadores e professores”, disse Vásquez.
O coordenador-geral da Unicamp, professor Fernando Coelho, disse que uma das principais estratégias da Universidade é estimular as relações com instituições localizadas no chamado Sul Global.


“Uma das estratégias que a Unicamp definiu ao desenhar os planos de internacionalização é aumentar o fluxo de interação Sul-Sul. Ou seja, pensar com mais carinho em nossos parceiros latino-americanos e caribenhos e com muito mais atenção, também, aos nossos parceiros africanos”, disse Coelho. “Além disso, precisamos nos aproximar mais de parceiros na Índia e na China, ou seja, olhar todo o eixo sul do planeta como uma alternativa importante e uma estratégia fundamental”, argumentou.
Desde janeiro de 2022, a PUC-V possui a mais alta distinção de excelência, sendo uma das cinco universidades do Chile que possuem sete anos de acreditação, concedida pela Comissão Nacional de Acreditação. A universidade conta hoje com cerca de 18,6 mil estudantes de graduação, 1,5 mil professores e 1,2 mil servidores.
A comitiva chilena contou ainda com as presenças do vice-reitor, Alex Paz; do diretor de doutorado de indústria inteligente, Álvaro Pefia; do vice-decano da Faculdade de Engenharia, Ricardo Soto; e do professor da Faculdade de Engenharia Vinícius Minatogawa.
Foto de capa:
