Começou nesta quarta-feira (4/2) no campus Barão Geraldo da Unicamp a terceira edição da Jornada de Formação Pedagógica dos Colégios Técnicos da Unicamp, que reúne professores do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) para dois dias de troca de experiências em torno de temas como currículo, formação e integração institucional. O evento, promovido pela Diretoria Executiva de Educação Básica e Técnica (Deeduc) da Universidade, termina na quinta-feira (5/2) no campus de Limeira.
“Temos aproximadamente 3.500 alunos e 165 professores nos dois colégios. Para esta jornada, temos 152 professores inscritos, o que mostra uma adesão muito significativa”, afirma Cristiane Megid, diretora-executiva da Deeduc.

Megid destaca que a jornada nasceu em 2023, durante a reestruturação da Deeduc. “Formamos uma comissão permanente e entendemos que a integração entre os colégios era fundamental, assim como a melhoria do trabalho pedagógico e o debate sobre a permanência estudantil. A primeira edição ocorreu em agosto de 2024 e a segunda em fevereiro de 2025. A partir daí, a jornada entrou no calendário dos colégios, sempre antes do início das aulas”, afirma.
Nesta edição, o foco são os currículos integrados, que, segundo a diretora, se tornaram um desafio importante após a reforma do Ensino Médio de 2025. “Também vamos trabalhar mais diretamente a integração dos colégios com os serviços da Universidade, um desdobramento importante do ano passado, além de debater a autoavaliação dentro do processo de avaliação e autorregulação”, completa.
Megid adiantou que, a partir desta edição, há atividades que serão realizadas ao longo do ano, em encontros mensais, “sempre com temas que ampliem a integração entre professores dos colégios e da Universidade”.

O professor Arnaldo Pinto Júnior, que representou o reitor Paulo Cesar Montagner na cerimônia de abertura, destacou a importância de iniciativas que promovam o diálogo sobre as práticas docentes. “Criar espaços de encontro e reflexão sobre o currículo e o conhecimento é fundamental para fortalecer a formação pedagógica e a identidade docente, especialmente diante dos desafios contemporâneos.”
O diretor-geral do Cotil, Marcelo Dotti, também enfatizou a aproximação entre os colégios técnicos. “Somos colégios irmãos, com identidades próprias, mas com muito em comum. E a Unicamp é a grande instituição que nos abriga”, afirma. Segundo ele, apesar das especificidades de cada unidade, a integração fortalece o trabalho e amplia as possibilidades de cooperação entre as equipes.
A professora Cíntia Kimie Aihara Nicoletti, diretora associada do Cotuca, apontou a relevância da jornada como espaço de reflexão sobre as práticas pedagógicas. Segundo ela, momentos como esse permitem que os docentes reflitam sobre seu papel como formadores. “Apesar das diferenças entre os colégios, temos muitas semelhanças e podemos avançar juntos”, afirma. “Costumo dizer que podemos ser como um grande formigueiro: se cada um fizer um pouquinho, construiremos algo grande. Com os dois colégios unidos, buscamos excelência enquanto colégios da Unicamp.
Foto de capa:
