Antonio José de Almeida Meirelles tomou posse como o 13º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 19 de abril de 2021. Ele foi nomeado para o cargo pelo governador de São Paulo, depois de vencer a consulta à comunidade da Unicamp e encabeçar a lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (Consu).
Antes de chegar à Reitoria, Meirelles ocupou outras posições administrativas na Unicamp. Foi membro da bancada dos docentes no Consu, diretor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e coordenador associado do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação (Nepa). Na FEA, unidade da qual é professor titular, exerceu também as funções de coordenador associado de Graduação, coordenador associado de Extensão e coordenador de Pós-graduação.
Meirelles concluiu na FEA tanto a graduação (1980) como o mestrado (1984) em Engenharia de Alimentos. Realizou, em seguida, dois doutorados. O primeiro, em Engenharia de Processos Térmicos, foi defendido em 1987 na Technische Hochschule Merscburg, hoje parte da Martin Luther University Halle-Wittemberg, na Alemanha. Concluiu o segundo, em Ciências Econômicas, dez anos mais tarde (1997), no Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Suas pesquisas em engenharia concentram-se nas áreas de bioenergia, biorrefinarias e processos de purificação de produtos alimentícios e agroindustriais. A tecnologia desenvolvida como parte de seu doutorado no exterior rendeu-lhe o Prêmio Jovem Cientista de 1989, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é responsável atualmente por cerca de 30% da produção brasileira de álcool anidro. Em economia, seus principais temas de estudo são teoria monetária e desenvolvimento de modelos macroeconômicos.