Nome Projeto: | CONSTITUICAO DA REFLEXIVIDADE DOCENTE: INDICIOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COLETIVO. |
|
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Concluído |
|
Data Início Projeto: | 08/2006 |
| |
Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | O professor é um profissional que atua como sujeito na formulação de propósitos e objetivos de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios que considera os mais adequados para atingir as metas desejadas. Tem sido realizado um trabalho entre universidade e escola pública desde o início de 2003. O estudo aqui proposto objetiva compreender o processo de reflexividade docente.. Para isto, buscar-se-á analisar, a partir do Paradigma Indiciário, diversos dispositivos produzidos ao longo dos anos letivos de 2003 a 2006: relatos de campo, áudio-gravações das reuniões, relatos das reuniões feitos pelos professores; redação de textos pelos professores. Se existe o objetivo de transformar a ação docente de modo que esta alcance o cotidiano escolar como algo histórico e socialmente determinado, há que se levar em consideração que o próprio educador deve ser formado de acordo com estas finalidades, a partir de uma proposta clara e bem definida de promoção da reflexividade coletiva e crítica.
| |
Linha Pesquisa: | Ensino e Formação do Professor |
|
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp |
|
Tipo do Financiamento: | Auxílio Pesquisa |
| Nº Processo na Financiadora: | 2006/53554-0 |
|
Data Início Financiamento: | 08/2006 |
| Data Fim Financiamento: | 07/2007 |
|
Valor do Financiamento: | R$ 5.687,50 |
| Complemento do Tipo Financiamento: | AUXILIO-PESQUISA |
|
|
|
Órgãos | (FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO( Participante ) |
ANA MARIA FALCAO DE ARAGAO SADALLA( Responsável ) |
|
|