Nome Projeto: | Midia e cultura: Machinima, produto da contemporaneidade. |
|
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Em Andamento |
|
Data Início Projeto: | 09/2007 |
| |
Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | Este projeto propõe tomar como objeto de estudos um novo tipo de mídia digital, denominada Machinima. Do inglês machine (máquina) e animation (animação), Machinima é, conceitualmente, tanto um filme feito a partir de jogo eletrônico, quanto um processo de produção. A hibridização de mídias presente na arquitetura do Machinima constitui um novo processo criativo propiciado pelas ferramentas da tecnologia digital. Ao mesmo tempo, o Machinima pode ser pensado como um novo tipo de arte, que nasce dos sistemas híbridos e complexos que propiciam novas poéticas e que convergem para a estética da interatividade, da incorporação e da imersão, palavras-chave das produções artísticas que estão buscando tornar visível a articulação dos sujeitos com as linguagens maquínicas, próprias do nosso tempo. Assim, a partir das características arquiteturais e do funcionamento desse objeto que une arte e novas mídias, propõe-se investigar a articulação entre as novas tecnologias e a arte na nossa sociedade.
| |
Linha Pesquisa: | Cultura Audiovisual e Mídia |
|
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp |
|
Tipo do Financiamento: | Bolsa Mestrado MS |
| Nº Processo na Financiadora: | 2007/52596-3 |
|
Data Início Financiamento: | 09/2007 |
| Data Fim Financiamento: | 08/2009 |
|
Valor do Financiamento: | R$ 33.393,16 |
| Complemento do Tipo Financiamento: | BOLSA NO PAIS-MS-II |
|
|
|
Órgãos | (IA) DMM - DEPARTAMENTO DE MULTIMEIOS [17.05.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | Maíra Valencise Gregolin( Participante ) |
HERMES RENATO HILDEBRAND( Responsável ) |
|
|