Nome Projeto: | EMOCOES HUMANAS E SIGNIFICACAO NUMA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO TEORICO DA OBRA DE VIGOTSKI. |
|
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Em Andamento |
|
Data Início Projeto: | 12/2007 |
| |
Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | O problema desse projeto de pesquisa – os modos de conceber as emoções humanas - emerge da experiência vivida na instituição escolar, espaço social dedicado ao ensino sistematizado do conhecimento historicamente produzido. Mais recentemente, no âmbito da Educação, a maior parte dos estudos tem tematizado questões relativas à afetividade em interlocução com a Psicologia, a Psicanálise, a Biologia e a Neurologia, visando superar as dicotomias intelecto/afeto. Uma discussão que persiste nessa interlocução diz respeito aos modos de conceber e argumentar sobre a transformação ou passagem dos processos psíquicos humanos da ordem biológica para a ordem cultural. Neste panorama, coloca-se como objetivo deste projeto retomar a obra de Lev Seminovich Vigotski, enfocando, aprofundando e relacionando dois temas/conceitos que se mostram relevantes, mas adquirem nuances, ao longo de todo seu trabalho: significação e emoção.
| |
Linha Pesquisa: | Sociedade, Cultura e Educação |
|
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp |
|
Tipo do Financiamento: | Bolsa Doutorado DR |
| Nº Processo na Financiadora: | 2007/55504-2 |
|
Data Início Financiamento: | 12/2007 |
| Data Fim Financiamento: | 02/2010 |
|
Valor do Financiamento: | R$ 78.802,29 |
| Complemento do Tipo Financiamento: | BOLSA NO PAIS-DR-II |
|
|
|
Órgãos | (FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | Lavínia Lopes Salomão Magiolino( Participante ) |
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA( Responsável ) |
|
|