Nome Projeto: | EXCLUSAO SOCIAL, VULNERABILIDADE A EXCLUSAO ESCOLAR E PSICANALISE: CONSTRUCAO DA MEMORIA DE SI NA SUPERACAO DA CAPACIDADE PARA NAO APRENDER |
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Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Em Andamento |
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Data Início Projeto: | 09/2010 |
| Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
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Descrição Projeto | O projeto, cuja primeira fase foi iniciada em 2004, procura analisar os efeitos de processos sociais sobre o psiquismo dos sujeitos e como esses efeitos se evidenciam na escola. Tal atividade, desenvolvida a partir da perspectiva psicanalítica inglesa, comporta três sub-eixos. O primeiro procura investigar em que medida a Exclusão Social produz, reafirma e/ou naturaliza o sofrimento psíquico de alguns alunos que acabam por ser considerados ‘difíceis’ ou ‘mal-sucedidos’. O segundo procura identificar, descrever e compreender os processos afetivos e de pensamento que, uma vez constitutivos do sujeito, dificultam e/ou impedem a aprendizagem e/ou permanência do aluno na escola. O terceiro busca analisar as formas que a instituição escolar encontra para lidar com tais sujeitos. Em todos os sub-eixos, está presente a preocupação com a formação docente. O projeto atual é desdobramento desse, com ênfase no conceito bioniano de memória e suas implicações na capacidade para não aprender.
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Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
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Tipo do Financiamento: | Auxílio Pesquisa |
| Nº Processo na Financiadora: | 2010/08739-7 |
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Data Início Financiamento: | 09/2010 |
| Data Fim Financiamento: | 08/2012 |
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Valor do Financiamento: | R$ 38.685,32 |
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Complemento do Tipo Financiamento: | AUXILIO-PESQUISA (ENSINO PUBLICO)-1 |
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Órgãos | (FE) DEPE - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL [19.01.00.00.00.00.00] |
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Equipes Projeto | Débora Barboza( Participante ) |
Tagiane Maria da Rocha Luz( Participante ) |
ANA ARCHANGELO( Responsável ) |
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