Relatório Carga Fapesp / 2010Emissão: 10/04/2013 21:02:34

DPM - DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO

Projeto Alterado
Nome Projeto: MODELAGEM E CONTROLE DE UM VEICULO ROBOTICO TERRESTRE DE EXTERIOR
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 03/2011
Ano Fim Projeto: 2013
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Este projeto está relacionado à bolsa de Mestrado do Sr. Rafael de Angelis Cordeiro. Propõe-se o desenvolvimento de um modelo dinâmico fidedigno de um veículo de 4 rodas com direção Ackerman e acionamento elétrico nas rodas traseiras, bem como o seu uso em ambiente de simulação, visando conceber estratégias de controle para seguimento de trajetória pelo veículo. As atividades de modelamento envolverão ensaios experimentais para identificação e ajuste de modelo. O plano de trabalho se insere no esforço de pesquisa do Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), que está sendo estruturado na FEM/UNICAMP. Ele se insere também no contexto da parceria entre a FEM e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Assim, a plataforma de testes alvo deste trabalho é o veículo elétrico do Projeto VERO - Veículo Robótico de Exterior, do CTI, cujo objetivo é estabelecer estratégias de navegação autônoma em ambientes de campo (robótica agrícola) ou urbanos.
Linha Pesquisa:
Robótica Industrial, Manipuladores e Sistemas Autônomos
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Mestrado MS
Nº Processo na Financiadora: 2010/14295-4
Data Início Financiamento: 03/2011
Data Fim Financiamento: 05/2013
Valor do Financiamento: R$ 41.543,08
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-MS-II
Órgãos
(FEM) DPM - DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO [03.07.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Rafael de Angelis Cordeiro( Participante )
ELY CARNEIRO DE PAIVA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: IDENTIFICACAO DO DESGASTE EM MANCAIS HIDRODINAMICOS ATRAVES DO EFEITO DE ANISOTROPIA
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Em Andamento
Data Início Projeto: 01/2012
Ano Fim Projeto: 2014
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
Este projeto tem por objetivo diagnosticar o desgaste em mancais hidrodinâmicos pela remoção gradual do material de revestimento, um dos problemas típicos e inerentes ao funcionamento repetido de máquinas rotativas, o qual pode ser acentuado em partidas e paradas ou durante a passagem pela velocidade crítica do rotor. Devido ao caráter anisotrópico destes componentes, os quais apresentam diferentes características dinâmicas de rigidez e amortecimento nas direções ortogonais que definem o plano perpendicular ao eixo rotativo, a resposta em frequência do sistema rotor- mancais, em coordenadas direcionais, apresenta componente retrógrada não nula e com influência crescente em função do grau de anisotropia presente no sistema, neste caso, devido aos mancais hidrodinâmicos. Desta forma, o desgaste por remoção do material de revestimento interno do mancal vem a corroborar com o incremento da assimetria dinâmica nestes componentes, e desta forma, sua influência pode ser percebida na resposta
Linha Pesquisa:
Modelagem, Identificação e Controle de Sistemas Mecânicos
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Tipo do Financiamento: Bolsa Doutorado DR
Nº Processo na Financiadora: 2010/20241-4
Data Início Financiamento: 01/2012
Data Fim Financiamento: 08/2014
Valor do Financiamento: R$ 97.920,65
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-DR-II
Órgãos
(FEM) DPM - DEPARTAMENTO DE PROJETO MECANICO [03.07.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
Tiago Henrique Machado( Participante )
KATIA LUCCHESI CAVALCA DEDINI( Responsável )



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