Nome Projeto: | O BRINCAR COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DO PSIQUISMO: UMA ANALISE PSICANALITICA DO BRINCAR DE UMA CRIANCA COM TRACOS AUTISTAS. |
|
Suplemento: | IC - Kauê da Costa Alves - fim 04/2019 |
|
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Em Andamento |
|
Data Início Projeto: | 05/2018 |
| |
Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | Impasses precoces no estabelecimento dos jogos constituintes do sujeito e, por conseguinte, dificuldades no acesso ao brincar simbólico, são sinais importantes de entraves na constituição psíquica. Em uma perspectiva psicanalítica, a posição autista se configura como o quadro mais complexo e desafiador em que essas vicissitudes estão presentes. Diante dessa perspectiva, esse trabalho objetiva investigar as peculiaridades e as transformações do brincar de uma criança com traços autistas, assim como discutir a importância do brincar no processo de constituição psíquica; diferenciar os jogos constituintes do sujeito do brincar simbólico e discutir os limites e as possibilidades do brincar no processo terapêutico de crianças com traços autistas. Trata-se de um estudo qualitativo e retrospectivo, a partir de uma amostra de conveniência, e prevê a análise de vídeo-gravações de 15 sessões semanais de terapia psicológica, no período de 4 meses, de uma criança de 2 anos e 5 meses. Além disso, s
| |
Linha Pesquisa: | Cultura, Deficiência e Modelos de Intervenção |
|
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
|
Tipo do Financiamento: | Bolsa Iniciação Científica IC |
|
Nº Processo na Financiadora: | 2017/26995-0 |
| Data Início Financiamento: | 05/2018 |
|
Data Fim Financiamento: | 04/2019 |
| Valor do Financiamento: | R$ 10.361,68 |
|
Complemento do Tipo Financiamento: | BOLSA NO PAIS-IC |
|
|
|
Órgãos | (FCM) DDHR - DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E REABILITACAO [02.44.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | KAUE DA COSTA ALVES( Participante ) |
Kelly Cristina Brandão da Silva( Responsável ) |
|
|