Nome Projeto | ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE TECNICAS DE CONTROLE E ACIONAMENTO PARA UTILIZACAO DE MAQUINAS ELETRICAS DE RELUTANCIA VARIAVEL EM VEICULOS ELETRICOS.
| |
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Em Andamento |
|
Data Início Projeto: | 03/2018 |
| |
Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | A máquina elétrica de relutância variável (MRV) tem sido apontada como uma alternativa interessante para aplicações em veículos elétricos. Este interesse decorre, principalmente, devido às suas características de funcionamento que permitem a operação da MRV em uma ampla faixa de velocidade, ao baixo custo de fabricação, à baixa relação peso/potência quando comparada com outras máquinas elétricas e a ausência de materiais raros. Os principais empecilhos para a utilização industrial da MRV em veículos elétricos são as oscilações de torque, os ruídos sonoros e a necessidade de controles robustos em uma ampla faixa de velocidades. Neste contexto, o escopo deste projeto de pesquisa é o estudo e desenvolvimento de sistemas que permitam o uso de MRVs em veículos elétricos. O objetivo principal é desenvolver um sistema completo de acionamento para MRV, através da proposta de técnicas para diminuição de oscilações de torque, projeto de controles de torque e velocidade, conversores eletrônicos e
| |
Linha Pesquisa: | Projeto de Sistemas Integrados Mecânicos e Mecatrônicos |
|
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
|
Tipo do Financiamento: | Auxílio Pesquisa |
| Nº Processo na Financiadora: | 2017/21640-9 |
|
Data Início Financiamento: | 03/2018 |
| Data Fim Financiamento: | 02/2020 |
|
Valor do Financiamento: | R$ 205.761,07 |
| Complemento do Tipo Financiamento: | AUXILIO-PESQUISA |
|
|
|
Órgãos | (FEM) DSI - DEPARTAMENTO DE SISTEMAS INTEGRADOS [03.25.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | MARCELO VINICIUS DE PAULA( Participante ) |
Pedro Neto( Participante ) |
Tárcio André dos Santos Barros( Responsável ) |
|
|