Nome Projeto: | INFLUENCIAS NAPOLEONICAS E TRANSFORMACOES NO ENSINO SUPERIOR FRANCES (E BRASILEIRO): ARRANJOS E RESPOSTAS ORGANIZACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE |
|
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Concluído |
|
Data Início Projeto: | 09/2019 |
| |
Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | O objetivo do estudo é compreender a natureza, o alcance e a permanência de elementos de influências napoleônicas nos arranjos e respostas organizacionais de sistemas de ensino superior na atualidade, este projeto de pesquisa focaliza o ensino superior no Brasil e, de uma perspectiva comparada, o sistema francês. Busco responder as seguintes questões: i) que elementos de influências napoleônicas permanecem nos sistemas de ensino superior brasileiro e francês? ii) em que medida essa resiliência interfere em suas dinâmicas institucionais e respostas organizacionais? iii) que elementos de outros modelos de ensino superior se mesclam aos do napoleônico no Brasil e na França? iv) que modelos de universidade sustentam (ou impedem) os processos de mudança do ensino superior em ambos os países? A hipótese central é que as transformações no ensino superior brasileiro não alteraram seu padrão de regulação nem suas dinâmicas institucionais que conservam elementos de influências napoleônicas em tr
| |
Linha Pesquisa: | Educação e Ciências Sociais |
|
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
|
Tipo do Financiamento: | Bolsa Pos doutorado no exterior PD |
|
Nº Processo na Financiadora: | 2019/04572-5 |
| Data Início Financiamento: | 09/2019 |
|
Data Fim Financiamento: | 02/2020 |
| Valor do Financiamento: | R$ 71.430,37 |
|
Complemento do Tipo Financiamento: | BOLSA NO EXTERIOR-PD |
|
|
|
Órgãos | (FE) DECISE - DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS NA EDUCACAO [19.03.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery( Responsável ) |
|
|