Nome Projeto: | ESTUDANTES INDIGENAS NA UNICAMP E NA UFSCAR: EXPERIENCIAS SOB A LENTE DA ETNOGRAFIA |
|
Tipo Projeto: | Pesquisa Básica |
| Situação Projeto: | Em Andamento |
|
Data Início Projeto: | 12/2019 |
| |
Tipo Envolvimento Contrato: | Individual |
|
Descrição Projeto | O objetivo do projeto é de realizar um conjunto articulado de etnografias junto a estudantes indígenas inscritos em cursos regulares na Unicamp e na UFSCar e, ao mesmo tempo, criar uma linha de pesquisas etnográficas sobre processos educativos na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. As políticas de ações afirmativas para o ensino superior brasileiras estão entre as mais ambiciosas do mundo. São, no entanto, poucos diante do volume total da produção científica sobre o tema, os trabalhos que retratam a experiência e o ponto de vista dos estudantes, numa perspectiva qualitativa. A etnografia como abordagem metodológica será colocada em destaque em diferentes ações do projeto, que discutirão as especificidades de seu emprego no campo da Educação. O intuito é constituir na FE/Unicamp um grupo de pesquisa de referência em Antropologia da Educação, tanto pelo interesse por populações indígenas quanto pelas discussões sobre a etnografia como abordagem metodológica. Para além
| |
Linha Pesquisa: | Educação e Ciências Sociais |
|
Instituições | Nome: | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo |
|
Tipo do Financiamento: | Auxílio Pesquisa |
| Nº Processo na Financiadora: | 2018/25259-0 |
|
Data Início Financiamento: | 12/2019 |
| Data Fim Financiamento: | 11/2024 |
|
Valor do Financiamento: | R$ 309.619,18 |
|
Complemento do Tipo Financiamento: | AUXILIO-PESQUISA (JOVEM PESQUISADOR) |
|
|
|
Órgãos | FE - FACULDADE DE EDUCACAO [19.00.00.00.00.00.00] |
|
Equipes Projeto | Ana Maria Fonseca de Almeida( Participante ) |
Antonio Roberto Guerreiro Junior( Participante ) |
Elise Capredon( Participante ) |
Ingrid Sayuri Corsi Taquemasa( Participante ) |
Jose Mauricio Paiva Andion Arruti( Participante ) |
CHANTAL VICTORIA MEDAETS( Responsável ) |
|
|