Autorização de Uso de Serviços Computacionais
Toda solicitação de uso de novo serviço computacional deverá ter a aprovação/reprovação do Representante de Usuários.
No caso de reprovação de uso, é obrigatória a digitação do motivo da reprovação.
Todos os serviços que não tiverem uma resposta de aprovação, ficarão pendentes até que esta resposta seja dada.
As solicitações que necessitam de aprovação/reprovação são: IBM-AIX, Impressão Corporativa, Hospedagem de Sites e Câmera Web.
Renovação de Contas
A renovação de contas possui prazo de validade de até 1 ano, renovável mediante comprovação de continuidade de vínculo (conforme DECISÃO ConTIC ) .
Serão apresentadas para Renovação as contas que expirarem nos dois meses seguintes.
A alteração desta nova data de expiração da Conta, quando efetuada, deverá refletir uma data menor do que a data assumida pelo sistema.
Cancelamento de Contas/Serviços
O sistema executa o cancelamento automático de Contas/Serviços ativos, de usuários conforme regras de acesso (conforme DECISÃO ConTIC), sem a necessidade de atuação do representante, para os casos de demissão, perda de vínculo, fim do prazo de permanência e aposentadoria.
O sistema permite o cancelamento de Contas/Serviços ativos, de usuários sob a responsabilidade do representante, dado um username/máquina específico. Se o representante preferir, o sistema apresenta para cancelamento todas as contas/serviços ativos de todos usuários sob a sua responsabilidade.
Caso sejam selecionados para exclusão, todos os serviços de uma conta, ou, seja selecionado o cancelamento total da conta, a mesma ficará bloqueada por um período de 4 meses. Durante este período a conta poderá ser reativada. Passado este período a conta é cancelada definitivamente.
Reativação de Contas
O sistema apresenta para Reativação, as contas bloqueadas há no máximo quatro meses.
No caso de reativação de conta já expirada, deve-se efetuar primeiramente a renovação desta conta.
Toda conta reativada, para ficar disponível novamente para o usuário, deverá ter sua senha alterada. Após a solicitação de Reativação, deve-se verificar se os serviços da conta estão liberados. Em caso afirmativo, o usuário deverá pedir alteração de senha ao responsável pela entrega da mesma.
Para saber onde e com quem retirar/trocar senhas, o usuário deverá verificar em ” Onde Retirar a Senha”
Alteração de Tipo de Usuário
Esta funcionalidade está disponível somente para as contas no ambiente ‘IBM-AIX’ e ‘Câmera Web’.
O sistema permite que o representante altere o Tipo de Usuário quando este usuário tiver contas ativas sob a responsabilidade desse representante.
O Novo Tipo de Usuário / Documento do mesmo são validados pelo sistema, da seguinte maneira:
- É permitido que um Funcionário mude para docente. Neste caso, o sistema verifica se ambas as matrículas (da DGRH ) informadas pertencem ao mesmo usuário(conferência por CPF).
- Só docentes poderão ser alterados para Professor Colaborador. Neste caso, ambas as matrículas (da DGRH ) informadas devem pertencer ao mesmo usuário(conferência por CPF).
- Quando houver mudança dentro da Funcamp(estagiário ou bolsista para funcionário), o sistema verifica se ambas as matrículas (do RH da Funcamp) informadas pertence ao mesmo usuário (conferência por CPF).
- Não é permitido mudar de tipo de usuário quando o n. Documento/ tipo Documento do usuário novo for referente a algum outro usuário já cadastrado no sistema.
O sistema apresenta a lista de contas/serviços que o tipo Usuário Atual possui. Estes serviços poderão ser preservados ativos ou cancelados, de acordo com as regras de utilização dos Serviços Computacionais estabelecidas pelo CONTIC. Antes da confirmação da troca de tipo de usuário, o sistema apresentará a situação destes serviços. Após a confirmação de troca de tipo de usuário, o sistema registrará os dados do tipo de usuário anterior, como informações históricas. Os dados cadastrais do usuário serão alterados.