GT 2 - Normas para o funcionamento e uso dos Restaurantes Universitários

GT 02 - Normativas Gerais para o funcionamento e uso dos Restaurantes Universitários durante a Pandemia da COVID 19 


 

Portaria GR n.º 40/2020, de 17/06/2020. Designa Grupo de Trabalho para criar normas e procedimentos para o funcionamento e uso dos Restaurantes Universitários durante a pandemia da COVID-19. Portaria GR nº. 59/2020, de 03/07/2020. Altera a composição da Portaria GR 40/2020.

O Grupo de Trabalho 2  foi constituído pelos seguintes membros:

Cláudia Regina Cavaglieri (DEA) – coordenadora do GT

Luciana Aparecida da Cunha Pizatto (DEA)

Maria Antonieta Jardine Kikumoto (Prefeitura)

Maristela a Silva do Nascimento (FEA)

Julicristie Machado de Oliveira (FCA)

Diogo Thimoteo da Cunha (FCA)

Ketilin dos Reis Magoga (DGA)

Emília Wanda Rutkowski (FEC)

       Luciane Della Rocca Daniel (SAR)

Márcia Pertese (FUNCAMP)

Luan Ramos (representante discente PG)

Lucas Marques (representante discente Grad)

 SUPLENTE 

Cleber de Lima Palmieri (DGA)





 

Preparação para Retomada Gradual dos Restaurantes Universitários 

 

Considerações Gerais

Critérios e parâmetros definidos para retorno gradativo das atividades nos Restaurantes priorizando a saúde da comunidade universitária:

  • Evitar aglomeração de entradas e saídas e prover atendimento escalonado nos Refeitórios;
  • Medidas de distanciamento social com demarcação de distâncias entre as pessoas;
  • Uso obrigatórios de máscaras por todos em todas as fases;
  • Medidas para garantir a higienização pessoal pela lavagem frequente das mãos; oferta de álcool gel; orientações para higiene pessoal; 
  • Medidas de higienização ambiental;
  • Mecanismos de informação e comunicação sobre a COVID 19 e medidas preventivas estabelecidas. 

 

Retomada Gradual por Fases

FASE 0

  1. Data de início da FASE 1:  é imprescindível a Divisão de Alimentação/Prefeitura e Restaurante da FCA/SAR devem ser informadas com antecedência mínima de 20 dias, para providenciar as Solicitações de Compras (SECs) e emissão de Autorizações de Fornecimento (AFs) pela DGA em tempo hábil para envio ao fornecedor e entrega dos gêneros nos Restaurantes, respeitando os prazos estabelecidos em edital. 
  2. Café da Manhã: não irá fornecer café da manhã nas FASES 1 e 2 para reduzir o tempo de funcionamento do refeitório, proporcionando a higiene mais minuciosa do ambiente no horário da manhã antes da abertura para o almoço. O retorno desse serviço será na FASE 3 reduzindo horário de atendimento até às 8h. O horário de distribuição passará a ser das 7 às 8h.
  3. Medidas de Higiene Ambiental / Demarcação de piso e assentos /Barreiras Acrílicas: 

3.1 Medidas de Higiene Ambiental

Principais aspectos a serem considerados: 

  • Estabelecer fluxo de público de forma linear evitando cruzamentos;
  • Pias de higienização de mãos: manutenção da higiene das pias disponíveis nos Restaurantes, indicando-se aumento da frequência da operação pela empresa terceirizada;
  • Catracas: limpeza frequente mantendo o padrão atual adotado no RU, sendo mantido um funcionário da Alternativa exclusivamente para essa atividade, higienizando o equipamento seguindo a NT da ANVISA nº 49 de 02/06/2020;
  • Mesas e assentos: limpeza ao término de cada ciclo de uso dos restaurantes, antes do ingresso de um novo grupo de usuário, utilizando-se álcool 70%;  
  • Barreira acrílica dos balcões de distribuição: limpeza ao término de cada ciclo de uso dos restaurantes, utilizando-se álcool 70%;
  • Piso dos refeitórios: lavar duas vezes ao dia, antes do almoço, e antes do jantar, tomando-se todos os cuidados necessários para evitar dispersão de gotículas e contaminação cruzada do ambiente;
  • Disponibilizar dispensers (embalagem pump) de álcool em gel nas mesas (manter os dispensers fixados nas mesas);
  • Retirada de lixo: deverá ser retirado do refeitório pela empresa terceirizada, sob demanda, quantas vezes se fizerem necessárias;
  • Uso de luvas descartáveis: manter o uso de luvas descartáveis para as copeiras no momento de montagem das marmitas e distribuição das refeições, seguindo as recomendações de boas práticas de manipulação já estabelecidas;
  • Uso de máscaras: indica-se uso de máscara cirúrgica para os funcionários da cozinha; escudo facial (face shield) e máscara para os funcionários do recebimento, do controle de acesso aos restaurantes e copas de higienização de bandejas/pratos e talheres na fase em que interromper o uso de marmitas;
  • Recomenda-se não utilizar climatizadores e ventiladores nos restaurantes, devido ao risco de dispersão de agente biológico no ambiente, mantendo os locais bem arejados e ventilados.

Os Protocolos referentes à higienização seguem como Anexo:

ANEXO I - Protocolo de Higienização dos Refeitórios (elaborado pela equipe da DA para análise CVS 20/2020 - Publicado no DOE em 27/06/20) - GT Alimentos/DITEP (Divisão Técnica de Produtos de Interesse à Saúde)/Centro de Vigilância Sanitária.)

ANEXO II - Protocolo de Higienização de Utensílios (bandejas/pratos/ talheres) Na fase em que retornar o serviço de bandejas/pratos, um ponto crítico é o retorno e higienização dos utensílios, assim como a segurança do funcionário responsável pela execução da atividade. 

 

3.2  Demarcação de piso e Assentos

Restaurante Universitário- RU

Refazer as demarcações atuais do piso na entrada que se estendem até ao Ciclo Básico com distanciamento de 1,5m (a atual demarcação está com um metro); demarcar o acesso às estações de recarga de cartões, demarcar o piso das pias de higienização de mãos indicando o uso intercalado das mesmas quando a distância entre elas for menos que 1,5m;  rampa de acesso aos balcões de distribuição, o piso do refeitório para acesso às lixeiras de descarte das marmitas e acesso à copa para devolução de bandejas.

Demarcar assentos que não devem ser utilizados com distância mínima de 1,5m em todas as direções; demarcar nas mesas os locais que não poderão ser utilizados, com fita adesiva zebrada, estendendo-se até o banco acoplado à mesa criando uma barreira para impedir o uso do lugar.

 

Restaurante Saturnino - RS

Demarcar acesso às estações de recarga de cartões; o piso lateral do restaurante (área externa em paralelo a rua Saturnino de Brito) até a entrada do refeitório, passando pela catraca, continuando até o local  de retirada da refeição no balcão de distribuição, mantendo distanciamento de 1,5m; piso próximo ao local de descarte das embalagens e acesso à copa de devolução de bandejas.

Demarcar assentos que não devem ser utilizados com distância mínima de 1,5m em todas as direções; demarcar nas mesas os locais que não poderão ser utilizados, com fita adesiva zebrada, estendendo-se até o banco acoplado à mesa criando uma barreira para impedir o uso do lugar.

Sugere-se a colocação de proteção contra sol e chuva na área externa. Sem a proteção, em períodos de chuva e sol, os usuários que aguardam nas filas para entrar no restaurante, se aglomeram em busca de um espaço adequado para se protegerem.

 

Limeira/Piracicaba - FCA/FT,COTIL/FOP 

           Restaurante FCA - Campus II

Demarcar, mantendo distanciamento de 1,5m; o piso que dá acesso às estações de recarga de cartões (área externa); piso paralelo a via Norte-Sul,  seguindo em diagonal  até a entrada que dá acesso ao refeitório, passando pela catraca, continuando até o local  de retirada da marmita (F1- P1 e P2; F2 - P3 e P4) e bandeja (F2- P5), no balcão de distribuição; piso próximo ao local de descarte das embalagens e acesso à copa de devolução de bandejas.

Demarcar assentos que não devem ser utilizados com distância mínima de 1,5m em todas as direções; demarcar nas mesas os locais que não poderão ser utilizados, com fita adesiva zebrada, estendendo-se até o banco acoplado à mesa criando uma barreira para impedir o uso do lugar.

Restaurante FT/COTIL- Campus I

Demarcar mantendo distanciamento de 1,5m; piso que dá acesso às estações de recarga, (área externa do refeitório); piso lateral do prédio do COTIL, continuando na lateral do refeitório até a entrada, passando pela catraca até a retirada da marmita (F1- P1e P2; F2- P3 e P4) e bandeja (F2- P5) no balcão de distribuição; piso próximo ao local de descarte das embalagens e acesso à copa de devolução de bandejas.

Demarcar assentos que não devem ser utilizados com distância mínima de 1,5m em todas as direções; demarcar nas mesas os locais que não poderão ser utilizados, com fita adesiva zebrada, estendendo-se até o banco acoplado à mesa criando uma barreira para impedir o uso do lugar.

Sugere-se a colocação de proteção contra sol e chuva (área externa dos Campi I e II de Limeira). Sem a proteção, em períodos de chuva e sol, os usuários que aguardam nas filas para entrar nos restaurantes, se aglomeram em busca de um espaço adequado para se protegerem.

 

Restaurante FOP 

Demarcar mantendo distanciamento de 1,5m; o piso que dá acesso às estações de recarga; piso da passarela, (protegida com cobertura) até a entrada do refeitório, passando pela catraca até a retirada da marmita (F1- P1 e P2) e pratos (F2- P3, P4 e P5), piso próximo ao local de descarte das embalagens e acesso à copa de devolução de bandejas.

Demarcar assentos que não devem ser utilizados com distância mínima de 1,5m em todas as direções; demarcar nas mesas os locais que não poderão ser utilizados, com fita adesiva zebrada, estendendo-se até o banco acoplado à mesa criando uma barreira para impedir o uso do lugar.

 

3.3 Barreiras acrílicas de proteção para balcões de atendimento:

Instalação de barreiras acrílicas nos balcões de distribuição de refeições em todos os refeitórios. Considerando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sugerimos a instalação de barreira física de acrílico ou vidro nos balcões de atendimento para minimizar o risco de contaminação dos funcionários e usuários, bem como do ambiente, utensílios e refeições. 

A demanda de aquisição e instalação dessas barreiras consta no ANEXO V.

 

  1. Tipo de Serviço a ser adotado: 

Distribuição de refeições em marmitex na Fase 1- P1 e P2 , sendo o cardápio padrão composto por: arroz, feijão, prato principal (proteína animal), guarnição (acompanhamento) e sobremesa (frutas e doces industrializados) e cardápio vegetariano composto por: arroz integral, feijão, prato principal (proteína vegetal), guarnição e sobremesa (frutas e doces industrializados). Não haverá oferta de pão e suco. Indica-se uso de marmitas somente na Fase 1 devido à capacidade de produção e montagem de marmitas do RU. Durante o uso de marmitex não haverá a distribuição de suco, pão e café.

Na Fase 1- P1 e P2 o RU será utilizado para funcionários Unicamp e funcionários das empresas terceirizadas e o RS irá produzir e distribuir marmitas para alunos bolsistas.

Distribuição de refeições em bandejas/pratos (sistema convencional) a partir da Fase 2 - P3 para RU e RS, onde é prevista o retorno de 25% dos alunos de graduação e pós graduação. Quando houver a retomada desse serviço os cardápios oferecidos serão aqueles utilizados habitualmente, sendo o cardápio padrão composto por arroz, feijão, prato principal (proteína animal), guarnição, salada, sobremesa (frutas e doces em geral), pão e suco e cardápio vegetariano composto por arroz integral, feijão, prato principal (proteína vegetal), guarnição, salada, sobremesa (frutas e doces em geral), pão e suco. Não será servido café para evitar aglomeração

Haverá alteração no padrão de serviço com suspensão do auto serviço em todos os Restaurantes e suspensão das repetições. 

Restaurante da FOP na Fase 1- P1 e P2, distribuição de refeições em marmitex, sendo o cardápio padrão composto por: arroz, feijão, prato principal (proteína animal), guarnição (acompanhamento) e sobremesa (frutas e doces industrializados) e cardápio vegetariano composto por: arroz integral, feijão, prato principal (proteína vegetal), guarnição e sobremesa (frutas e doces industrializados). Não haverá oferta de pão, suco e café. 

Na Fase 2 - P3, P4 e P5, distribuição de refeições em pratos (sistema convencional), sendo o cardápio padrão composto por arroz, feijão, prato principal (proteína animal), guarnição, salada, sobremesa (frutas e doces em geral), pão e suco e cardápio vegetariano composto por arroz integral, feijão, prato principal (proteína vegetal), guarnição, salada, sobremesa (frutas e doces em geral), pão e suco. Não será servido café

Limeira (Campus I e FCA):

 Fase1- P1 e P2; Fase 2- P3 e P4, distribuição de refeições em marmitex, sendo o cardápio padrão composto por: arroz, feijão, prato principal (proteína animal), guarnição (acompanhamento) e sobremesa (frutas e doces industrializados) e cardápio vegetariano composto por: arroz integral, feijão, prato principal (proteína vegetal), guarnição e sobremesa (frutas e doces industrializados). Não haverá oferta de pão, suco e café. 

Fase 2- P5, distribuição de refeições em pratos e bandejas (sistema convencional) sendo o cardápio padrão composto por arroz, feijão, prato principal (proteína animal), guarnição, salada, sobremesa (frutas e doces em geral), pão e suco e cardápio vegetariano composto por arroz integral, feijão, prato principal (proteína vegetal), guarnição, salada, sobremesa (frutas e doces em geral), pão e suco. Não será servido café

Nas fases/períodos em que serão utilizados pratos e bandejas (sistema convencional), haverá alteração no padrão de serviço com suspensão do auto serviço e suspensão das repetições. 

  1. Demanda das Unidades e Órgãos quanto ao uso do Restaurante Universitário (RU):

As Informações referentes a essa demanda, tabelas e análise dos dados constam no ANEXO III.  


 

  1. Mecanismos de informação

Confecção de cartazes, banners e faixas  com instruções referentes a etiquetas comportamentais, higienização de mãos, uso correto de máscaras dentro do refeitório, informações gerais a respeito dos sintomas da doença, uso de assentos demarcados, tempo de permanência nos refeitórios somente para se alimentar para atendimento de maior número de pessoas.  

As demandas referentes à comunicação para todos os Restaurantes, compreendendo refeitórios e áreas administrativas, constam no ANEXO IV.

Inserção de banner padronizado nos sites de todas as unidades e órgãos para acesso direto ao hotsite que reúne as informações sobre a pandemia 

 

  1. Aquisição de materiais: para estabelecer e manter as ações propostas: higienização de mãos, oferta de álcool gel, demarcação de distâncias entre as pessoas e atender as necessidades do momento será essencial a aquisição de materiais para atender a demanda. Os itens a serem adquiridos para utilização em todos os refeitórios consta no ANEXO V. 


 

FASE 1 e FASE 2

Para o retorno gradual do funcionamento dos Restaurantes, haverá necessidade de adequações nos processos de trabalho que envolvem a produção e distribuição das refeições com o intuito de minimizar e prevenir riscos de contaminação:

  1. Restaurante Universitário (RU) Escalonamento de atendimento no refeitório: para respeitar o distanciamento proposto de 1,5m em todas as direções, é possível disponibilizar somente 200 lugares no refeitório, 24% da capacidade total que é de 840. 
  • Fase 1- P1 e P2: escalonamento de atendimento de 200 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de Atendimento Almoço: 10:30h às 14:00h, portanto 8 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 14h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 1.600

Horário de atendimento do Jantar das 17:30h às 19:45h, portanto 5 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando-se às 19:45h)

Quantidade de pessoas a serem atendidas no jantar: 1.000

Quantidade de pessoas total/dia: 2.600

Levando-se em conta a quantidade de lugares no refeitório e a capacidade total de atendimento de 2.600 refeições/dia, mais a produção de 1.200 refeições para Área da Saúde (HC/CAISM), totalizando uma produção/dia de 3.800 refeições, o RU atinge a capacidade máxima de produção e distribuição de marmitas.

  • Fase 2- P3: escalonamento de atendimento de 200 pessoas a cada 20 min

compreendendo 15 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de Atendimento Almoço: 10:30h às 14:00h, portanto 11 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 14h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 2.200.

Horário de atendimento do Jantar das 17:30h às 19:45h, portanto 7 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando-se às 19:45h)

Quantidade de pessoas a serem atendidas no jantar: 1.400

Considerando a capacidade máxima de produção e distribuição de marmitex (3.600 refeições/dia), e o atendimento proposto com ciclos de 20 min, a capacidade de atendimento aumentaria para 4.800 ref/dia, portanto a partir desta fase o RU inicia a distribuição das refeições utilizando bandejas  estampada em aço inox e talheres em inox. 

 

2. Restaurante Saturnino (RS)

  • Fase 1- P1 e P2: atendimento exclusivo aos bolsistas com  produção e 

distribuição de marmitas no almoço e jantar sem utilização do refeitório, seguindo o modelo atual de atendimento do RU, aproximadamente 400 refeições no almoço e 400 refeições no jantar.

Para esse atendimento haverá necessidade de estender a linha de ônibus circular da moradia até o RS (atualmente ponto final no RU). 

  • Fase 2- P3:  Nesta fase com a presença dos alunos no campus, inicia-se a distribuição de refeições utilizando-se bandejas estampadas e talheres em inox para padronizar o serviço com o RU. Para respeitar o distanciamento de 1,5m em todas as direções será possível disponibilizar somente 90 lugares no refeitório, que corresponde a 24% da capacidade total que é de 372.

Escalonamento de atendimento de 90 pessoas a cada 20 min

Horário de Atendimento Almoço: 10:30h às 14:00h, portanto 11 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 14h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 990

Horário de atendimento do Jantar das 17:30h às 19:30h, portanto 5 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando-se às 19:30)

Quantidade de pessoas a serem atendidas no jantar: 450

Quantidade de pessoas total/dia: 1.440

O comparativo de atendimento do RU e RS com capacidade total versus atendimento com capacidade reduzida. consta no ANEXO VI - Quadro 1. Verifica-se que a partir da Fase 2-P3 em diante a capacidade de atendimento nos refeitórios do RU e RS continuará reduzida, com apenas 50% do total de refeições servidas quando comparado ao atendimento antes da pandemia.

 

3. Escalonamento de atendimento em LIMEIRA (FCA/FT, COTIL) e FOP

3.1 FCA: para respeitar o  distanciamento de 1,5m em todas as direções, é 

possível disponibilizar até 82 lugares no refeitório, que corresponde a 25% da capacidade total de 330 lugares.

  • Fase 1 P1 e P2: não há necessidade de escalonamento, pois a quantidade

 estimada de pessoas a serem atendidas, não atinge a capacidade máxima de lugares disponíveis no refeitório.

Horário de atendimento Almoço:  das 11:00h às 13:00h.

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 13 (P1) e 18 (P2) (ANEXO VI).

Horário de atendimento Jantar: das 18:00h às 19:00h.

Quantidade de pessoas a serem atendidas no jantar: 2 (P1) e 3 (P2) (ANEXO VI)

  • Fase 2- P3: escalonamento de atendimento almoço: 82 pessoas a cada 30 min compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 11:00h às 13:00h, portanto 5 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 12:30h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 233 (ANEXO VI).

Escalonamento de atendimento: 82 pessoas a cada 30 min.

Horário de atendimento Jantar: das 18:00h às 19:00h, portanto 2 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 18:30h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no jantar: 115 (ANEXO VI)

  • Fase 2- P4: escalonamento de atendimento: 82 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 11:00h às 14:00h, portanto 6 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 13:30h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 453 (ANEXO VI).

Escalonamento de atendimento: 82 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Jantar: das 18:00h às 19:30h, portanto 3 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 19:00h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 231 (ANEXO VI).

  • Fase 2- P5:  escalonamento de atendimento: 82 pessoas a cada 20 min, compreendendo 15 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 10:40h às 14:20h, portanto 11 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 14:00h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 883 (ANEXO VI).

Escalonamento de atendimento: 82 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Jantar: das 17:40h às 19:40h, portanto 6 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 19:20h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no jantar: 458  (ANEXO VI).

 

3.2 COTIL/FT : para respeitar o  distanciamento de 1,5m em todas as direções, é possível disponibilizar até 70 lugares no refeitório, que corresponde a 26% da capacidade total de 268 lugares.

  • Fase 1 - P1 e P2: não há necessidade de escalonamento, pois a quantidade estimada de pessoas a serem atendidas, não atinge a capacidade máxima de lugares disponíveis no refeitório.

Horário de atendimento Almoço: das 11:00h às 13:00h

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 14 (P1) e 18 (P2) (ANEXO VI).

Horário de atendimento Jantar: das 18:00h às 19:00h.

Quantidade de pessoas a serem atendidas: 2 (P1) e 4 (P2) (ANEXO VI).

 

  • Fase 2- P3: escalonamento de atendimento: 70 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento das Almoço: 11:00h às 13:00h, portanto 4 ciclos de atendimento (sendo o último com início às 12:30h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 232 (ANEXO VI).

Escalonamento de atendimento: 70 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Jantar: das 18:00h às 19:00h, portanto

2 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 18:30h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas: 106 (ANEXO VI).

  • Fase 2 - P4: escalonamento de atendimento: 70 pessoas a cada 20 min, compreendendo 15 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 11:00h às 14:00h, portanto 7 ciclos de atendimento (sendo o último com início às 13:20h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 450 (ANEXO VI).

Escalonamento de atendimento: 70 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Jantar: das 18:00h às 19:30h, portanto 3 ciclos de atendimento(sendo o último iniciando às 19:00h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no jantar: 208 (ANEXO VI).

  • Fase 2- P5: escalonamento de atendimento: 70 pessoas a cada 20 min, compreendendo 15 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 10:30h às 14:10h, portanto 12 ciclos de atendimento (sendo o último com início às 14:10h).

Quantidade  de pessoas a serem atendidas no almoço: 880  (ANEXO VI).

Escalonamento de atendimento: 70 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Jantar: das 17:40h às 19:40h, portanto 6 ciclos de atendimento (sendo o último iniciando às 19:20h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 410 (ANEXO VI).

 

3.3 FOP (servido apenas o almoço): para respeitar o distanciamento de 1,5m em todas as direções, é possível disponibilizar até 30 lugares no refeitório, que corresponde a 17% da capacidade total, equivalente a 180 lugares.

  • Fase 1- P1 e P2: não há necessidade de escalonamento, pois a quantidade estimada de pessoas a serem atendidas, não atinge a capacidade máxima de lugares disponíveis no refeitório.

Horário de atendimento Almoço: das 11:00h às 13:00h

Quantidade de pessoas a serem atendidas: 17 (P1) e 24 (P2)  (ANEXO VI).

  • Fase 2- P3: escalonamento de atendimento: 30 pessoas a cada 30 min, compreendendo 25 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 11:00h às 13:00h, portanto 4 ciclos de atendimento (sendo o último com início às 12:30h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas: 111 (ANEXO VI).

  • Fase 2- P4: escalonamento de atendimento: 30 pessoas a cada 20 min, compreendendo 15 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 11:00h às 14:00h, portanto 7 ciclos de atendimento (sendo o último com início às 13:30h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas: 198  (ANEXO VI).

  • Fase 2- P5: escalonamento de atendimento: 30 pessoas a cada 20 min, compreendendo 15 min para refeição e 5 min para higienização de mesas e assentos.

Horário de atendimento Almoço: das 10:40h às 14:00h, portanto 10 ciclos de atendimento: 10 (sendo o último com início às 13:40h).

Quantidade de pessoas a serem atendidas no almoço: 295 (ANEXO VI).


Todos os demonstrativos de quantidade estimada de refeições a serem servidas nas Fases 1 e 2 em Limeira e Piracicaba encontram-se no ANEXO VI.

 

  1. Alteração no padrão do serviço em todas as Fases: suspensão do auto serviço, e das repetições. As bandejas/pratos serão montados por copeiras sendo entregues ao cliente no final do balcão de distribuição, visando reduzir os riscos de contaminação cruzada. 
  2. Adequação no sistema de distribuição adaptação de equipamentos (balcão de distribuição) para suspensão do auto serviço com a instalação de barreira de acrílico em todos os refeitórios como mencionado anteriormente.
  3. Porteiros e/ou Vigilantes: reforço do quadro para acompanhar e controlar o acesso ao RU, RS (Campinas) e  Campi I e II (Limeira) ,  principalmente quanto ao distanciamento necessário na fila e evitar aglomerações na entrada e saída dos refeitórios, impedindo a permanência de ambulantes informais especialmente na saída do RU. 

Quanto aos ambulantes informais, costumeiramente presentes na saída do RU,  solicitar uma PORTARIA GR proibindo a permanência nesse local. 

Diante da especificidade do serviço de atendimento nos Restaurantes, respeito ao distanciamento, uso obrigatório de máscara entre outras necessidades de acompanhamento, sugere-se treinamento para Vigilantes e Porteiros diante dessas novas situações. Demanda de treinamento consta no ANEXO VII.

 

  1. Utilização do RA: utilizar somente quando os demais restaurantes não suprirem as necessidades de atendimento. (Fase 2 Período 5) seguindo todas as diretrizes adotadas para os demais restaurantes. 

Sugere-se a colocação de proteção contra sol e chuva na área externa. Sem a proteção, em períodos de chuva e sol, os usuários que aguardam nas filas para entrar no restaurante, se aglomeram em busca de um espaço adequado para se protegerem.

 

  1. Envio de informações dos órgãos competentes Para que possamos planejar as refeições de forma adequada, sobretudo da quantidade, quando do retorno dos alunos, a partir do Período 3 da Fase 2, é imprescindível o recebimento, pelos órgãos responsáveis, de uma lista com os dados dos alunos que estarão retornando em cada um dos períodos previstos, haja vista que a liberação das catracas dos restaurantes se dá por perfil de usuário e, no caso em questão, criaremos um subgrupo específico para alunos por período de retomada, a fim de controlar o acesso desse perfil de usuário, impedindo que alunos com aulas exclusivamente a distância acessem os restaurantes universitários.

 

Considerações Finais 

Demandas para o retorno das atividades:

  1. Extensão da linha de ônibus circular da moradia: para atendimento exclusivo dos bolsistas no RS na Fase 1 P1 e P2 com  produção e distribuição de marmitas no almoço e jantar, haverá necessidade de estender a linha de ônibus circular da moradia até o RS (atualmente ponto final no RU). 
  2. Estudo do lay out do refeitório do RU e RS: estudo a ser realizado por área pertinente para verificar a possibilidade de readequar a distribuição de mesas visando aumentar a capacidade de atendimento.
  3. Indicação quantitativa relacionada ao retorno dos alunos: quanto representa 25% dos alunos de Graduação e Pós-Graduação previstos para retornar na FASE 2 - Período 3 e para as demais fases. 
  4. Definição de atendimento nos Refeitórios na Fase 2 Período 5: indica-se retomada de 100% de trabalhadores e alunos, bem como das atividades do Restaurante, porém mantendo lotação máxima de 50%, impossibilitando o atendimento pleno à comunidade universitária. É necessário viabilização de outros espaços parra atendimento desta demanda mantendo o distanciamento sugerido de 1,5m.
  5. Criação de formulário eletrônico para solicitar refeições: em virtude da redução na capacidade de atendimento para respeitar o distanciamento de 1,5m, principalmente no RU e RS, sugere-se a criação e disponibilização de formulário eletrônico para ser realizada a solicitação de refeição pelos servidores/alunos. O formulário seria acessado pelo site da Prefeitura onde se preencheria a solicitação diariamente até às 9h00min, por meio de nome e matrícula (no caso de servidores), indicando o tipo de cardápio desejado (padrão ou vegetariano). Após o horário estabelecido o acesso seria suspenso, sendo apresentado um relatório indicando o montante de refeições para atendimento. Necessidade de verificar com CCUEC e área de TI da Prefeitura se essa demanda é factível.  


 

Anexos do Relatório

ANEXO I – Protocolo de Higienização dos Refeitórios

ANEXO II -  Protocolo de Higienização de Utensílios (bandejas/pratos/ talheres)

ANEXO III - Demanda das Unidades/Órgãos quanto ao uso dos Restaurantes        (Campinas)

ANEXO IV - Demandas GT 09 - Comunicação

ANEXO V - Demandas GT 01 - Aquisições

ANEXO VI - Quadros de Refeições

ANEXO VII – Demanda GT 07 - Treinamento

 


 

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Atendimento

Horário: das 7:00 às 17:30

Telefone: 35217400

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