GT 7 – Normas para Treinamentos em seguranças e Higienização durante a pandemia

Relatório GT-07/2020 

1. Apresentação 

Em 17 de junho de 2020, a Reitoria designou o Grupo de Trabalho 7 com a edição da Portaria 

GR-45/2020, com o objetivo de organizar treinamentos em Segurança, Medidas Sanitárias e 

Higienização Pessoal e Ambiental durante a pandemia da COVID-19, por meio de cursos 

online para estudantes, professores, funcionários, pesquisadores, terceirizados, das áreas 

acadêmica e da área da saúde. 

Este documento apresenta o andamento dos trabalhos do Grupo até o momento e também 

uma proposta de sua atuação no curto prazo, a qual poderá ser readequada a partir da 

definição da Universidade quanto à data de início de retorno gradativo às atividades 

presenciais, ainda indefinida. 

Para realização do trabalho proposto, o GT 07 está considerando: 

• O Plano Geral de Retorno gradual às atividades presenciais da Universidade, que 

estabelece o escalonamento e a diferenciação dos públicos e atividades realizadas; 

• Os protocolos gerais preconizados pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado 

de São Paulo, com a validação do GT 06 no âmbito da Unicamp; 

• Os protocolos específicos em elaboração pelos demais Grupos de Trabalhos 

designados pela Reitoria, que determinam novos procedimentos para utilização dos 

espaços comuns e fluxos de pessoas no campus; 

• Estratégias e formatos de treinamento adequados aos diferentes públicos a serem 

treinados, mediados ou não por tecnologia. 

O Grupo ainda não dispõe de todas as informações para formatação dos seus treinamentos na 

íntegra, na medida em que depende dos protocolos definidos pelos demais GTs, em fase de 

elaboração. Contudo, apresentamos no documento um conjunto de premissas, de ações já 

realizadas e de ações planejadas para realização do objetivo proposto para o GT. 

Consideramos aqui treinamento como um conjunto de ações que se iniciam com a organização 

do conteúdo em diferentes formatos e níveis de abrangência, passam pela sua produção e 

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disponibilização aos públicos e nichos identificados e se encerram com o monitoramento de 

indicadores de treinamento. O GT entende que não fazem parte do seu escopo eventuais 

ações da Unicamp, na condição de empregadora, em casos de não participação dos servidores 

no treinamento ou de não aplicação dos conteúdos nele abordados. 

2. Equipe 

O Grupo é constituído pelos seguintes membros, designados na Portaria GR-45/2020. 

• Monica Rovigati (EDUCORP) 

• Angélica Olivetto de Almeida (EDUCORP) 

• Lina Amaral Nakata (SVC) 

• Anderson Manoel Batinga de Araújo (SVC) 

• Salvador Jesus dos Santos (SVC) 

• Luis Antônio Padilha (SVC) 

• Raimundo Nonato Ferreira Teixeira (SVC) 

• Gisele Maria Collado Rafael da Silva (DEA) 

• Thaís Helena Varanda Teixeira (DGRH/DSO) 

• Igor Benedick Coimbra (DGRH/DSO) 

• Daniela de Almeida Martins (DGRH/DSO) 

• Marilisa de Mello Freire Rossilho (PROEC) 

• Maria Luiza Moretti (FCM/CCIH/NVE) 

• Carolina Carvalho Ribeiro do Valle (FCM/CCIH/NVE) 

• Soely Aparecida Jorge Polydoro (EA2) 

• Marco Antônio Garcia de Carvalho (GGTE) 

• Eduardo Galembeck (Escola de Extensão) 

Somaram-se ao grupo posteriormente, os servidores 

• Marcio Clebson dos Santos Alves (CIPA/FEF) 

• Edvaldo de Barros (SVC) 

As contribuições dos membros ao Grupo estão ligadas às suas respectivas áreas de atuação 

na Universidade, contemplando boa parte dos perfis necessários para desenvolvimento das 

atividades demandadas ao GT. Ainda assim, precisaremos contar com profissionais externos 

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ao grupo para realização das etapas relacionadas à edição das videoaulas, visto não termos no 

grupo profissional da área. 

3. Interfaces 

Os treinamentos serão ofertados considerando os protocolos internos definidos pelos demais 

GTs, especialmente aqueles que se referem aos diferentes nichos existentes no campus. 

Assim, no âmbito interno, aguardamos os protocolos dos seguintes GTs em seus temas 

específicos: 

• GT 01 - Aquisições: as aquisições e contratações podem, em alguma medida, 

demandar maior detalhamento de alguns aspectos abordados nos treinamentos. 

• GT 02 - Restaurantes: os protocolos para utilização e acesso a esses espaços 

integrarão o escopo dos treinamentos, tanto para os usuários quanto, eventualmente, 

para os servidores da área. 

• GT 03 - Moradia: os protocolos definidos poderão integrar o escopo dos treinamentos, 

considerando servidores, moradores e visitantes da Moradia Estudantil. 

• GT 04 - Espaços Comuns: protocolos definidos integrarão o escopo dos treinamentos, 

em relação a acesso e utilização de salas de aula, laboratórios, áreas de atendimento e 

demais áreas específicas com grande fluxo de pessoas. 

• GT 05 - Segurança: os protocolos integrarão o escopo dos treinamentos em relação a 

descarte de resíduos, utilização de ônibus circular e fretados, automóveis, fluxos de 

pedestres, cantinas e espaços de convivência no campus. 

• GT 06- Os procedimentos e orientações quanto ao acompanhamento médico, 

epidemiológico, vacinação e testagem da comunidade deverão compor o escopo de 

treinamento, visando a adequada orientação da comunidade interna para garantir o seu 

retorno com segurança no campus. 

• GT 09 - Organizar a comunicação da Universidade com a comunidade externa e interna 

durante a pandemia da COVID-19, o que se relaciona fortemente com as ações de 

treinamento e desenvolvimento, na medida em que as ações educativas nele propostas 

precisarão atingir todos os públicos. 

• GT 10 - Questões específicas não tratadas nos demais GTs podem, eventualmente, ser 

tratadas neste GT, responsável por sistematizar as respostas e os Planos Específicos 

dos órgãos e unidades. 

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4. Desenvolvimento dos trabalhos 

O GT reuniu-se em dois encontros (26/06 e 02/07/2020), com a participação expressiva dos 

seus membros e com o compartilhamento de diversos materiais, com o objetivo de construir 

proposta de treinamentos gerais e específicos. O trabalho foi iniciado analisando e validando: 

• Conteúdo parcial já desenvolvido pela Educorp, SVC e especialistas da área de 

moléstias infectocontagiosas da FCM/HC/CAISM; 

• Materiais sobre protocolos e treinamentos similares realizados por outras organizações, 

públicas e privadas; 

• Conteúdo apresentando pelos membros do grupo. 

Posteriormente, o Grupo compilou propostas de cartazes produzidos nos diferentes GTs, 

encaminhando-os aos GT 06, para uniformização de conteúdo técnico. De acordo com 

alinhamento entre os coordenadores dos GTs, o GT 09 elaborará proposta de identidade visual 

única para todos os materiais e vídeos utilizados no processo de retorno às atividades 

presenciais da Universidade. 

Considerando as estratégias para promoção da aprendizagem dos diferentes públicos, o Grupo 

definiu as seguintes premissas: 

• Todo o material produzido deve utilizar linguagem e estratégia que visem a geração de 

um ambiente de acolhimento, de cuidado e de segurança aos servidores e a todos os 

públicos que frequentam a Unicamp; 

• Os diferentes materiais de treinamento devem atingir todos os públicos da 

Universidade, em formatos adequados a cada um deles. Considerando que parte do 

público interno pode não ter acesso à internet e às videoaulas, discutimos a 

possibilidade de elaboração de material impresso sobre os protocolos, como cartazes, 

cartilhas e banners, além de animações e das videoaulas, que comporão o material 

relativo aos treinamentos; 

• Os diferentes materiais produzidos devem comunicar os caminhos/contatos para 

resolução de questões específicas não explicitadas; 

• Embora em diferentes formatos, os materiais produzidos devem ter identidade 

institucional única; 

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• Deverá ser produzido conteúdo/vídeo introdutório, apresentando informações básicas 

da pandemia e sua contextualização na Universidade; 

• O ambiente virtual de aprendizagem deve possibilitar o monitoramento dos indicadores 

de participação do público interno da Unicamp (docentes, funcionários de todas as 

carreiras e alunos) sem, entretanto, dificultar o acesso aos treinamentos. 

Os treinamentos abordarão conteúdos básicos e gerais comuns a toda comunidade 

universitária e temas específicos com procedimentos e protocolos restritos a determinados 

nichos de usuários ou áreas. No atual estágio dos trabalhos do GT 07, prevemos a realização 

das seguintes videoaulas, cada uma não excedendo a 10 minutos de duração, com as 

seguintes ementas preliminares: 

1. Videoaula 1 

Vídeo introdutório com abordagem ampla sobre a COVID 19, contendo principais 

sintomas, histórico, pesquisas e indicadores internacionais, no Brasil e na Unicamp. 

Ações e campanhas realizadas e em curso na Universidade relacionadas à pandemia, 

ações adotadas para viabilizar o retorno às atividades presenciais com segurança, boas 

vindas ao campus e aos treinamentos. 

2. Videoaula 2 (treinamento geral) 

Comportamentos e cuidados individuais para proteção da saúde, como: obrigatoriedade 

da testagem para COVID 19, uso diário do aplicativo para avaliação das condições de saúde; vacinação H1N1, higienização das mãos, utilização, higienização e descarte de 

máscaras, etiqueta respiratória, higienização de celulares, bolsas, chaves, cartões e 

demais pertences individuais. 

3. Videoaula 3 (treinamento geral) 

Comportamentos e cuidados individuais a serem adotados em seu ambiente de 

trabalho, como limpeza de superfície de toque frequente, acesso aos prédios com uso 

de tapetes sanitizantes2, uso de elevadores e escadas, abordagens e cumprimentos, 

utilização de bebedouros, sanitários, fluxo interno de pessoas e descarte de lixo, 

tramitação de documentos físicos e recebimento/entrega de materiais e encomendas, 

realização de atendimentos. 

1 Procedimentos a serem incluídos nos treinamentos caso estabelecidos pelo GT 06 2 A depender dos protocolos estabelecidos no GT 06 e eventual aquisição pelo GT 01 

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4. Videoaula 4 (treinamento geral) 

Utilização de fretados e circulares e fluxos de automóveis, bicicletas e pedestres no 

campus e descarte adequado de lixo. 

5. Videoaula 5 (treinamento geral) 

Utilização dos restaurantes universitários, refeitórios e outros serviços de alimentação 

no campus e copas setoriais e correta utilização de utensílios individuais ou 

descartáveis e respectivos descarte e/ou higienização. 

6. Videoaula 6 (treinamento específico: docentes e alunos) 

Procedimentos e comportamentos a serem adotados em salas de aula e laboratórios; 

aulas remotas, aulas ao ar livre, aulas presenciais em atividades práticas a alunos de 

final de curso, distanciamento, uso de máscaras e/ou face shields para docentes, 

limpeza de superfície, compartilhamento de materiais e descarte de resíduos. 

7. Videoaula 7 (treinamento específico: vigilantes) 

Instruções sobre todos os protocolos vigentes, visando o fornecimento de orientações 

adequadas ao público interno e externo nos campi, incluindo empresas terceirizadas. O 

treinamento deverá privilegiar abordagem educativa para obtenção de adesão do 

público abordado, especialmente em caso de posturas e comportamentos destoantes 

aos preconizados nos protocolos. 

8. Videoaula 8 (treinamento específico: gerentes e dirigentes) 

Instruções sobre todos os protocolos vigentes, de modo que os gerentes e dirigentes 

consigam, de forma efetiva e com segurança, orientar suas equipes quanto aos 

procedimentos e encaminhamentos corretos. O treinamento deve viabilizar 

oportunidade para acolhimento e esclarecimento de dúvidas, deve considerar o papel e 

do gestor na promoção do engajamento de suas equipes e pares para adesão e adoção 

dos procedimentos e comportamentos estabelecidos nos protocolos e deve abordar 

aspectos relacionados ao bem estar emocional seu e de sua equipe diante do novo 

cenário imposto pela pandemia. O curso deve também abordar a responsabilidade do 

gestor quanto ao cumprimento dos protocolos, de sua parte e de sua equipe, 

apresentando abordagens que corrijam e orientem os comportamentos esperados, 

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indicando também os caminhos para encaminhamento e solução de eventuais 

descumprimentos dos protocolos estabelecidos pela Universidade. 

9. Videoaula 9 (treinamento específico: integrantes da CIPA) 

Instruções sobre todos os protocolos vigentes, considerando-se a necessidade de 

capilarizar os protocolos entre todos os servidores da Unicamp, orientando para seu 

cumprimento e encaminhamentos previstos nos casos de descumprimentos. 

10. Videoaula 10 (treinamento específico: profissionais da saúde) 

Muito embora as equipes de saúde já tenham passado por diversos treinamentos no 

início da pandemia, devem ser reforçados os protocolos específicos para a área sobre 

paramentação e desparamentação, utilização, acondicionamento, higienização e 

descarte de máscaras, higienização das mãos e outros protocolos específicos 

relacionados ou não ao combate à COVID 19. 

A depender do nível de especificidade apresentado nos protocolos dos demais grupos, 

avaliamos que ainda poderá ser necessária a elaboração de treinamentos específicos para os 

servidores das seguintes áreas: a) Restaurantes Universitários, considerando-se novos 

procedimentos para produção e distribuição de refeições ao público atendido; e b) 

DEPPU/DEDIC, considerando-se o atendimento de crianças no campus. 

Também existe a perspectiva de utilização de gamificação como estratégia de fixação do 

conteúdo apresentado nas videoaulas e para obtenção de engajamento dos participantes, a ser 

desenvolvido em parceria com o GT Observatório COVID 19. 

Adicionalmente, pretende-se viabilizar a elaboração de vídeos curtos utilizando software de 

animação, contendo alguns dos principais aspectos abordados nas videoaulas. Tais vídeos 

serão utilizados nas estratégias de comunicação e engajamento do público, conduzidas pelo 

GT 09 – Comunicação, que providenciará sua divulgação nos canais de comunicação 

institucionais mais adequados. 

Detalhamento dos módulos específicos será construído tão logo tenhamos as definições 

quanto a todos os protocolos para treinamento. 

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5. Planejamento das ações 

Prevê-se que a elaboração, produção e disponibilização dos treinamentos sejam organizadas a 

partir do planejamento e cronograma a seguir. Certamente não esgotamos nesse planejamento 

todas as ações que o projeto demandará, mas identificamos as principais etapas numa 

perspectiva preliminar de tempo para conclusão e entrega. 

Ação Equipe 

responsável 

Status Prazo

Conteúdo 1. Avaliar e validar material disponível Profa. Maria Luiza, Angelica, Carolina, Thaís, Igor, Daniela 

Concluído Até 06/07/2020 

2. Avaliar a necessidade de treinamentos em 

temas específicos,em formatos adequados aos diferentes públicos 

Mônica, Angélica Em andamento Até 17/07/2020 

3. Elaborar e validar conteúdo do treinamento 

geral 

Profa. Maria Luiza, Angelica, Carolina, Thaís, Igor, Daniela e GT 06 

Em andamento Até 17/07/2020 

4. Obter protocolos dos demais grupos Mônica Em andamento Até 24/07/2020 5. Organizar os treinamentos em trilhas 

contemplando módulos geral e específicos, em formatos adequados aos diferentes públicos 

Mônica, Angélica. Não iniciado Até 24/07/2020 

Tecnologias e Produção 1. Avaliar material já produzido (cenas gravadas, 

roteiros e cartazes) 

Marilisa, Lina, DSO, Prof. Eduardo 

Concluído Até 10/07/2020 

2. Avaliar/definir plataforma/canais para 

disponibilização das videoaulas e demais conteúdos, considerando os diferentes públicos 

Prof. Marco Antonio e GT Comunicação 

Concluído Até 10/07/2020 

3. Identificar as ações/estratégias de treinamento 

conforme tema e diferentes públicos (videoaulas, cartilhas/manuais, cartazes impressos e digitais, pílulas/dicas, memes, ....) 

Mônica, Angélica, Marilisa 

Em andamento Até 17/07/2020 

4. Finalizar roteirização das videoaulas do 

treinamento geral 

Angélica Em andamento Até 20/07/2020 

5. Gravar cenas faltantes do treinamento geral Equipe EDUCORP Não iniciado Até 31/07/2020 6. Edição das videoaulas do treinamento geral Zanini e Waldir/GGTE e 

Larissa/Extecamp 

Não iniciado Até 10/08/2020 

7. Produção e revisão (e impressão) dos materiais 

educativos em todos os seus diferentes formatos e para todos os públicos 

GT 07 + GT 09+ GT6 Em andamento Até 15/08/2020 

8. Edição de videoaulas de treinamentos 

específicos 

Zanini e Waldir/GGTE e Larissa/Extecamp 

Não iniciado Até 20/08/2020 

Gestão e comunicação 1. Definir/viabilizar os canais oficiais adequados à 

divulgação 

Mônica, Marilisa e GT 09 Em andamento Até 24/07/2020 

3 Os prazos são apenas indicativos iniciais, devendo sofrer alterações em função do recebimento dos protocolos dos demais GTs e de definições relativas à data de retorno às atividades presenciais na Universidade. 

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Mônica, 2. Elaboração de IN/Resolução referente à 

GR, DGRH Em andamento Até 15/08/2020 obrigatoriedade para participação nos treinamentos (servidores, docentes, terceirizados)4 e outros aspectos (certificação, sanções, vinculação com o retorno?) 3. Divulgação intensiva e periódica dos 

Marilisa e GT 09 Não iniciado Início 10 dias treinamentos e orientações5 antes da data do 

primeiro retorno 4. Organizar e realizar treinamento/abordagem 

presencial (com públicos específicos: vigilantes, limpeza, terceirizados, cipeiros) 

Não iniciado Início 10 dias 

antes da data do primeiro 

5. Disponibilizar material de treinamento na 

Plataforma e no Portal Unicamp 

Anderson, Ferreira, Raimundo, Barros (treinamento vigilantes); Angélica e Carolina (pessoal da Saúde); Igor e Thais (limpeza/manutenção) Márcio (CIPA), Profa. Soely: docentes GGTE/Educorp6 +GT Comunicação 

Não iniciado Início 10 dias 

antes da data do primeiro retorno 6. Monitorar indicadores de participação de todos 

os públicos 

DRGH/DSO + RH 

Não iniciado Periodicamente, a Unidades 

partir do início do primeiro retorno, até que todos tenham realizado o treinamento 

6. Encaminhamentos 

Devemos mobilizar os membros que atuarão nas etapas específicas, dando andamento a cada 

uma das etapas planejadas. É nesse momento que prevemos a necessidade de inclusão de 

outros perfis ao grupo para execução de atividades específicas paraedição e finalização das 

videoaulas e para vídeos curtos (pílulas) para disseminação junto aos diferentes públicos. 

Outro aspecto importante refere-se à integração da Plataforma Moodle com o Sistema Senior, 

visando a geração automática de certificados ou informações de participação nos treinamentos, 

que deverão ser acompanhados de termos de ciência e cumprimento dos protocolos 

apresentados. Essa integração viabilizará o gerenciamento do público já treinado e apto ao 

retorno pelos RHs das Unidades juntamente com a DGRH/DSO, que já possuem fluxo de 

trabalho semelhante em outros processos. 

4 5 6 Discutir pertinência com GR/DGRH Em articulação com o GT Comunicação Dependendo da viabilização de instância específica para a Educorp. 

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Nesse sentido, existe a demanda pendente da EDUCORP junto ao GGTE e TI/CGU para 

criação de uma instância Moodle específica para viabilizar a interface entre essa plataforma e o 

Sistema Senior. Além de viabilizar o gerenciamento das informações para esse treinamento 

específico, resolverá também problema da Escola ao automatizar boa parte dos seus 

processos acadêmicos e de gestão. 

Em relação à data de retorno às atividades presenciais - data essa que determina o prazo 

limite para realização do nosso trabalho - estamos trabalhando com a hipótese de retomada 

em setembro. Na perspectiva de retorno em data diferente dessa, ajustaremos nossa 

programação para conclusão e disponibilização dos treinamentos ao público em tempo hábil. 

E, concluindo, destacamos a necessidade de prevermos regulamentação quanto à vinculação 

da participação nos treinamentos ao retorno, quanto ao momento de sua realização 

(previamente ou concomitantemente ao retorno), quanto à sua obrigatoriedade, para quais 

públicos e eventuais mecanismos de cobrança, se for o caso. 

Campinas, 14 de julho de 2020. 

Grupo de Trabalho 07 Portaria GR-45/2020

 

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